Dhiordan Lovestain Profile picture
Biólogo, mestre em Ecologia, Divulgador Científico. Autor do canal Eterna Busca. eternabusca@workmail.com

May 10, 2021, 18 tweets

Como funciona o comportamento heterossexual?
Vamos entrar um pouquinho nesta thread no mundo do comportamento sexual dos mamíferos.

Primeiro vamos esclarecer q aqui vamos falar do COMPORTAMENTO heterossexual, e não da sexualidade, pq é o comportamento q está sujeito a pressão da evolução.
Assim como já falamos do comportamento homossexual aqui:

É geralmente assumido que os hormônios sexuais são o principal fator na origem do comportamento reprodutivo heterossexual, controlando o desenvolvimento de um circuito neural específico do comportamento sexual e ativando-o na puberdade

No entanto, parece que esse modelo, destacado em mamíferos pouco corticais, ou seja aquelas com um córtex pouco desenvolvido, com poucas dobrinhas, não é mais válido para as espécies mais corticalizadas, as q tem muitas dobrinhas.

O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto.

O córtex é o local de representações simbólicas, o que ele recebe é processado e integrado, respondendo com uma ação. É a sede do entendimento, da razão. Se não houvesse córtex não haveria linguagem, percepção, emoção, cognição e memória.

Quanto mais o neocórtex é desenvolvido em uma determinada espécie, mais se observa variações e adaptações comportamentais devido à capacidade de analisar o contexto e a experiência individual.

Dados recentes sugerem que provavelmente durante a evolução a influência de hormônios e feromônios diminuiu nas espécies mais corticalizadas, como em nós humanos. Em primatas hominóides os processos de reforços e aprendizado são essenciais a reprodução

Nos mamíferos o comportamento reprodutivo tem fatores inatos (aqueles ditos genéticos) e aqueles aprendidos. Vamos nos focar em entender aquilo q é inato. Existem quatro fatores primários a regular a reprodução: hormônios, feromônios, reflexos sexuais e processos de reforço

Os hormônios promovem:
• uma motivação sexual geral.
• a facilitação de reflexos sexuais.
• emissão de feromônios sexuais.

Quanto ao Feromônios: Eles permitem especialmente o desencadeamento da motivação sexual (via sistema olfativo principal e o vomeronasal;) por meios dos cheiros corporais
e a distinção de um parceiro reprodutivo do sexo oposto (via sistema vomeronasal)

E sobre o sistema vomero nasal vem conferir essa thread aqui:

Os reflexos sexuais facilitam a cópula e permitem a fertilização. Esses reflexos são:
Ereção e lubrificação.
Ejaculação
• reflexo da ovulação, causado pelo coito
• Processos de reforço (no nível neurobiológico) ou sistema de recompensa (no nível psicológico).

Esses processos, associados à base sensitiva dos pelos, às zonas erógenas, à cópula, bem como à ejaculação e o orgasmo, seriam então a origem de repetir todas as atividades que estimulam o corpo e principalmente as zonas genitais.

E aqui vc vai entender os detalhes de como funciona o prazer e como nós evoluímos para sentir prazer:

Ou seja, esses processos estão na base do comportamento heterossexual. Esses processos também estariam, embora indiretamente, na origem do aprendizado da maioria das sequências de comportamento reprodutivo que não são inatas (não instintivos, em outras palavras, aprendido)

E sobre os apectos que são aprendidos, tais como "o macho sabe penetrar e montar a fêmea?" e coisas do tipo, eu falei neste video aqui:
Mas posso fazer uma thread tbm :)
E um spoiler: Machos não nascem sabendo o q fazer

Esta thread é uma versão bem curtinha deste vídeo aqui:

Então se quiser entender melhor estes mecanismos por trás do comportamento heteressexual vem conferir.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling