Portal Drauzio Profile picture
Perfil oficial do Portal Drauzio. Um olhar transversal sobre a saúde: de resfriado a questões sociais. 🎬 Assista 'A Vida é Uma Maratona'

Sep 29, 2020, 8 tweets

Nas redes sociais, principalmente aqui no Twitter, há essa impressão de que tudo pode ser dito para qualquer pessoa sem a menor consequência. Com o fenômeno da viralização, qualquer um pode ser venerado ou odiado em apenas 24 horas. E isso tem um risco ⬇️

Estar por trás de uma tela não nos isenta da responsabilidade de nossas palavras. Ainda que utilizemos uma foto ou um nome fake para camuflar nossos atos. O Cyberbullying pode ter consequências graves para a saúde mental de quem se torna alvo.

O risco é agravado quando a pessoa vítima dos ataques já tem algum transtorno psiquiátrico. E, como nas redes sociais só mostramos o que queremos, nem sempre é fácil identificar quem pode ser mais sensível às palavras de ódio.

Por isso, mesmo durante uma discussão ou ao expressar a sua insatisfação com algo, é preciso ter bom senso. É possível criticar algo ou alguém sem fazer uso de um discurso de ódio. A dica não é só para o Setembro Amarelo, mas para os sete dias da semana, durante todo o ano.

Uma pessoa que faz posts que revelam um possível pensamento suicida NÃO precisa de incentivo para cometer o ato – há um nicho sombrio da internet dedicado a isso. Se você não sabe o que fazer ao se deparar com uma mensagem dessas, veja o que NÃO dizer:

Não julgue. Não tente minimizar a dor dessa pessoa, dizer que já passou por algo parecido, ou que já pensou em se suicidar. Isso não vai ajudar. Assim como dizer que isso é falta de religião ou que ela vai desperdiçar a vida. Você não conhece o sofrimento dessa pessoa.

NÃO diga que ela está querendo chamar atenção. Ameaças e pensamentos suicidas devem ser encarados com seriedade, pois há um risco real de que uma tentativa seja cometida. Além disso, nem todos conseguem expressar a dor sentida da mesma forma. Isso pode ser um pedido de socorro.

Se você se sentir confortável e emocionalmente preparado, mostre que você está disponível para escutar. Demonstre empatia e, caso perceba que não pode prestar toda a ajuda necessária para a pessoa, estimule a buscar ajuda especializada e a auxilie nesse processo de busca.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling