Thiago de Aragão Profile picture
Arko Political Risk Specialist, China-Latam policy. Johns Hopkins/SAIS Alum, Sr Associate @CSIS. Columnist @estadao, @correio, Youtube: https://t.co/lJAZY1NFRa
Hildete N Damasceno🇧🇷 Profile picture Douglas Siqueira Profile picture Daniel Rohr Profile picture Denise Profile picture Rodolpho Gurgel Profile picture 9 subscribed
Mar 16, 2021 8 tweets 2 min read
A "diplomacia da vacina" aplicada pela China e Rússia vem sendo muito eficaz, principalmente com países do sudeste asiático, oriente médio e America latina. Os dois países conseguem executar isso com + precisão, pois a Sinopharma e a Sputnik V são vacinas estatais. O fato da Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Johnson e Johnson serem privadas, prejudica o uso diplomático/político de vários governos ocidentais em utilizar a vacina para abertura de mercados e movimentações estratégicas.
Feb 20, 2021 7 tweets 2 min read
Duas grandes diferenças de quem olha para o governo de dentro do país versus quem olha para o governo de fora do país (estrangeiros) são: passionalidade e comparação retroativa vs proativa. O brasileiro une a paixão a favor ou contra um governante baseado no que aconteceu no passado e menos em relação ao que poderia ocorrer no futuro. A justificativa cai mt em cima do que tínhamos, logo o que temos é sempre comparado com o passado. Isso legitima ou não um gov.
Feb 20, 2021 11 tweets 2 min read
O cara que está em NY ou Londres, estrangeiro e investe no Brasil olha (entre outras coisas) para os investimentos que podem ser afetados pelo gov e outros onde a possibilidade de influência negativa do gov é menor. Quando ele olha para algo mais específico, a natureza de expectativa em relacao ao governo é mais macro: simplificação de processos, desburocratização, questoes tributárias, regulação etc.
Oct 22, 2020 5 tweets 1 min read
A origem da vacina não é algo tão simples assim. A "vacina de Oxford" tmb vai ser produzida na CHN, por um laboratório chinês. A vacina da Pfizer tem como sócio o laboratório chinês Fosun Pharma, spin-off ta estatal Sinopharma. A vacina da Sinovac será produzida pelo Butantã. Um grande numero dos medicamentos que ja consumimos no Brasil ou são produzidos na China ou contem ingredientes farmacêuticos ativos da China. A vacina de Oxford tem como parceira a Vaccitech, empresa britânica onde um dos acionistas é a Huawei.
Oct 20, 2020 11 tweets 2 min read
A Suécia decidiu banir a Huawei e a ZTE no país. A decisão impede que essas empresas façam parte da construção de redes de infraestrutura de 5G no país.
Suécia -->5G-->Huawei-->Brasil--> China-->EUA-->Acordo comercial - Thread ⬇️ A decisão sueca foi tomada com base numa análise do departamento de inteligência militar das Forças Armadas e aponta como principal razão o risco à segurança nacional. O leilão sueco das bandas de 5G ocorrerá no próximo mês e deverá focar na Ericsson (sueca) e Nokia (finlandesa).
Oct 17, 2020 9 tweets 2 min read
A sociedade moderna tem expectativas politicas imediatistas. A politica responde com intencoes de curto prazo, ja que poucas politicas públicas de curto prazo sao transformadoras estruturalmente. A narrativa ganha um peso maior do que a execução. Dizer que quer passa a ser interpretado como sucesso, ao inves de trabalhar numa construcao de longo prazo. Narrativas conjunturais atendem expectativas rapidas enquanto politicas estruturais esbarram nas explicacoes mal feitas dos govs sobre suas vantagens de medio/longo prazos.
Sep 30, 2020 6 tweets 1 min read
A decisão alemã em relação à Huawei foi a maior vitória até o momento do gov dos EUA em relação à pressão colocada contra a empresa desde o ano passado. Thread ⬇️ A decisão britânica de isolamento da Huawei tmb foi bastante significativa, mas o fato da ALE ser a grande potência européia e fora do universo anglo-saxão de alianças, faz com que a decisão seja mais impactante contra a empresa.
Sep 30, 2020 7 tweets 2 min read
A Alemanha decidiu tomar uma decisão intermediária em relação à Huawei. Apesar da pressao grande dos EUA para que vários países apliquem um banimento na empresa, como fornecedora de kits 5G, a Alemanha decidiu seguir uma linha particular. Thread ⬇️ Para a ALE, banir a Huawei implicaria em um contorcionismo jurídico complicado. A linha de corte que separaria outras empresas da Huawei não seria clara e daria abertura legal para questionamentos.
Sep 30, 2020 5 tweets 1 min read
Biden centra na saúde pública e Trump foca na segurança pública. A economia não foi um tema explorado suficientemente. Trump aposta na forma pra colocar Biden contra a parede. Biden tenta conteúdo, mas não se adequou à velocidade do debate. Thread 👇🏼 Trump é eficiente para desmoronar a tentativa de raciocínio do Biden. Biden não interrompe Trump e da a oportunidade dele falar mais.
Sep 25, 2020 5 tweets 1 min read
Ruth Bader Ginsburg foi uma grande mulher que, de tão importante, não morreu. A poder de suas ideias, atitudes e desafios ganhou uma magnitude que viverá por muitos anos. Sendo pai de uma menina, passei a reconhecer a força na sensibilidade, a potência da suavidade e a magnitude de virtudes femininas no qual todos os homens deveriam se esforçar para ter. Virtudes femininas e virtudes masculinas não devem se prender ao sexo de cada um.
