Você já deve ter ouvido falar que NÃO é recomendado misturar bebidas alcoólicas 🍺+💊 medicamentos, principalmente os usados no tratamento de transtornos mentais.
Mas você sabe o que acontece no nosso organismo ao fazer isso? Segue: ⬇️
Estabilizadores de humor, antipsicóticos e antidepressivos são metabolizados no fígado, assim como o álcool. Assim, quando bebemos, o fígado precisa metabolizar o álcool e os medicamentos, reduzindo o efeito destes.
Já a mistura álcool + ansiolíticos tem um efeito adicional ainda mais preocupante: o álcool e os calmantes – principalmente os benzodiazepínicos, que são os mais antigos – atuam no mesmo receptor no cérebro.
Isso quer dizer que beber álcool com calmantes pode potencializar o efeito sedativo. Isso pode fazer a pessoa “apagar”, dormir mais do que o normal e, em alguns casos, entrar em coma por sedação excessiva.
Em pacientes com riscos cardíacos maiores ou idosos, por exemplo, o resultado da mistura de álcool + calmantes pode resultar em óbito.
Além disso, boa parte das drogas altera a nossa impulsividade. Se alguém já estiver deprimido, pensando em se autolesionar, o cérebro "perde os freios", o que aumenta o risco de tentativas de suicídio.
Vale lembrar também que o próprio abuso de substâncias pode ser sintoma de transtornos mentais, como transtorno afetivo bipolar e transtorno de personalidade borderline. Se você sente que está em uma relação nociva com o álcool e outras drogas, não tenha vergonha, peça ajuda.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
