Praticamente do tamanho de um gato doméstico, El Titi ou Gato Andino é um felino selvagem que vive na cordilheira dos Andes 🐈
Considerado o felino mais ameaçado da América, El Titi é uma das espécies menos conhecidas do mundo.
Seja em aymara, conhecido como “Titi”, ou em quechua como “Chinchay”, embora não seja muito popular no continente, o gatinho andino tem vários nomes e lagos como o Titicaca ou o Lago Chinchaycocha fazem referência ao seu nome, em aymara (titi) e quechua (chinchay).
O felino está presente em tecidos, esculturas, e pinturas do período incaico e muito antes dele, o que mostra sua importância na cosmovisão do mundo andino.
Além disso, o geoglifo encontrado recentemente de um enorme gatinho, provavelmente foi feito em sua homenagem.
Um pouco maior que os gatos domésticos, sua cauda é longa e o pelo é espesso e de cor cinza, tendo no rosto e no corpo grandes manchas cor de ferrugem ou até cinza acastanhado intenso.
El titi, que é considerado sagrado em várias nações indígenas, está em perigo de extinção.
Com menos de 2.500 no mundo, a existência do gato andino está ameaçada.
Quanto ao comportamento, os gatos andinos diferenciam-se dos demais animais de sua espécie por serem calminhos e não temerem a presença humana, a ponto de não se sentirem especialmente ameaçados perto dos humanos.
El titi é um animal de hábitos mais noturnos, com início de maior atividade ao entardecer, sendo o crepúsculo e o amanhecer mais intensos para a sua busca de alimentos.
Ele procura por suas presas em habitats rochosos, onde pode caçar.
El Titi também estampa vários elementos do mundo moderno, e é o grande protagonista das cédulas de 200bs (moeda boliviana) e também de soles (moeda Peruana).
El Titi também é tema de uma linha de ônibus de La Paz (Bolívia) chamada ChikiTiti.
Obg pela fancam pfta @travatrovadora 😍
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.