Mel Markoski Profile picture
Bióloga, mestre e doutora em Biologia Celular e Molecular, pós-doutora em Imunologia e Câncer. Profa de Biossegurança da UFCSPA. Membro da Rede Análise COVID-19
Apr 26, 2022 12 tweets 3 min read
Um pequeno fio sobre guerras e doenças infecciosas baseado nesse artigo do The Lancet: "War and infectious diseases: brothers in arms"

thelancet.com/journals/lanin… Desde que a guerra na Ucrânia começou, as pessoas tem se perguntado muito: e a Covid por lá?? Embora não se fale muito sobre os casos e mortes pela doença, duas situações graves têm ocorrido: a interrupção da vacinação (estava em 35%) e das testagens.
Feb 3, 2022 17 tweets 7 min read
Alguns esclarecimentos sobre porque vacinados estão precisando de hospitalização! Vou usar esse artigo e outros para ajudar a explicar essa situação. Siga o 🧵

Protective activity of mRNA vaccines against ancestral and variant SARS-CoV-2 strains science.org/doi/10.1126/sc… Esse artigo acima, especificamente, testou doses das vacinas de mRNA da Moderna em camundongos para observar níveis e resposta de anticorpos neutralizantes (aqueles de efetivação) e sua persistência sobre variantes do SARS. Eles também relacionaram os achados à infecção pulmonar.
Dec 26, 2021 11 tweets 5 min read
Muitas pessoas ficam preocupadas quando escutam que os níveis de anticorpos produzidos através das vacinas reduzem após alguns meses. Aqui, o pessoal da Imuno sempre alerta que além dos ACs, as células de memória imunológica são muito importantes no combate à doença… Essas células são importantes pq na presença de nova infecção, elas prontamente são ativadas e capazes de secretar moléculas importantes no combate aos agentes infecciosos. Um grupo dessas células, são os linfócitos T de memória de longo prazo, queridinhas do @MarceloBragatte 😁
Dec 22, 2021 9 tweets 4 min read
O impacto direto das vacinas nas crianças é bem descrito. Há milhares de evidências reforçando isso. Ao receber uma vacina, a criança não só se protege diretamente, mas também protege a família, amigos e outros da infecção, bloqueando a propagação de doenças entre pessoas. Trouxe esse artigo de revisão, publicado em 2018 reforçando a proteção comunitária que a vacinação infantil proporciona, uma ação segura, feita há muitos anos.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29471452/
Dec 5, 2021 14 tweets 7 min read
Mais um estudo tipo "prova-de-conceito" mostrando a eficácia superior da máscara PFF2 em relação ao distanciamento sem máscara. Acompanhe o fio "domingueiro" desse artigo do PNAS (fator de impacto: 11,2). 😉
pnas.org/content/118/49… Para explicar, o estudo tipo "prova de conceito" é o que testa uma teoria em condições laboratoriais ou com modelos matemáticos, agregando metodologia científica para demonstrar se a hipótese é verdadeira. É diferente de uma evidência clínica, mas tem base científica importante.
Nov 24, 2021 17 tweets 7 min read
Estava devendo um fio dessa revisão sistemática sobre eficácia das medidas não-farmacológicas contra a COVID-19. Agora vai! :)
bmj.com/content/375/bm… Bom, o objetivo do estudo foi o de revisar as evidências sobre a eficácia das medidas de saúde pública na redução da incidência de COVID-19, a transmissão SARS-CoV-2 e a mortalidade por COVID-19. A lista das ações analisadas é bem extensa! Vou destacar os achados principais.
Aug 2, 2021 10 tweets 2 min read
Assisti a duas reportagens no jornal do almoço local que me deixaram "intrigada". A primeira sobre retorno às aulas e a segunda sobre um evento gastronômico. Na sequencia explico o porquê... Sobre o retorno às aulas presenciais nas escolas, super entendo a importância. Porém, muitas escolas não seguem os protocolos como deveriam e na reportagem, ouvi que algumas escolas não fornecerão apoio (simultâneo) dos profes aos alunos que optarem pelo ensino remoto.
Jun 22, 2021 21 tweets 7 min read
Pessoal, o papo agora é sobre a diferença entre uma PFF2/N95 "padrão" e a KN95. MUITA gente acha que é a mesma coisa. Não é não! Vem comigo no fiozinho... Conforme já expliquei, PFF2 é a classificação relativa à eficiência de filtração de 95%. Ambas N95 e KN95 são confeccionadas para essa eficiência. Mas o que faz a máscara completa? Camadas de tecidos (e poros), ajuste e testagem.
May 2, 2021 20 tweets 6 min read
Vacinas para crianças - o que temos? Siga o fio (com base na matéria da revista Nature do dia 21/04).
nature.com/articles/d4158… O artigo analisa como os ensaios explicarão as diferenças no sistema imunológico das crianças e a suscetibilidade à COVID-19, em comparação com os de adultos, bem como as precauções adicionais de segurança que envolvem a pesquisa médica em crianças.
Apr 30, 2021 24 tweets 6 min read
A revista Science publicou ontem (29/04) um estudo sobre a escolaridade presencial e o risco de contaminação doméstica com a COVID-19. Acompanhe o fio!

