Contador Raiz Profile picture
Calculadora com bobina, Máquina de escrever, CRC plastificado, Cigarro e Café frio. Balanço & Humor contábil!

May 5, 2021, 13 tweets

LEITURA DE BALANÇO: Minerva S.A. ou para os moradores de Barretos, São Paulo apenas #Minerva ou para a galerinha do mercado financeiro #BEEF3

Balanço: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas.

Caixa/DFC: Redução (efeito caixa) significante de Contas a receber/Estoques logo queda no operacional + Baixo investimento (as usual) + Atividade de investimento negativa (as usual)

Contas a receber: Aumento do contas a receber, mas o ponto curioso é que a Minerva tem 286 M de títulos vencidos e a provisão é de 49M q representa 17%. A pergunta q fica é faz sentido? Será que no saldo A VENCER tem clientes que estão vencidos e/ou em PDD?

Estoques: Aumento de 34% concentrado principalmente em Produto acabado, ficou dúvida cadê a provisão de perda de estoque? O saldo já está liquido? Ou é tão imaterial q não é destacado?

TRIBUTOS A RECUPERAR: Como a companhia vai consumir 1 BI em menos de 1 ano (circulante)? Coloquei a nota explicativa de 2019 para vcs perceberem o histórico. Outra coisa curiosa é q a relação de circulante para não circulante era de 80% / 20% agora está 85% / 15%.

Partes relacionadas: A empresta tem 3,9 bi a receber X 1,6 bi a pagar. Interessante que as maiores posições estão em Bahamas (Overseas) e Luxemburg. Por que emprestou tanto dinheiro para estas empresas q equivale (se comprado) mais da metade do Caixa atual?

Investimento: Lembra aquele saldo de Partes relacionadas emprestado para 2 empresas? (Se não volta lá) Então aquelas duas empresas estão com o Passivo descoberto / PL invertido, qual a razão de mandar o cash para fora e dar prejuízo nas empresas? Ademais lucro de 2 bi na Athena.

Imobilizado: Como observamos na DFC a empresa não tem investido no parque fabril, fato este que quase 50% das máquinas estão depreciadas.

Empréstimos: saldo de 11,7 bi de empréstimos interessante é ver a relação de proteção com exposição de USD é de apenas 12% da sua dívida.
Porém para uma melhor comparação tínhamos que considerar o caixa em USD, bom eu fiz isso e chegamos a uma proteção de 55%, o q vc acha?

Fornecedores: 2,4 bi sendo que na sua maioria em curto prazo.

Adiantamento: Bom parte daquele contas a receber já foi recebido, para uma melhor analise teria que fazer um efeito NET.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling