MORTALIDADE #11 A epidemia pela COVID-19 igual a outras se comporta como "uma onda de calor" que atinge quem menos pode se proteger e, quem é mais vulnerável. Ao contrário, da despressurização do avião que atinge todos, sadios ou doentes. O que seria então vulnerabilidade?
MORTALIDADE #12 A vulnerabilidade dependerá do agente agressor. Na H1N1 atingiu crianças e gestantes. Adultos provavel/e adquiriram imunidade em surto anterior. H1N1 atua em todo o organismo, mas a ação decisiva é causar uma pneumonia grave que leva ao óbito. E, o SARS-CoV-2?
MORTALIDADE #13 O coronavírus, não é somente um vírus respiratório, ele atua na homeostase da pressão arterial, na microcirculação e, como indutor de tromboses. Assim, altera as funções vasculares de forma crítica levando a risco de morte. Mas, e se o vírus alterasse o fígado?
MORTALIDADE #14 O impacto seria bem menor porque a prevalência de doença hepática é baixa na população em geral comparada a doença cardiovascular (coração, cérebro, rins) e, a insuficiência hepática é menos letal do que as afecções vasculares. Entendido? e, daí?
MORTALIDADE #15 A prevalência elevada de doença vascular (primeira causa de morte no mundo) ocorre pq pessoas sofreram infarto do miocárdio/ AVC, mas principalmente por um contingente imenso de pessoas com fatores de risco que levam a aterosclerose que obstrui as artérias.
MORTALIDADE #16: Explica-se aí, o risco maior de morte pela COVID-19 em pessoas com hipertensão, diabetes, colesterol elevado e tabagismo. Pessoas c/ esses fatores tem prevalência > de doença CV subclínica, que ser agravarpa qdo estimulada por agente externo como o “SARS-CoV-2.
MORTALIDADE #17 O que o SARS-CoV-2 propiciou foi quebrar o equilíbrio vascular mantido por medicamentos ou medidas não-farmacológicas. Com isso houve muitos casos de morte súbita no início sem que se suspeitasse do agente causador, o SARS-CoV-2.
MORTALIDADE #18 Assim o SARS-CoV-2 causa pneumonia grave, descompensa a doença coronariana ou vascular periférica, causa miocardite e, principalmente estimula a trombose e embolia. Com isso, há mais mortes súbitas, AVCs em jovens e, piora importante da função renal.
MORTALIDADE #19: O SARS-CoV-2 provoca morte por pneumonia grave, descompensação cardíaca e AVC. Porém, pessoas c/ outras doenças crônicas poderão ter pneumonia + grave ou então apresentar alteração cardiovascular e morrer. Não existe morte POR SARS-COV-2, mas DEVIDO ao vírus.
MORTALIDADE #20: A pergunta morreu DE ou COM COVID implica calcular o qto de anos potenciais de vida foram perdidos. Um paciente c/ estadio inicial de ca. de pulmão (sobrevida estimada 5 a), se morrer com a COVID-19, um ano depois do diagnóstico, teve 4 anos de vida reduzidas.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