science.sciencemag.org/content/early/… Primeiro, destaca-se que as formas pelas quais a escolaridade presencial influencia a incidência da COVID-19 na comunidade são complexas. Mas há um consenso de que as escolas criam potenciais conexões de transmissão entre comunidades diferentes.
Apr 29, 2021 11 tweets 4 min read
Retorno às aulas e máscaras para crianças: como deixar os pequenos mais seguros já que as PFF2 são feitas (e testadas) para adultos? O segredo está no "meltblown". Siga o fiozinho! (1/11) "Melt-blowing" é o processo de produção de uma camada de fibras do tipo "não-tecido" que usa polímeros termoestáticos. O principal é o polipropileno. É como uma de "teia de aranha"... (2/11)
Apr 16, 2021 16 tweets 5 min read
Fio sobre as considerações do CDC e minhas opiniões a respeito da contaminação por fomites (superfícies). Se você não concorda comigo, tranquilo. Faça como achar melhor.
Esse é link (atualização do dia 5 de abril): cdc.gov/coronavirus/20… O SARS-CoV-2 é um vírus cuja camada externa (envelope) possui proteínas e lipídios para “embalar” o material genético. O envelope contém estruturas (proteínas Spike) para se ancorar às células humanas durante a infecção.
Apr 2, 2021 12 tweets 4 min read
Essa reportagem da Nature (dessa semana) vai na linha do que tenho postado aqui sobre contaminação e ambiente... (siga o fio)

nature.com/articles/d4158… "O que torna os espaços internos tão perigosos é que o vírus exalado pode se acumular e infectar pessoas que não têm contato direto com uma pessoa infectada." Um ex. foi em um bar no Vietnã: 12 pessoas foram infectadas numa festa, mas apenas 4 tiveram contato próximo com 1 caso.
Apr 1, 2021 17 tweets 6 min read
Percebo que muitas pessoas têm dificuldade em entender o que são e onde estão os aerossóis. Vou trazer alguns exemplos aqui nesse fiozinho... O conceito mais simples de aerossol, é que eles são partículas suspensas presentes no ar. Mas por serem muito pequenos (menores do que 1 micrômetro - a milésima parte de 1 mm), não são visíveis a olho nu. Dê uma olhada nessa figura (weforum.org/agenda/2020/10…)
Mar 13, 2021 15 tweets 5 min read
Muitos de nós nos chocamos com essas notícia de, em plena crise de saúde pública em que vivemos, ainda haver festas clandestinas. Pensamos "como podem!?" e emendamos um palavrão mental. Mas deixa eu mostrar o que pode ser também um comportamento de risco e que muitos o fazem! 🧵 Sabe aquele jantarzinho com o casal de amigos que "ah, mas eles se cuidam..."?
Mar 13, 2021 8 tweets 2 min read
Epidemiological and evolutionary considerations of SARS-CoV-2 vaccine dosing regimes science.sciencemag.org/content/early/… @mellziland @laribrussa
Mar 9, 2021 14 tweets 6 min read
Muitas pessoas me perguntam sobre as máscaras ditas "antivirais". Eu gostaria de passar algumas considerações a respeito, pois podem ser as dúvidas de outras pessoas. Há um tempo, eu fiz um fio explicando muitas questões a respeito das máscaras e disponibilizei esse estudo aqui, sobre a ação de nanopartículas contendo íons prata. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28721573/
Feb 27, 2021 20 tweets 5 min read
Agora no início do mês (fevereiro) saiu uma discussão na Nature sobre essa questão da atenção à descontaminação de superfícies. Siga o fiozinho comigo que vou atualizar alguns pontos.
nature.com/articles/d4158… A discussão se pauta no fato de que já está até bem estabelecido que a contaminação pelo SARS-CoV-2 se dá muito mais por gotículas e aerossóis (aumentando a transmissão) do que a possibilidade daquela proporcionada pelos fomites (superfícies).
Feb 27, 2021 11 tweets 6 min read
Sabe quando estamos assistindo um filme de terror/suspense e do outro lado da tela dizemos mentalmente ao personagem "não vá por aí!"? Os cientistas, muitos médicos e uma parte da população têm se sentido exatamente assim quanto ao que estamos vivendo (segue)... Desde quando começou a pandemia, fruto de ações negacionistas, muitas pessoas desistiram de sequer observar as medidas preventivas. Eu acho muito improvável que ainda exista alguém que não use máscara porque não sabe que precisa usar e nem que deixar o nariz de fora ajuda em algo
Feb 25, 2021 20 tweets 4 min read
Pessoal, vou transpor aqui algumas observações das maravilhosas palestras que tivemos ontem, no PPGBIO/UFCSPA, que você pode assistir à gravação aqui: (segue) A primeira delas é a importância sobre o entendimento que a eficácia de uma vacina está relacionada à incidência de uma doença, conforme explicou o Dr Paulo @Nadanovsky. Ele fez uma ótima analogia disso com o uso do cinto de segurança.
Feb 24, 2021 12 tweets 4 min read
O ano era 1987. A cidade era Goiânia. Um catador encontra um equipamento de radioterapia e o considera como sucata. Ele leva o equipamento para um ferro-velho, onde é desmontado, liberando 20g de cloreto de césio-137, que é colocado no bolso (isso mesmo). (siga o fio) Com o césio no bolso, o dono do ferro-velho se desloca para a casa em um TRANSPORTE COLETIVO. O resultado: 112 mil pessoas examinadas para contaminação radioativa. Além das vítimas fatais, 129 apresentaram contaminação, onde 21 vieram a falecer posteriormente. E isso com a COVID?