Copa Além da Copa Profile picture
Podcast sobre esporte, política, cultura, história e sociedade / Estamos em todos os tocadores e redes sociais / Contato: copaalemdacopa@gmail.com
🐘 Profile picture Sandro Lazari Profile picture 2 subscribed
Apr 18 10 tweets 4 min read
Os EUA vão sediar a Copa América deste ano, o novo Mundial de Clubes da FIFA em 2025, a Copa do Mundo de 2026, as Olimpíadas de 2028 e possivelmente as Olimpíadas de Inverno de 2034.

O país reconhece ser uma década de ouro para tentar promover (ou salvar) sua influência global. Gianni Infantino, presidente da FIFA, visita o então presidente dos EUA, Donald Trump, no salão oval da Casa Branca. Os dois exibem para a câmera uma camisa com o nome de Trump e o número 26, em alusão à Copa de 2026 Após a Guerra Fria, não havia dúvida de que o mundo era unipolar, com os EUA como a única superpotência do planeta.

A revista Time estampava orgulhosa na capa a ajudinha que estadunidenses haviam dado à eleição de Boris Yeltsin na Rússia, herdeira da antiga rival, a URSS. Capa da revista Time, dos EUA, com o título "yanks ao resgate", com uma pintura de Boris Yeltsin com a bandeira dos EUA nas mãos
Apr 17 10 tweets 4 min read
1984. Com o boicote do bloco comunista aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, a União Soviética organiza os Jogos da Amizade, disputados em vários países.

A Rússia, banida dos Jogos Olímpicos de 2024, organizará novamente os Jogos da Amizade, o que tem dado dor de cabeça ao COI. Imagem mostra a cerimônia de abertura dos Jogos da Amizade de 1984, com três pessoas em uma estrutura acima de várias outras pessoas segurando um globo terrestre. Atletas russos poderão participar dos Jogos de Paris, mas sem bandeira e hino. A expectativa é que o número de competidores seja baixo, não chegando a 40.

A justificativa oficial para os Jogos da Amizade é manter os atletas russos em atividade, já que eles não estarão em Paris. Imagem mostra atletas russos segurando a bandeira do país em desfile.
Apr 15 10 tweets 4 min read
119 anos após ser fundado, o Bayer Leverkusen enfim venceu a sua primeira Bundesliga.

O troféu veio em grande estilo, com uma campanha até aqui invicta.

Xabi Alonso, treinador espanhol, é o xodó da cidade pelo troféu. É também vocal contra a extrema-direita alemã. Imagem mostra Xabi Alonso, de preto, com os punhos cerrados comemorando o título do Leverkusen. Nascido no País Basco (inclusive, chegou a defender a seleção basca), Xabi Alonso também passou seis anos de sua infância em Barcelona.

Marcou época com as camisas de Real Sociedad, Real Madrid, Liverpool e Bayern de Munique, além, é claro, da seleção espanhola. Imagem mostra Xabi Alonso com a camisa do Real Madrid à frente de Bastian Schweinsteiger com a camisa do Bayern.
Apr 9 13 tweets 6 min read
No domingo, o Fenerbahçe colocou seu time sub-19 na final da Supercopa da Turquia contra seu arquirrival Galatasaray, levou 1 a 0 e deixou o campo após menos de dois minutos.

Não é todo dia que se dá um título de bandeja pro rival.

O que está acontecendo na Turquia? Vejamos. Jogadores do sub-19 do Fenerbahçe deixam o campo após levarem 1 gol do Galatasaray na final da Supercopa da Turquia A explicação oficial é que o Fenerbahçe queria o adiamento da final por questões de calendário e uma arbitragem estrangeira. Não foi atendido.

Mas o clima já estava ruim antes disso.

Em março, torcedores do Trabzonspor invadiram o gramado e agrediram jogadores do Fener na liga. Invasão de campo de torcedores do Trabzonspor para agredir atletas do Fenerbahçe ao final de partida durante a liga turca
Apr 8 11 tweets 5 min read
Você consegue imaginar a emoção de ver o seu time voltar a ganhar um importante título depois de 40 anos?

Sábado, o Athletic Bilbao levou a Copa do Rei pela primeira vez de 1984.

Imagine, então, essa emoção com o time mantendo suas raízes em um futebol que se transformou tanto. Imagem mostra os irmãos Nico e Iñaki Williams com a camisa vermelha e branca do Athletic Bilbao e a taça da Copa do Rei. Clube do País Basco, o Athletic Bilbao mantém ainda hoje a regra de não contratar jogadores que não tenham relações com o lugar.

