Terminei essa leitura e digo sem medo de errar:
Esse livro é.... uma delícia! Super recomendo, gente amiga. O último capítulo, "A última viagem do Mouro", eu já havia lido na versão em artigo que há, e me emocionei de novo.
Só teria duas pequenas observações. +
1. A primeira diz respeito a uma crítica pontual que o Musto faz a Enrique Dussel quando inclui este entre os que, sem razão suficiente, defendem "um rompimento drástico de Max em relação a suas convicções anteriores [a respeito das comunas rurais russas]". pp. 76-77.
Bom, Dussel não pode ser incluído entre estes, pois, de fato, não tem essa posição, e isso se averigua na própria referência que Musto traz de Dussel. Creio que o trecho é claro o bastante, não necessitando de maiores comentários.
El último Marx. Siglo XXI. p. 260.
2. No prefácio à edição inglesa de "O Capital", de 1886, Engels diz que a obra é reconhecida na Europa como "a Bíblia da classe trabalhadora" [p. 103 da edição da Boitempo] - Musto, erroneamente, atribui a expressão a Engels, no entanto, ele só reproduziu um fato.
Mas a questão é que Musto diz que, talvez, Marx não teria apreciado a expressão por ter sido "sempre contrário a textos sagrados" [p. 96].
Eu penso que, de fato, Marx não teria apreciado a expressão, mas não por que ele fosse "contrário a textos sagrados", mas porque ela soa muito arrogantemente presunçosa.
De outra parte, Marx, apesar de ateu e tal, usa de várias metáforas bíblicas ao longo de sua obra, assim que realmente não entendi o que exatamente Musto quis dizer com ele ter sido sempre "contrário" a textos sagrados, já que ele não refere nada que apoie a afirmação.
Mas é só isso, coisa pouca, de resto o livro é muito bom e traz uma ótima descrição das questões que ocuparam Marx em seus dois últimos anos de vida, e mostra como ele era o que todos nós somos: um pobre ser humano tendo que lidar com as vicissitudes, dores e ocaso da vida.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
