LEITURA DE BALANÇO: Minerva S.A. ou para os moradores de Barretos, São Paulo apenas #Minerva ou para a galerinha do mercado financeiro #BEEF3
Balanço: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas.
Caixa/DFC: Redução (efeito caixa) significante de Contas a receber/Estoques logo queda no operacional + Baixo investimento (as usual) + Atividade de investimento negativa (as usual)
Contas a receber: Aumento do contas a receber, mas o ponto curioso é que a Minerva tem 286 M de títulos vencidos e a provisão é de 49M q representa 17%. A pergunta q fica é faz sentido? Será que no saldo A VENCER tem clientes que estão vencidos e/ou em PDD?
Estoques: Aumento de 34% concentrado principalmente em Produto acabado, ficou dúvida cadê a provisão de perda de estoque? O saldo já está liquido? Ou é tão imaterial q não é destacado?
TRIBUTOS A RECUPERAR: Como a companhia vai consumir 1 BI em menos de 1 ano (circulante)? Coloquei a nota explicativa de 2019 para vcs perceberem o histórico. Outra coisa curiosa é q a relação de circulante para não circulante era de 80% / 20% agora está 85% / 15%.
Partes relacionadas: A empresta tem 3,9 bi a receber X 1,6 bi a pagar. Interessante que as maiores posições estão em Bahamas (Overseas) e Luxemburg. Por que emprestou tanto dinheiro para estas empresas q equivale (se comprado) mais da metade do Caixa atual?
Investimento: Lembra aquele saldo de Partes relacionadas emprestado para 2 empresas? (Se não volta lá) Então aquelas duas empresas estão com o Passivo descoberto / PL invertido, qual a razão de mandar o cash para fora e dar prejuízo nas empresas? Ademais lucro de 2 bi na Athena.
Imobilizado: Como observamos na DFC a empresa não tem investido no parque fabril, fato este que quase 50% das máquinas estão depreciadas.
Empréstimos: saldo de 11,7 bi de empréstimos interessante é ver a relação de proteção com exposição de USD é de apenas 12% da sua dívida.
Porém para uma melhor comparação tínhamos que considerar o caixa em USD, bom eu fiz isso e chegamos a uma proteção de 55%, o q vc acha?
Fornecedores: 2,4 bi sendo que na sua maioria em curto prazo.
Adiantamento: Bom parte daquele contas a receber já foi recebido, para uma melhor analise teria que fazer um efeito NET.
0/n LEITURA DE BALANÇO: Camil Alimentos S.A. (NOV.21) ou para os moradores da cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul apenas #Camil ou para a galerinha do mercado financeiro #CAML3
1/n BALANÇO: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas/twittes.
2/n DRE: O escopo da leitura é limitado ao balanço, porém caso exista alguma nota explicava com assunto relevante de resultado irei disponibilizar.
1/n LEITURA DE BALANÇO: Petro Rio S.A. ou para os moradores da cidade do Rio de Janeiro apenas #PETRORIO ou para a galerinha do mercado financeiro #PRIO3
2/n BALANÇO: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas/twittes.
3/n DRE: Segue abertura do resultado com os principais movimentos em destaque.
Assunto: Proposta de um novo IFRS
Tema: Divulgação de Segurança da Informação
a) Gastos (despesa) com segurança
b) Capitalização com segurança em contas de intangível
c) Principal fornecedor / prestador de serviço em segurança
d) Capitalização de hardwares voltado a segurança
LEITURA DE BALANÇO: CHINA EVERGRANDE GROUP ou para os moradores de Hong Kong apenas #EVERGRANDE ou para a galerinha do mercado financeiro HKG #3333
1/n MOEDA: Moeda do balanço está em RMB Million, caso queiram realizar a conversão utilize 1 RMB (Remimbi) para cada 0,15 USD.
2/n Parecer da auditoria: A PWC levantou 3 pontos chaves em seu relatório: 1) Avaliação do valor realizável líquido de propriedades em construção e concluídas mantidas para venda 2) Fair Value do PPI 3) Impairment no intangível, ágio e novo negócio de carros elétricos.
LEITURA DE BALANÇO: TC Traders Club S/A ou para os moradores da cidade de São Paulo, SP apenas #TC ou para a galerinha do mercado financeiro #TRAD3
BALANÇO: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas/twittes.
DFC/Caixa: Caixa operacional (-) em 1,6M, Caixa de investimento (-) em 2,2M e Caixa de financiamento (-) em 0,6M (principais impactos adiantamento, imobilizado e obrigações), totalizando 4,5M de (-) caixa.