Tanto que uma famosa piada diz que torcedores do clube não se preocupam com rumores de transferências, só com a média de nascimentos na região. Imagem mostra os jogadores do Athletic Bilbao, de vermelho e branco, comemorando com a taça da Copa do Rei.
Apr 5 13 tweets 5 min read
O Curdistão sediará a Copa do Mundo da CONIFA de 2024.

Nada mais simbólico para uma Copa do Mundo de povos sem Estado ou nações sem independência reconhecida que ser jogada no território daquele que é o maior povo sem Estado do planeta. Imagem mostra a seleção do Curdistão, de camisa branca com detalhes em vermelho, perfilada para o hino nacional, com vários jogadores com a mão no peito. Ao todo, há cerca de 40 milhões de curdos no planeta.

Eles sofreram grande diáspora e estão espalhados por todos os continentes, mas sua maior concentração acontece nos países onde está o chamado Curdistão: Turquia, Iraque, Irã e Síria. Imagem mostra a localização da área habitada pelos curdos no mapa.
Apr 3 11 tweets 4 min read
A Guerra da Argélia foi uma das mais violentas do século XX, deixando cerca de 1 milhão de argelinos mortos.

A FIFA, é claro, nunca puniu a França pelo ímpeto sanguinário aplicado para tentar impedir a independência da Argélia. Mais do que isso: até atendeu desejos franceses. Imagem mostra crianças à frente de um muro pichado na Argélia com os dizeres "Glória a nossos mártires". Antes de ser independente, afinal, a Argélia reuniu seus principais jogadores (muitos atuando na liga francesa) e montou um time, "os onze da independência", que fez turnê pelo mundo, encantando a todos e arrecadando fundos para a causa.

Contamos um pouco dessa história aqui:
Apr 1 12 tweets 5 min read
Uma partida pode ser jogada com quase quinze anos de atraso. E talvez tenha interferido nos rumos políticos de seu país.

Estamos falando da Supercopa da Turquia de 2011, entre Fenerbahçe e Beşiktaş, e da derrota de Recep Tayyip Erdogan nas eleições municipais turcas de 2024. Imagem mostra o elenco do Fenerbahçe campeão turco de 2010-11 com a taça e medalhas. Campeão turco de 2010-2011, o Fenerbahçe logo foi denunciado em um esquema de manipulação de resultados que levou ao afastamento de cartolas e a uma suspensão de dois anos do clube junto à UEFA.

O título não foi retirado, mas a Supercopa, contra o Beşiktaş, nunca aconteceu. Imagem mostra Emre Belozoglu com a camisa amarela e preta do Fenerbahçe.
Mar 28 11 tweets 4 min read
Em 2010, por ocasião de seu centenário, o Corinthians recebeu imagens do 1º registro filmado de um jogo do clube:

Uma vitória por 6 a 1 contra o Bologna, o campeão italiano, em 1929.

Em suas camisas, o clube da Itália portava o fascio littorio, símbolo do regime fascista. Capitães de Bologna e Corinthians, em 1929, com as flâmulas do adversário em mãos. Embora em preto e branco, na imagem, é possível perceber o scudetto com o fascio littorio no uniforme do Bologna O símbolo, criado pelos etruscos e muito difundido na Roma Antiga, havia sido apropriado pelos fascistas e ajudou a nomear seu movimento político.

Um feixe de varas amarradas juntas, inquebrável, com um machado, representando união e autoridade.

Logo, foi parar no scudetto. O símbolo do Partido Nacional Fascista italiano: com as cores da bandeira da Itália ao fundo, há um fascio littorio à frente, com um feixe de varas amarradas e um machado
Mar 25 7 tweets 3 min read
Saia justa no amistoso entre Armênia e Kosovo, disputado na sexta-feira em Yerevan:

A seleção armênia entrou em campo com uma bandeira do Kosovo de ponta-cabeça no seu uniforme, na região do peito, onde normalmente são colocadas as bandeiras dos países que estão se enfrentando.
Jogadores armênios abraçados cantando o hino antes do jogo contra Kosovo. No peito, a bandeira de Kosovo de cabeça para baixo
A verdadeira bandeira de Kosovo: as estrelas ficam na parte superior da bandeira
No segundo tempo, as bandeiras voltaram cobertas com fita vermelha nos uniformes armênios.

Um erro dessa magnitude leva a uma série de especulações sobre a razão para isso. A Armênia é um dos muitos países que não reconhece a declaração unilateral de independência do Kosovo. Após o primeiro tempo, jogadores voltam para o segundo com a bandeira de Kosovo tapada com fita vermelha
Mar 24 10 tweets 4 min read
No dia 24 de março de 1976, uma junta militar aplicou um golpe de estado na Argentina, dando inicio a uma brutal ditadura.

