LEITURA DE BALANÇO: Apple Inc. ou para os moradores de Cupertino, California apenas #Apple ou para a galerinha do mercado financeiro $AAPL #AAPL34 , análise de balanço realizada em conjunto com o @lucasschwarz que tem como hobbie tomar café e ler balanço aos sábados. Obrigado!
Balanço: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas/twittes.
DFC OPERACIONAL: O fluxo foi fortemente beneficiado pela redução da saída de Caixa com o Contas a Pagar. Por outro lado, se comprometeu com mais vendas a prazo, reduzindo a entrada de caixa.
DFC INVESTIMENTO/FINAN.: No fluxo de investimento houve o impacto tanto da compra de títulos quanto da venda, com um net de 14bi (14 bi de Caixa passaram para títulos). Em financiamento, fica evidente o volume estrondoso pago em recompra de ações (43bi).
DRE (não gosto de DRE e continuo não gostando, porém a da Apple é bonita d+): interessante ver que a receita de 1TRI só com iPhone é o suficiente para comprar 2 Magalu.
Caixa/Aplicações: A estrutura é formada em 38 bi em caixa, 31 bi em aplicações até 1 ano e 134 bi acima de 1 ano. Destacamos que a Apple detém 21 bi de tesouro americano, 19,8 bi de tesouro de outros países e 88 bi em corporate bonds. Cadê o Bitcoin nessa lista?
Contas a receber: 13% do saldo está concentrado em um ÚNICO cliente, 35% alocado em companhias de telefonia e 52% em demais vendas.
Vendors: A natureza seria a venda de componentes e 65% estaria concentrada em uma empresa. Seria isso a Foxconn?
Outras contas a pagar: 25 bi deve-se a impostos a pagar e 27 bi em outros (outros dentro de outros que lá tinha outro outros). Dica para os contadores: não façam isso.
Dívida de longo prazo: os estímulos do FED e a baixa taxa de juros já estão refletidas no balanço da Apple, que emitiu 14bi em dívidas com uma taxa de juros mais baixa (0,75%~2,81%) do que as dívidas emitidas entre 2013 e 2020 (~4,65%).
Recompra de ações: A Apple pode realizar recompras das próprias ações limitado a aproximadamente 315 bi. No último tri ela recomprou o equivalente a um Banco Bradesco (43 bi). O conselho permitiu a recompra de +90bi (um Bradesco + Itaú juntos!, e ainda sobraria uns 3bi de troco.)
Gasto de pesquisa & desenvolvimento: atualmente a empresa da maça gasta 5,2 bi em R&D equivalente a 6% do faturamento. Curiosidade que no trimestre a Apple gastou o equivalente ao que o Brasil gastou em pesquisa científica durante todo o ano de 2020 (CNPQ, CAPES e FNDCT).
ERRATA: Brasil gastou 5 bi de REAIS e a Apple 5 Bi de USD, o buraco fica ainda mais embaixo, com isso a Apple gastou 5 x mais que o Brasil.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.