Felipe Meira Profile picture
Eng. Mecânica - UTFPR | Comentarista do @FIAWEC no @bandsports | Capitão do Formula UTFPR |🏈 @Vikings

Apr 29, 2021, 23 tweets

Você não precisa de sorte ou azar para entender como a mistura desses dois fatores fez com que Valtteri Bottas quase vencesse e assumisse a liderança do campeonato de 2018 e depois fez com que ele perdesse e caísse drasticamente no mesmo. Conto como isso aconteceu nessa thread:

Hoje faz exatos três anos do GP do Azerbaijão de 2018. Pode se dizer que foi um GP pilares daquele campeonato. Contextualizando, Vettel vinha em grande fase e era o líder do campeonato, com 54 pontos foram duas vitórias nas duas primeiras etapas.

No GP da China, ele fez a pole, mas foi prejudicado por três fatores:
#1 Estratégia da Ferrari, o deixando na pista após a parada do Bottas, tomando um undercut
#2 A direção de prova acionar o SC depois que ele e Bottas já tinha passado pela entrada dos boxes

A Red Bull fez uma parada dupla e tirou vantagem

#3 Quando estava em terceiro, após ser ultrapassado por Ricciardo, em pneus de melhores condições, acabou sendo tocado por Verstappen, o que fez cair para sétimo e sem pneus, para oitavo.

Hamilton era segundo, com 45 pontos, na primeira etapa, por azar da entrada de um VSC, perdeu a vitória na Austrália. Na segunda etapa, fez o quarto tempo, ainda teve que largar em 9°, por conta de troca de peças, acabou terminando a corrida em terceiro.

Na China, Hamilton fez uma corrida muito discreta, largou em 4°, perdeu a posição e caiu para 5° na largada e terminou na mesma posição, mas foi beneficiado pela punição de 10s para Verstappen, terminando em 4°.

Bottas era o 3° colocado, com 40 pontos. Ele bateu no quali da Austrália, terminando a corrida em oitavo. Depois foram dois segundos lugares, o primeiro no Bahrein, ele não conseguiu passar Vettel no fim e o segundo, na China, ele acabou sendo prejudicado pela entrada do SC

Apesar para melhor localização, aquela época era dos pneus de várias cores da Pirelli, para Baku estava disponível o Ultrasoft (UT), Supersolf (SS) e Soft (S). No quali: Vettel foi pole, Hamilton o segundo e Bottas o terceiro.

Na primeira volta as três primeiras posições se mantiveram, um toque entre Kimi e Ocon provocou um SC. Que saiu só na volta 6. Na relargada, Ricciardo (Red Bull) era quarto, perdeu a posição para Max (Red Bull) e Sainz (Renault), depois conseguiu recuperar a posição sobre Sainz.

A disputa Ricciardo x Max vai ser importante para o contexto da prova.

Nas voltas seguintes, Hamilton tentou acompanhar Vettel, a diferença não passou inicialmente dos 2,5 segundos, mas Lewis começou a ter alguns erros, até saindo da pista, a diferença estava em 4,5 na volta 21

Quando acabou errando na curva 1, tendo que parar nos boxes e trocando do pneus SS para os S. Com isso agora Bottas era o segundo colocado, 11 seg. atrás de Vettel, ambos com pneus SS. Mas Bottas começou a se aproximar mais de Vettel, na volta 29, a diferença era de 9,5 segundos

Vettel então parou nos boxes, colocou pneus S, voltando em segundo, 12 segundos atrás de Bottas e 8 a frente de Hamilton. Na volta 35, Ricciardo, que pressionava a várias voltas, conseguiu passar por Verstappen, agora era quarto colocado.

Na volta 37, Ricciardo parou, colocando US para ir até o final da prova. Na volta 38, foi a vez de Verstappen parar, mesmo sem a vantagem de parar antes, Max acabou voltando a frente do companheiro de equipe.

O rendimentos dos pneus S não estavam tão bons, enquanto Bottas ainda estava bem com os SS, fazendo até volta mais rápida, a diferença entre ele e Vettel estava estável, mas para vencer, Bottas precisaria de um fator externo, como um SC ou um VSC

E esse fato veio na volta 40, Daniel Ricciardo encheu a traseira de Max Verstappen. Acontece que Max resolveu frear antes, para atrapalhar a manobra de Ricciardo, isso foi controverso, e o australiano não teve o fazer. Esse incidente provocou um SC.

Bottas aproveitou para parar e colocou o US, Vettel, Hamilton e Raikkonen, que agora era quarto, fizeram o mesmo. Na volta 42, foi permitido que os carros que estavam levando uma volta, recuperassem ela e estavam quase prontos para voltar a bandeira verde, faltando 9 voltas

Mas Grosjean bateu na volta 43, enquanto estava aquecendo os pneus, perdendo o controle, isso prolongou o tempo com SC na pista. Mas na volta 47, o SC ia deixar a pista. Vettel precisava passar por Bottas, se conseguisse ele iria para 79 pontos, contra 60 de Hamilton.

Vettel arriscou ir para cima de Bottas, mas o pneu dianteiro esquerdo, ainda frio, travou e Vettel ainda perdeu a posição para Hamilton e Raikkonen. Na volta seguinte, Bottas passou por cima de um detrito deixado provavelmente por Magnussen (Haas), era fim de prova para ele.

O detrito foi provavelmente deixado provavelmente pelo toque entre Magnussen e Gasly, o dinamarquês fechou o francês de forma até desleal, fazendo que com um pedaço da ponta da asa dianteira do piloto da Toro Rosso ficasse naquele ponto.

A situação era muito desoladora para o finlandês, porque naquela mesma volta, Perez passou por Vettel, então Bottas iria sair líder com 65 pontos, contra 64 de Vettel e 62 de Hamilton. Se Bottas teve sorte com uma batida que provocou o SC, teve muito mais azar com outra.

Hamilton acabou vencendo a prova, com Raikkonen em segundo, Perez em terceiro e Vettel em quarto. Com isso, Hamilton virou líder com 70 pontos, Vettel caiu para segundo, com 66, Raikkonen subiu para terceiro, com 48 e Bottas caiu para quarto, mantendo os 40

Foi a primeira vitória de Lewis no ano e marcou uma mudança no campeonato. Hamilton após o GP disse que seu companheiro de equipe que merecia essa vitória, e que era estranho estar ali. Mas que não havia desistido (da prova).

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling