Especialistas Profile picture
Nosso objetivo é popularizar o conhecimento sobre neurociências e formar uma rede de neurocientistas brasileiros | @zimmerneurolab

Apr 8, 2021, 8 tweets

Vamos continuar a falar da história da #neurociência? Segue o 🧶

Em 2500 a.C., as culturas antigas realizavam um procedimento cirúrgico no crânio com fins terapêuticos. Esse procedimento é chamado de trepanação, que significa "abertura de orifícios no crânio" 😲.

A trepanação foi identificada pelo arqueólogo Ephraim George Squier quando encontrou um crânio que apresentava um pequeno orifício retangular de 15x17mm. Devido às características do orifício, Squier concluiu que havia sido deliberadamente feito por mãos humanas. Confere aí 👇🏼

Para corroborar sua hipótese, Squier enviou o 💀 para o então conceituado neurologista Paul Broca. Este concluiu que, de fato, o orifício desse crânio era resultado de alguma “avançada cirurgia” realizada em uma pessoa ainda viva 🤯.

Com isso, eles acabaram descobrindo um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos. E era um procedimento de sucesso! Estudos mostram que cerca de 60 a 70% das pessoas submetidas à trepanação sobreviviam, indicando a presença de cuidados durante e após ela 👏🏼.

A prática da trepanação teria finalidades desde mágico-religiosas (liberar demônios 🤔) a exclusivamente terapêuticas (tratamento de epilepsia, dor de cabeça e sintomas relacionados com traumatismo craniano).

Por isso, a descoberta da trepanação constitui a principal evidência de que as culturas antigas já atribuíam ao cérebro um papel importante na regulação das funções mentais. Quer saber mais sobre essa história? Confere aqui 👉🏼 scielo.br/pdf/prc/v23n1/…

E aí, o que achou desse fato histórico da #neurociência? Conta para nós!

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling