Copa Além da Copa Profile picture
Podcast sobre esporte, política, cultura, história e sociedade / Estamos em todos os tocadores e redes sociais / Contato: copaalemdacopa@gmail.com

Apr 13, 2021, 10 tweets

Em dia de mata-mata continental, olhemos para o Caribe em vez da Europa, onde um clube haitiano vem fazendo história: trata-se do Arcahaie FC, surgido como um projeto social e que é patrocinado por um dos principais rappers do país. O clube já está nas oitavas da Concachampions.

Arcahaie é uma comuna com valor histórico. Foi lá que, em 1803, o general J. J. Dessalines, líder da Revolução Haitiana que libertou o país do domínio francês, criou a bandeira nacional após uma vitória. É um fato tão importante que 18 de maio, dia da bandeira, é feriado no Haiti

Nascido nesse lugar contestador, o Arcahaie surgiu como uma escola de futebol para ajudar crianças carentes, em 2017. Seu fundador, Ménard Jean Joseph, decidiu então inscrever o clube numa das divisões inferiores do país.

E eles começaram a vencer e chegaram até a 2ª divisão.

Foi nesse contexto em que o rapper Izolan, um conhecido opositor do governo haitiano, passou a se aproximar da equipe. Izolan vive às voltas com a lei, e foi até preso e liberado em março.

A polícia o acusa de ligações com o crime, mas o rapper se diz um perseguido político.

Quando Izolan chegou ao Arcahaie, o clube ainda se mantinha com doações dos pais dos jogadores. Como o rapper é da região da equipe, ele decidiu comprá-la, pra seguir ajudando a comunidade.

Aliás, vale dizer que não é à toa que o clube tem as cores da bandeira do Haiti.

A média de idade do plantel é de 21 anos, e todos chegam ao Arcahaie pela escola de futebol.

Por isso, é surpreendente o desempenho da equipe, que já chegou às oitavas da Concachampions, diante do Cruz Azul, do México.

No entanto, não pôde jogar em casa o jogo de ida.

Pela falta de condições de seu estádio e pela situação insegura do Haiti, a Concacaf transferiu o jogo pra República Dominicana.

E, mesmo fora de sua casa, o Arcahaie segurou o time mexicano em 0 a 0.

Pro jogo da volta, hoje, outro dilema: o time não tinha dinheiro pra viajar

A viagem custaria cerca de 150 mil dólares, inacessível pra uma equipe desse porte. A Concacaf, ciente de que isso prejudicaria a imagem do seu torneio, se comprometeu então a pagar a ida do clube pra partida, que acontecerá no mítico estádio Azteca.

Vem mais história por aí?

O Copa Além da Copa fala sobre história, política, cultura e sociedade.

Nós nos mantemos com a ajuda de alguns assinantes, por meio do site apoia.se/copaalemdacopa

Conheça nossa campanha, doe a partir de R$ 5 por mês, e nos ajude a produzir cada vez mais!

Correção importante de um dos nossos seguidores. O Arcahaie foi campeão haitiano em 2019, e, em 2020, o campeonato não terminou pela pandemia.

Assim, o clube chegou a essa edição da Concachampions por ter sido um dos melhores da Liga da Concacaf em 2020:

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling