Praticamente do tamanho de um gato doméstico, El Titi ou Gato Andino é um felino selvagem que vive na cordilheira dos Andes 🐈
Considerado o felino mais ameaçado da América, El Titi é uma das espécies menos conhecidas do mundo.
Seja em aymara, conhecido como “Titi”, ou em quechua como “Chinchay”, embora não seja muito popular no continente, o gatinho andino tem vários nomes e lagos como o Titicaca ou o Lago Chinchaycocha fazem referência ao seu nome, em aymara (titi) e quechua (chinchay).
O felino está presente em tecidos, esculturas, e pinturas do período incaico e muito antes dele, o que mostra sua importância na cosmovisão do mundo andino.
Além disso, o geoglifo encontrado recentemente de um enorme gatinho, provavelmente foi feito em sua homenagem.
Um pouco maior que os gatos domésticos, sua cauda é longa e o pelo é espesso e de cor cinza, tendo no rosto e no corpo grandes manchas cor de ferrugem ou até cinza acastanhado intenso.
El titi, que é considerado sagrado em várias nações indígenas, está em perigo de extinção.
Com menos de 2.500 no mundo, a existência do gato andino está ameaçada.
Quanto ao comportamento, os gatos andinos diferenciam-se dos demais animais de sua espécie por serem calminhos e não temerem a presença humana, a ponto de não se sentirem especialmente ameaçados perto dos humanos.
El titi é um animal de hábitos mais noturnos, com início de maior atividade ao entardecer, sendo o crepúsculo e o amanhecer mais intensos para a sua busca de alimentos.
Ele procura por suas presas em habitats rochosos, onde pode caçar.
El Titi também estampa vários elementos do mundo moderno, e é o grande protagonista das cédulas de 200bs (moeda boliviana) e também de soles (moeda Peruana).
El Titi também é tema de uma linha de ônibus de La Paz (Bolívia) chamada ChikiTiti.
"Cholo" é um termo ligado a identidades raciais e culturais na América Latina, relacionando-se com ascendência indígena e espanhola.
No contexto andino, o termo nasce da herança colonial e discriminação histórica.
Especificamente nos Andes, o termo "cholo" carrega um contexto delicado.
Devido a um histórico colonial de discriminação racial e social, o termo tinha conotações negativas e era utilizado para desmerecer as raízes e culturas originárias.
Na Bolívia, a palavra "cholita" começou a ser usada para se referir de maneira depreciativa a pessoas indígenas ou "mestiças".
O termo era parte de um sistema de hierarquia social que perpetuava a visão de que as culturas originárias eram inferiores às coloniais.
Encontrei um livro de ensino escolar boliviano e SIMPLESMENTE eles tem ensino de idiomas originários, ensino sobre cosmovisões e filosofias andinas, e VÁRIOS textos sobre organizações comunitárias, ancestralidade, territorialidade.
COMO PODE A BOLÍVIA NUNCA ERRAR???
SIMPLESMENTE UM CAPÍTULO SOBRE A CONVIVÊNCIA COM A NATUREZA A PARTIR DAS CERIMÔNIAS E RITUAIS !!!!
TEXTOS SOBRE A MADRE TIERRA E OS CONCEITOS ORIGINÁRIOS ANDINOS NO LIVRO ESCOLAR 🤯🤯🤯
🇵🇪Vocês sabiam que no Peru foi produzida a primeira vodka a partir de batatas nativas andinas? 🥔
Essa é a “14 Inkas”, vodka peruana andina ❤️
O altiplano andino cultiva mais de 4 mil variedades de batatas, e o tipo escolhido para produzir a vodka peruana foi a muruhuayro, cultivada na comunidade de Huancavelica.
Essas batatas nativas são cultivadas em condições especiais nas altas montanhas, onde o solo rico e o clima único conferem um sabor único.
Elas são cultivadas pelos pequenos produtores, dedicados à preservação das tradições originárias e ao cultivo sustentável.
O personagem imperador Incaico da animação “A Nova Onda do Imperador”, da Disney, aparece em versão repaginada para jogo de RPG, com novo traje andino cusqueño🇵🇪
No jogo, Kuzco combate seus adversários através do poder da DANÇA 🥹🤏