Após o anúncio oficial do golpe, todas as transmissões do dia na televisão e rádio foram canceladas. Com uma exceção: um amistoso da seleção argentina. Imagem é um lance em preto-e-branco da partida entre Argentina e Polônia, um amistoso em 1976. Por coincidência, a seleção argentina excursionava pelo bloco comunista.

Quatro dias antes, vencera a União Soviética por 1 a 0, em Kiev. O adversário daquele 24 de março seria a Polônia, terceira colocada da Copa do Mundo de 1974, em Chorzow. Imagem é um lance em preto-e-branco da partida entre Argentina e Polônia, de 1976.
Mar 22 11 tweets 4 min read
Que tal acompanhar o "derby das virgens"?

O destaque dessa sexta-feira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo é o duelo entre duas das piores seleções do planeta: Ilhas Virgens Americanas e Ilhas Virgens Britânicas.
Imagem mostra as seleções de Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Virgens Americanas, ambas de camisa amarela, em fotos posadas.
Image
O arquipélago das Ilhas Virgens é a parte mais a leste das chamadas Grandes Antilhas, grupo de ilhas no Caribe.

Além das Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Virgens Americanas - que não têm seus nomes à toa e não são territórios independentes - é composto por parte de Porto Rico. Imagem mostra as Ilhas Virgens Britânicas e as Ilhas Virgens Americanas no mapa.
Mar 21 4 tweets 2 min read
Morreu nessa semana Joe Barone, importante cartola da Fiorentina.

O jornal La Stampa, de Turim, noticiou: "morre o magnata ítalo-siciliano", como se a Sicília, no sul, não fosse parte da Itália.

É exemplo do que falamos sobre o preconceito do norte contra o sul do país. Print da homepage do jornal La Stampa, falando na morte do "ítalo-siciliano" Joe Barone Pra piorar, na versão inicial da notícia, ainda tinham chamado de "ítalo-calabrês". A Calábria é outra província do sul, mas vai ver, pra quem vê de cima, é tudo a mesma coisa...

(O texto do jornal foi alterado após múltiplas reclamações de discriminação) Primeira versão da notícia dizia que Joe Barone era "ítalo-calabrês" no La Stampa
Mar 16 10 tweets 5 min read
A seleção da Bélgica revelou seus uniformes para a temporada, com o kit reserva como homenagem ao personagem Tintim:

Camisa azul clara e calção marrom, como o famoso repórter.

Nos últimos anos, porém, as HQs de Tintim têm sido objeto de debate sobre racismo e colonialismo.
Image
Image
Criado pelo quadrinista belga Hergé em 1929, Tintim vivia aventuras ao redor do globo ao lado de seu cachorro Milou.

Entre as primeiras histórias lançadas, está "Tintim no Congo", em que o protagonista viaja para uma colônia belga na África, atual República Democrática do Congo. Capa original de "Tintim no Congo" mostra o personagem principal num calhambeque, ao lado de um local, desenhado de forma exagerada e racista, e do cachorrinho Milou
Feb 13 10 tweets 4 min read
Com briga generalizada entre torcedores e polícia e até um grande incêndio, a Supercopa do Chile, entre Colo-Colo e Huachipato, não terminou.

Ao que tudo indica, protestos contra Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile falecido na semana passada, começaram a confusão. Imagem mostra o incêndio nas arquibancadas do Estádio Nacional de Santiago. Já antes da partida, houve um minuto de silêncio em homenagem à Piñera. Foi possível ouvir a torcida cantando ofensas ao ex-presidente.

Uma faixa dizendo "Piñera e BSN inimigos do povo" estava à vista no Estadio Nacional de Santiago. Imagem mostra faixa da torcida do Colo-Colo com os dizeres "Piñera e BSN inimigos do povo".
Feb 10 11 tweets 5 min read
No clímax de "O Poderoso Chefão", filme de 1972, o criminoso Moe Greene é assassinado com um tiro no olho em Las Vegas, a mando de Michael Corleone, novo chefe da família mafiosa.

A cena ajuda a ilustrar a imagem que se tinha da cidade, que receberá o Super Bowl no domingo. Moe Greene, um dos "vilões" de O Poderoso Chefão, com o olho sangrando após levar um tiro que furou seus óculos Por décadas, as principais ligas de esportes dos EUA se recusaram a permitir a criação de um time profissional em Las Vegas. Com sua criação ligada à máfia, a cidade fica em Nevada, onde apostas esportivas são legalizadas.

