Thiago de Aragão Profile picture
Arko Political Risk Specialist, China-Latam policy. Johns Hopkins/SAIS Alum, Sr Associate @CSIS. Columnist @estadao, @correio, Youtube: https://t.co/lJAZY1NFRa

Sep 30, 2020, 7 tweets

A Alemanha decidiu tomar uma decisão intermediária em relação à Huawei. Apesar da pressao grande dos EUA para que vários países apliquem um banimento na empresa, como fornecedora de kits 5G, a Alemanha decidiu seguir uma linha particular. Thread ⬇️

Para a ALE, banir a Huawei implicaria em um contorcionismo jurídico complicado. A linha de corte que separaria outras empresas da Huawei não seria clara e daria abertura legal para questionamentos.

Além disso, a atual rede alemã (Deutsche Telekom, Vodafone Deutschland e Telefonica Deutschland) são dependentes da Huawei em vários equipamentos de infraestrutura telefônica. Desde 2017 a Deutsche Telekom vem diminuindo a relação com a Huawei, mas a dependência ainda é alta.

A narrativa de segurança nacional existe e é levada em consideração pelo governo alemão. No entanto, não é uma razão pública, pois a abertura de evidências de que a Huawei possibilita acesso via backdoor é difícil de comprovar tecnicamente.

Assim, a ALE visa apertar a Huawei por meio de processos burocráticos mais complexos que tornaria a contratação da empresa pelas operadoras mais complicada. Um novo texto de telecom será publicado em Novembro e trará novos caminhos burocráticos.

Na prática, a Huawei será banida na Alemanha sem necessariamente parecer um banimento. Isso visa impedir novos contratos com a Huawei, mas proteger o contratos vigentes entre a empresa chinesa e as operadoras alemãs. Não deixa de ser uma importante vitória para os EUA.

Essa semana falo sobre a Geopolítica do 5G no meu canal de youtube: youtube.com/channel/UC2eMY…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling