CAUSA DE MORTE #1 Alguém alvejado por arma de fogo poderá morrer por colapso do sist nervoso, se for no crânio ou de hemorragia, se uma artéria grande for atingida. Uma diferença para indicar a intervenção médica, mas a causa básica será a mesma "homicídio por arma de fogo".
CAUSA DE MORTE #2 Duas pessoas são alvejadas por tiros nas pernas. Um, sadio. Outro fez revascularizão do miocárdio. Ambos são atendidos a tempo. O sadio sobrevive. O segundo morre por novo infarto no pós-operatório. Qual seria a causa de óbito? Homicídio por arma de fogo.
CAUSA DE MORTE #3 Esse paciente tem doença coronariana em tratamento. Poderia ter mais dez ou quinze anos de vida com qualidade. O tiro levou a hemorragia, à anestesia e cirurgia que comprometeram um coração já com doença. Por isso, a causa não foi cardíaca, mas a agressão.
CAUSA DE MORTE #4 Imagine outro paciente também com doença cardíaca em tratamento. Ele tem um episódio comprovado como COVID-19. Dois dias depois apresenta novo infarto do miocárdio e vai a óbito. O raciocínio para a causa básica de óbito é a mesma: não é cardíaca, mas COVID.
CAUSA DE MORTE #5 Essa pessoa poderia sobreviver mais dez ou quinze anos com qualidade de vida. O coronavírus "bagunçou" todo o instável controle vascular que era mantido com medicamentos e aumentou a chance de tromboses.
CAUSA DE MORTE #5 conclusão) A doença cardiovascular é muito prevalente e altera a sobrevida vinda de agressões externas, seja a por arma de fogo ou por vírus em pandemia. Por isso, o correto será anotar o fato externo que reduziu significativamente a sobrevida de uma pessoa
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