Havia o temor de que as apostas contaminariam o esporte. Visitantes de um cassino são apresentados ao funcionamento de uma mesa para apostas, em imagem em preto e branco de 1955
Feb 9 9 tweets 4 min read
Uma das maiores anomalias do futebol é Israel fazer parte da UEFA e não da AFC, a confederação do continente no qual está localizado.

Afinal, Israel foi expulso da AFC em 1974 em movimento liderado pelos países árabes.

Agora, o movimento é pela expulsão israelense da FIFA. Imagem mostra o protocolo pré-jogo de uma partida entre Israel e Noruega, com as bandeiras e os atletas dispostos em campo. 12 países árabes, liderados pela Jordânia através do príncipe Ali bin Al-Hussein, escreveram uma carta para a FIFA pedindo a expulsão de Israel.

A carta é assinada por Bahrein, Iraque, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Catar, Arábia Saudita, Síria, Iêmen e Emirados Árabes Unidos. Imagem mostra o príncipe da Jordânia Ali bin Al-Hussein.
Jan 27 11 tweets 5 min read
O Japão chegou à Copa da Ásia como favorito, com 10 vitórias consecutivas, incluindo uma goleada na Alemanha.

Após o 11º triunfo contra o Vietnã, a seleção japonesa perdeu pro Iraque, 2 a 1. Quem seria o culpado?

O escolhido de muitos foi o goleiro negro da equipe, Zion Suzuki. Zion Suzuki, goleiro negro da seleção do Japão, que tem os cabelos tingidos de loiro. Ele veste verde e foi fotografado do peito pra cima em campo Nascido nos EUA, Suzuki é filho de um pai de origem ganesa (mais especificamente do povo euê) e de uma mãe japonesa.

A família se mudou para o Japão quando ainda era criança e, desde muito cedo, ele jogou futebol no Urawa Reds, o time da cidade onde morava.

Sempre se destacou. Zion Suzuki quando bebê, em 2002, no colo de um parente
Jan 26 9 tweets 3 min read
Que bandeiras da Palestina na torcida do Celtic são comuns, todos já sabem.

Mas a ação dos torcedores do clube escocês pela causa palestina vai muito além disso: eis o zagueiro Mohammed Saleh comemorando a classificação na Copa da Ásia com uma camisa do Aida Celtic. Imagem mostra o zagueiro palestino Mohammed Saleh com uma camisa do Aida Celtic. Em 2016, o Celtic foi multado pela UEFA em 8600 euros pelas bandeiras palestinas exibidas pela Brigada Verde, sua torcida mais rebelde.

A Brigada Verde respondeu criando uma campanha nas redes sociais chamada "Match the Fine for Palestine", ou "igualem a multa pela Palestina". Imagem mostra a faixa com a hashtag "match the fine for Palestine" na torcidda do Celtic.
Jan 21 11 tweets 5 min read
Vizinha de Milão, a cidade de Busto Arsizio, na região da Lombardia, tem pouca relevância no futebol.

Seu time, o Aurora Pro Patria, disputou a 1ª divisão da Itália pela última vez na temporada 1954/55.

Porém, ele entraria pra história de forma vergonhosa em janeiro de 2013. Jogadores do Milan, com Kevin Prince Boateng à frente, prestes a deixar o campo, com os atletas do Aurora Pro Patria em 2013 O Milan passava por um processo de reconstrução: naquela temporada, deixaram o clube Seedorf, Nesta, Zambrotta, Inzaghi, Gattuso e Van Bommel.

Tantas saídas deixaram o clube em posição delicada e, antes da virada de ano, o Milan teve 9 derrotas: 7 no Italiano, 2 na Champions. Montagem com várias imagens de jogadores se despedindo do Milan: Nesta, Seedorf, Gattuso e Inzaghi são alguns deles
Jan 20 11 tweets 5 min read
O futebol é uma das únicas invenções da humanidade que alcança todos os cantos do mundo.

Uma das grandes cenas de 2024 até aqui é a comemoração das crianças do povo yazidi, que vive no norte do Iraque, da histórica vitória iraquiana sobre o Japão ontem, pela Copa da Ásia. Os yazidis são um grupo étnico-religioso que vive, em maioria, no Curdistão.

Há uma discussão se os yazidis são uma etnia diferente dos curdos ou apenas curdos que seguem uma religião própria, o yazidismo. Imagem é um mapa mostrando, em vermelho, a localização dos yazigi no Iraque.