Percebo que muitas pessoas têm dificuldade em entender o que são e onde estão os aerossóis. Vou trazer alguns exemplos aqui nesse fiozinho...
O conceito mais simples de aerossol, é que eles são partículas suspensas presentes no ar. Mas por serem muito pequenos (menores do que 1 micrômetro - a milésima parte de 1 mm), não são visíveis a olho nu. Dê uma olhada nessa figura (weforum.org/agenda/2020/10…)
E esses aerossóis, presentes no ar, nos diferentes ambientes, nas áreas abertas, carregam as mais diversas partículas (biológicas, químicas, minerais, etc.).
E é aí que vem a confusão. Afinal, "o que os olhos não veem, o coração não sente". No nosso caso, o que não sentimos é a percepção do risco que alguns desses aerossóis podem trazer, como as doenças infecciosas (COVID na área? Siiiim!). Exemplos de artigos abaixo.
O pior problema dos aerossóis perigosos é o alcance ao nosso trato respiratório. E assim, te digo que tudo aquilo que faz com que sintamos "cheiro" é porque algo físico (as partículas) alcançaram nossos receptores olfativos. Veja esses exemplos...
Primeiro, nós, os riníticos, entendemos bem de cheiros! Olha aí um que me incomoda horrores... Você está longe muitos metros da fonte, mas VAI sentir o cheiro... 🙄
Entra a primavera, algumas pessoas pensam logo nas flores. Nós pensamos no dito pólen primeiro... rsrsrsr. Alguém aí já viu um pólen na praça, para poder desviar? 😉
O dia de tirar o pó em casa é sempre uma maravilha... #sqn. Mas aqui, te digo que até conseguimos ver as partículas de poeira: basta olhar contra aquele solzinho entrando no cômodo.
Em dias muito frios, todo o vapor de água que sai da nossa boca se condensa e forma partículas maiores. O conjunto destas gotículas espalha a luz em todas as direções e torna-se visível como uma fumaça branca. Mas essas gotículas ocorrem durante a respiração normal também.
Olha um aroma delícia (para mim)... Não precisa nem a fumacinha para saber que quando há café o cheiro espalha pela casa... Sim, são elas, as partículas tomando conta do ar! E se dissipando depois de um tempo...
Sou gaúcha, não poderia deixar de falar do cheiro do churrasco (do vizinho)! 😁😁😁 Pois bem, a fumaça e a carne assando dissipam partículas em aerossóis também, assim como os compostos voláteis de diversos outros alimentos, plantas, a terra molhada com a chuva, etc.
Então, ficou mais fácil perceber que os aerossóis estão em todos os lugares? Que respiramos e não percebemos quando há partículas infecciosas junto? Não importa onde você vá, NÃO saia sem máscara!
Ah, uma dica para quem trabalha em escritório ou outro local fechado. Higienize os objetos e superfícies (álcool 70%, álcool isopropílico, água sanitária diluída, etc) a cada início de turno. Alguns aerossóis podem se depositar nas superfícies a medida que forem "caindo"... (+)
Redobre a atenção sobre suas mãos. Ao tocar objetos como cortinas, cafeteiras, maçanetas, botões de elevador, impressoras de uso comum, ou qualquer outro objeto tocado por muitas pessoas, higienize as mãos antes de tocar em seus objetos pessoais (principalm. o celular). (+)
Lembre-se que nesses tempos em que vivemos, todo o cuidado é pouco...
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.