Grupo de Astronomia da UFMG Profile picture
Somos estudantes e trabalhamos com Divulgação Científica no Observatório Astronômico Frei Rosário. 🔭🌌 Corrija-nos: https://t.co/duKskLU4rw… Redes sociais:

Sep 28, 2020, 11 tweets

Uma galáxia muito distante chamou a atenção dos astrônomos: ela tem características semelhantes às da Via-Láctea, o que não era esperado para objetos tão afastados.
Hoje vamos falar mais sobre essa descoberta, segue o fio!
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG

Cientistas observaram a galáxia SPT0418-47, que está distante da Terra por 12 bilhões de anos-luz, ou seja, aproximadamente 1,4 bilhões de anos após o surgimento do universo.

O ano-luz é uma medida utilizada para mensurar distâncias astronômicas. Um ano-luz é a distância que um feixe de luz percorre durante um ano, que é de aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros. Logo, a luz detectada pelos cientistas foi emitida há 12 bilhões de anos atrás.

Segundo modelos sobre a evolução do Universo, as galáxias primordiais eram instáveis e caóticas, mas a galáxia observada possui uma estrutura semelhante à da Via-Láctea, ou seja, com uma formação mais estável.

É possível observar duas características que a aproxima das galáxias em espiral encontradas. Além de ter um disco, estrutura onde estão a poeira e estrelas, também possui um bojo (grupo de estrelas que se aglomera ao redor do centro da galáxia).

As observações foram feitas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) através da utilização de lentes gravitacionais, o que possibilitou a observação de um objeto tão distante.
Crédito: D. Kordan/ESO

A lente gravitacional é um efeito causado quando um objeto com forte campo gravitacional está entre o observador e aquilo que se quer observar. O campo desvia a trajetória da luz, distorcendo e ampliando o que chega ao observador.

Através de técnicas de modelagem computacional, foi possível reconstruir a forma da galáxia e obter dados importantes sobre o início do Universo. Estudos posteriores investigarão se galáxias desse tipo são comuns, aumentando nossa compreensão sobre a evolução dessas estruturas.

Fontes:
1. Cavalcante, Daniele. "Galáxia de 12 bilhões de anos desafia o que sabemos sobre o universo primitivo". Canaltech. Disponível em: <canaltech.com.br/espaco/galaxia…>
2. "ALMA observa a galáxia mais distante parecida com a Via Láctea". ESO. Disponível em:
<eso.org/public/brazil/…>

3. "Lentes Gravitacionais". Disponível em: <if.ufrgs.br/oei/cgu/gravle…>

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling