Vinícius Borges Profile picture
Médico infectologista que estuda sexualidade, envelhecimento e saúde LGBT. 🏳️‍🌈 CREMESP 202.114 RQE 76.676. Consulta online/presencial no link 👇🏽

Sep 30, 2020, 10 tweets

A ‘ditadura’ da camisinha ou a única solução possível?

Acompanhe a reflexão do assistente social Matheus Manfre da #EquipeMaravilha

🏳️‍🌈👇🏽

Olá migues dessa rede maravilha! Aqui é o Matheus @mapmanfre novamente, assistente social da #equipemaravilha.

Em um determinado dia, conversando com um amigo (assistente social), ele olhou pra mim e disse: “Camarada, o uso da camisinha é uma utopia, as pessoas não usam”.

Nesse momento, mesmo sabendo que era real o que ele estava me dizendo, eu percebi o quanto eu vivia nessa utopia, talvez por eu estar constantemente em campanhas e sensibilização.

Então, vamos pensar juntos: O uso da camisinha é uma realidade ou utopia?

Por décadas a camisinha foi o principal foco das campanhas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis no Brasil e no mundo. Entretanto, apesar do seu uso ser bastante eficaz, ela sozinha não foi capaz até hoje de conter nenhuma das infecções sexualmente

transmissível. O motivo disso é simples: a camisinha só funciona para prevenção de ISTs se for usada de maneira correta e constante. Mas, apenas parte da população consegue fazer isso. E não há nada de errado em não fazer parte dessa parcela que adquiriu o habito do

uso continuo. Aliás, o melhor método de prevenção é aquele que se encaixa na sua prática sexual, na sua forma de fazer sexo.

Voltando na questão, mesmo parecendo óbvia que o uso da camisinha não é continuo por grande parte da população, somente depois de

três décadas de uma epidemia sempre crescente de HIV, foi possível compreender que fazer o mundo inteiro usar o preservativo em todas as relações sexuais de suas vidas é uma utopia.

Em nosso país, quase sempre, vivenciamos analises moralistas, em alguns casos por

profissionais de saúde, “é só usar camisinha”, que normalmente não enxergam a real complexidade. É preciso ter uma compreensão do contexto sexual da vida de cada um e compreender que todos nós possuímos autonomia para decidir quais os melhores métodos de prevenção.

Tudo isso pra lembrar a todos que hoje nós temos diversas formas de prevenção, e que quando combinadas, mais sexo protegidos podemos fazer, independente da utopia do uso do preservativo.

E ai, você conhece a mandala da Prevenção?

Todos os seus pontos e as diversas possibilidades de combinar prevenção?

#prevençãocombinada #camisinha #serviçosocial

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling