Letícia M Profile picture
Mestranda em Divulgação Científica, @Fiocruz. Botânica, acessibilidade, ensino. Ela/Dela. #NativaDoDia. Opiniões pessoais. ✉ contatoeueasplantas@gmail.com

Sep 30, 2020, 16 tweets

“Recebi sementes não solicitadas pelo correio… E AGORA?”.

Vamos entender um pouco o caso das sementes misteriosas, quais perigos elas podem trazer e o que devemos fazer se nós ou alguém próximo recebê-las. E bora de #BioThreadBR! 🌱

O Ministério da Agricultura registrou até agora 36 casos espalhados em 8 estados de pessoas que receberam sementes não solicitadas pela internet. Essas sementes chegaram pelos correios após itens como roupas e acessórios terem sido encomendados em sites internacionais.

As que chegaram no Brasil vieram, em sua maioria, da China e Malásia. Há relatos dessas sementes chegando também nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, entre outros. Mas o que se sabe sobre a motivação desses envios?

Até então, a hipótese de ataque biológico foi descartada pelos EUA. Uma das possibilidades é que sejam resultado de uma prática chamada “brushing”, muito usada por grandes lojas e que consiste em enviar brindes não solicitados no intuito de melhorar a avaliação de seus produtos.

As sementes chegadas no Brasil ainda não foram identificadas, mas nos EUA foram encontradas até então espécies como alecrim, menta, hibisco e lavanda. Parecem plantas comuns no nosso dia-a-dia, certo? Então qual o perigo?

A importação de sementes sem conhecimento dos órgãos de agricultura ou meio ambiente de cada país envolvido significa que não há controle de qualidade sobre esse material vegetal ou conhecimento sobre a procedência dele.

Mesmo que sejam espécies também plantadas aqui, cultivos em locais diferentes implicam na ocorrência de fungos, bactérias e outros organismos diferentes nessas plantas! Isso pode liberar pragas agrícolas incontroláveis, por exemplo.

O perigo de liberar espécies invasoras é também real. Caso essas plantas cheguem em ambientes naturais, podem causar danos para as espécies de plantas nativas ao dominar o ambiente. Além disso, há risco de serem espécies com potencial tóxico para humanos e animais.

“Recebi sementes pelo correio… o que eu faço?”.

Primeiro: não abra o pacote! Não sabemos a procedência e qual tratamento as sementes foram submetidas.
Segundo: se você já abriu o pacote, não plante!
Terceiro: NÃO jogue no lixo! Há risco delas pararem em ambientes naturais.

É importante que as autoridades competentes sejam notificadas! Caso tenha recebido um pacote, no link a seguir você encontra o contato de TODAS as unidades do Ministério da Agricultura por estado! Entre em contato e notifique o recebimento. bit.ly/MinDaAgric

Todas as amostras que chegaram no Brasil serão investigadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiânia (LFDA), para avaliar quais espécies são e possíveis riscos que trazem.

“Letícia, eu recebi e acabei plantando. Corro perigo ao notificar as autoridades?” De forma alguma! Mesmo que você ou algum conhecido já as tenha plantado, é importante que esse material seja entregue para estudo e para prevenir complicações.

O mais importante de tudo é que essas sementes estejam em posse do Ministério da Agricultura para serem estudadas e avaliadas, evitando ao máximo o risco de acidentes biológicos.

Sei que sementes novas são sempre animadoras para os amantes de plantas, mas nesse caso precisamos priorizar a biodiversidade nativa, as plantações nacionais e a saúde pública! Há formas seguras de conseguir novas plantinhas, sementes e mudas 💚🌿

Por hoje é só, pessoal! E lembrando: só plante sementes que você conheça a procedência e faça de forma segura! Muitas espécies que cultivamos em casa não podem parar em ambientes naturais e outro dia falaremos sobre isso. Um beijo dessa #cientistadetwitter e até a próxima!

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling