Hoje entregamos mais 40 leitos de UTI novos no Hospital Dório Silva. Lembro que a decisão de construir esses leitos foi em fevereiro, sob os olhares que diziam "dúvida", " loucura", "para quê?", " será?". Mas existiram olhares que projetaram o desafio que seria submetido o SUS.
Durante os meses de fevereiro e março era um corre-corre com planilhas e desenhos de projeções de leitos ampliados por hospitais, seriam entregas para 4, 5, 6 e até 7 meses a frente. Decidimos e optamos por ampliar e fortalecer o SUS: público, universal e gratuito.
Era o governo Chinês fazendo hospitais em 10 dias e nós aqui decidindo construir leitos para 90-210 dias. O amigo Mareto do DER e a equipe de engenharia da SESA sofreram muito "bullying" rs... Obrigado pela resiliência amigo Mareto.
Mas hoje seguimos entregando o legado da estratégia capixaba de enfrentamento ao COVID-19. @Casagrande_ES nunca vetou uma "vírgula" de proposta, ao contrário, sempre exigiu a estratégia mais ampla, segura e prudente para salvar vidas. Ansioso e ocupado, sempre exigiu pressa.
O mesmo aconteceu com o LACEN-ES funcionando 24h e agora podendo produzir 2.5 mil/testes/dia de PCR-RT, com uma vigilância em saúde valorizada e hoje com uma atenção básica na linha de frente do bloqueio casos e rastreamento de contatos.
Nosso sistema de informação agora permite rastrear/monitorar casos por bairro/unidade. O eSUS-VS, desenvolvido em parceria com a @OPASOMSBrasil e o @minsaude já permite monitorar em tempo real todas as doenças de notificação compulsória.
Tivemos êxito e muitas vitórias até aqui, mas não acabou, seguimos com a responsabilidade de tomar decisões difíceis, algumas com o coração tão apertado que não passaria nem WiFi pelos ventrículos cardíacos. Partimos de premissas seguras e de evidências claras.
Desde o dia 30 de Junho temos um comportamento de queda sustentada e ininterrupta do óbito por COVID-19, na mesma tendência, a ocupação nas UTI-COVID vem caindo desde o dia 13 de julho. Hoje a internação é mais precoce e com melhores práticas assistenciais. Salvamos muitas vidas.
Na questão dos leitos hospitalares tem um detalhe pouco comentado, chegamos a ter 248 leitos de UTI-Isolamento. Desde o começo nos preocupamos em não mesclar pacientes suspeitos nos hospitais. Tínhamos pouco mais de 40 leitos de isolamento nos hospitais SUS antes da pandemia.
A nossa realidade capixaba possui características objetivas que diferenciam as conclusões na análise das estratégias de enfrentamento a pandemia de outras realidades. Vamos seguir mantendo a humildade diante da força da pandemia no mundo, não acabou.
Volto a afirmar, sem coesão sócio-sanitária podemos ter uma segunda onda de casos, de menor impacto nos óbitos e nas internações, mas com perdas, todas as vidas importam.
Num contexto de baixa transmissão, o distanciamento e os protocolos reduzem o risco de contágio e permitem uma retomada segura. Nenhum país do mundo esperou 7 meses para reabrir as escolas num contexto de queda da transmissão da doença.
No contexto capixaba, propor voltar às aulas somente em 2021 não é razoável e muito menos socialmente justo. Repito: depois dos óbitos, fechar as escolas foi a segunda maior violência da pandemia. Foi necessário, mas agora é preciso facultar abrir e retomar.
Propuseram voltar somente a rede privada, "não haveria conflito". A opinião do SUS não é orientada pela natureza econômica da atividade escolar ou para evitar conflito com correntes políticas derrotadas nas eleições do sindicado que transformaram a pandemia em trampolim político.
Decidimos com responsabilidade social e sanitária. Os filhos da classe trabalhadora e dos setores mais vulneráveis seriam duplamente prejudicados. É preciso coerência e equilíbrio. Não decidimos o retorno geral e absoluto de toda atividade escolar, seríamos contrários a isso.
Facultamos a rede privada, aos municípios e aos alunos/famílias retornar, do ponto de vista epidemiológico, temos uma janela de oportunidade. Isso é uma conquista que deveria ser celebrada.
Se o contexto pandêmico piorar, sem nenhuma soberba, voltaremos a restringir atividades sociais e econômicas e seguiremos salvando vidas, protegendo a sociedade e sendo prudentes como fomos até agora.
Resistir. Lutar. Decidir e vencer!
Venceremos!
SomoSUS.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