Sep 9, 2020 10 tweets 2 min read
A tensão entre EUA e China tem um foco importante de embate paralelo que é a tensão entre China e Austrália. A desconfiança dos australianos em relação aos chineses não é nova e está atingindo níveis cada vez mais altos. Thread ⬇️: Essa semana, a inteligência Australiana fez busca na casa de vários jornalistas chineses baseados no país. Isso indica uma desconfiança australiana de que esses jornalistas atuam além de suas áreas, coletando informações importantes sobre o país.
Aug 28, 2020 9 tweets 2 min read
O "Five Eyes" é o acordo de cooperação de inteligência entre EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Esse acordo possibilita troca de inteligência, análises e ações conjuntas. Há uma possibilidade de se tornar "Six Eyes" no curto prazo. Thread ⬇️ O Japão demonstrou interesse em fazer parte desse programa de cooperação de inteligência com os 5 países anglo-saxões. Esse movimento seria um importante golpe contra a China no campo de inteligência e monitoramento.
Aug 25, 2020 7 tweets 2 min read
A lógica de ações dos EUA e da China refletem muito a cultura estratégica de cada um. Uma visão básica da tensão entre EUA e China. Thread 👇 A estratégia americana segue uma lógica similar ao jogo de xadrez. O objetivo é atacar e conquistar, se possível, o Rei. Nesse caso, o Rei é o PCC e sua dissolução. Os EUA entendem que o objetivo final em relação à CHN é suplantar o PCC por uma democracia.
Aug 25, 2020 10 tweets 2 min read
Existem algumas lógicas por trás do banimento do Tik Tok e do WeChat. Os EUA estão avançando nessa linha em mais uma frente de ataque contra CHN. Thread 👇 Em relação ao Tik Tok, as razões por trás se encaixam em algumas categorias: simbólica, credibilidade, banco de dados, localização. Os EUA entendem q o aplicativo fornece info q, potencialmente, podem ser utilizadas pela CHN p/ engrandecer um banco de dados sobre cidadaos dos EUA
Aug 14, 2020 7 tweets 1 min read
Existem três vertentes de amarra estratégica chinesa com alguns países, que incomodam os EUA e alimentam várias das ações que os EUA tomam contra a China. Thread 👇 Vertente 1 - Dependência Comercial
A CHN foca em gerar dependência comercial em países com baixa variação de produção (foco em commodities) e com parque industrial pouco desenvolvido (receptor de bens manufaturados chineses).
Aug 8, 2020 5 tweets 1 min read
Os EUA estão cercando a China em várias frentes - Thread 👇🏼
Individual: sanções contra indivíduos
Moral: sanções ligadas à Xinjiang
Tecnológico: sanções contra aplicativos e fornecedores
Conceitual: ataque a credibilidade do PCC
Militar: presença marinha no Mar do Sul da China Comercial: restrições a importações
Geopolitica: fortalecimento de rivais chineses (Índia, por exemplo)
Saúde: dúvidas sobre origem, controle e vacina do Covid
Inteligência: fechamento do consulado em Houston.
Financeiro: revogação do status de Hong Kong
Aug 5, 2020 10 tweets 2 min read
A China vem investindo forte no mundo para expandir sua expertise e capacidade nuclear. Após o acordo com a Argentina (plano estratégico de 5 anos), o país vem desenvolvendo mineração de yellowcake (urânio) com a Arábia Saudita. Thread 👇 Em 2017 a CHN fechou um plano de 5 anos com a Argentina. No plano estava incluído a construção de duas usinas nucleares (Atucha III e IV) com financiamento chinês e tecnologia de reatores de água pesada Hualong. Essa tecnologia nunca foi exportada p/ fora da CHN e seria um marco.
Aug 4, 2020 8 tweets 2 min read
Ainda é muito cedo pra falar das causas da explosão em Beirute. Podemos apenas especular. Thread 👇 Sabemos que a China está de olho nas oportunidades comerciais e de influência no Líbano. O porto de Beirute seria excepcional para a China ter um acesso ao Mediterrâneo. Sabemos tmb que a CHN fechou um acordo de longo prazo com o Irã.
Jul 29, 2020 10 tweets 2 min read
A maioria das análises sobre as tensões entre EUA e China trata a questão comercial e o covid como os temas centrais para a atual tensão entre os dois países. Não é bem assim. Thread 👇 Sempre existiu tensão entre EUA e CHN. Os EUA acreditaram q a inserção global da CHN e seu envolvimento no comércio internacional traria sentimentos democráticos na população e consequentemente no governo. Vimos q esse foi um dos grandes erros de expectativa da pol ext americana.
Jul 24, 2020 7 tweets 1 min read
Pq EUA escolheu fechar consulado chinês em Houston e pq a China escolheu fechar o consulado americano em Chengdu? Não foram escolhas aleatórias, mas mensagens direcionadas de um ao outro. Thread 👇 Houston é um centro de pesquisa tecnológica de grande importância. É um dos maiores hubs tecnológicos do mundo. Como mencionei antes, propriedade intelectual e inovação tecnológica são as principais preocupações americanas em relação à China.
Jul 22, 2020 11 tweets 2 min read
O fechamento do consulado chinês em Houston é um dos passos mais ousados dados pelos EUA nessa "Nova Guerra Fria". O que representa? 👇 Tudo está superficialmente envolto na narrativa comercial, mas não é bem assim. Como mencionei antes, o ponto central é a corrida tecnológica entre os dois países e o risco que os EUA enxergam da China liderar o processo de inovação tecnológica no mundo.