Dhiordan Lovestain Profile picture
May 10, 2021 18 tweets 6 min read Read on X
Como funciona o comportamento heterossexual?
Vamos entrar um pouquinho nesta thread no mundo do comportamento sexual dos mamíferos.
Primeiro vamos esclarecer q aqui vamos falar do COMPORTAMENTO heterossexual, e não da sexualidade, pq é o comportamento q está sujeito a pressão da evolução.
Assim como já falamos do comportamento homossexual aqui:
É geralmente assumido que os hormônios sexuais são o principal fator na origem do comportamento reprodutivo heterossexual, controlando o desenvolvimento de um circuito neural específico do comportamento sexual e ativando-o na puberdade
No entanto, parece que esse modelo, destacado em mamíferos pouco corticais, ou seja aquelas com um córtex pouco desenvolvido, com poucas dobrinhas, não é mais válido para as espécies mais corticalizadas, as q tem muitas dobrinhas.
O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto.
O córtex é o local de representações simbólicas, o que ele recebe é processado e integrado, respondendo com uma ação. É a sede do entendimento, da razão. Se não houvesse córtex não haveria linguagem, percepção, emoção, cognição e memória.
Quanto mais o neocórtex é desenvolvido em uma determinada espécie, mais se observa variações e adaptações comportamentais devido à capacidade de analisar o contexto e a experiência individual.
Dados recentes sugerem que provavelmente durante a evolução a influência de hormônios e feromônios diminuiu nas espécies mais corticalizadas, como em nós humanos. Em primatas hominóides os processos de reforços e aprendizado são essenciais a reprodução
Nos mamíferos o comportamento reprodutivo tem fatores inatos (aqueles ditos genéticos) e aqueles aprendidos. Vamos nos focar em entender aquilo q é inato. Existem quatro fatores primários a regular a reprodução: hormônios, feromônios, reflexos sexuais e processos de reforço
Os hormônios promovem:
• uma motivação sexual geral.
• a facilitação de reflexos sexuais.
• emissão de feromônios sexuais.
Quanto ao Feromônios: Eles permitem especialmente o desencadeamento da motivação sexual (via sistema olfativo principal e o vomeronasal;) por meios dos cheiros corporais
e a distinção de um parceiro reprodutivo do sexo oposto (via sistema vomeronasal)
E sobre o sistema vomero nasal vem conferir essa thread aqui:
Os reflexos sexuais facilitam a cópula e permitem a fertilização. Esses reflexos são:
Ereção e lubrificação.
Ejaculação
• reflexo da ovulação, causado pelo coito
• Processos de reforço (no nível neurobiológico) ou sistema de recompensa (no nível psicológico).
Esses processos, associados à base sensitiva dos pelos, às zonas erógenas, à cópula, bem como à ejaculação e o orgasmo, seriam então a origem de repetir todas as atividades que estimulam o corpo e principalmente as zonas genitais.
E aqui vc vai entender os detalhes de como funciona o prazer e como nós evoluímos para sentir prazer:
Ou seja, esses processos estão na base do comportamento heterossexual. Esses processos também estariam, embora indiretamente, na origem do aprendizado da maioria das sequências de comportamento reprodutivo que não são inatas (não instintivos, em outras palavras, aprendido)
E sobre os apectos que são aprendidos, tais como "o macho sabe penetrar e montar a fêmea?" e coisas do tipo, eu falei neste video aqui:
Mas posso fazer uma thread tbm :)
E um spoiler: Machos não nascem sabendo o q fazer
Esta thread é uma versão bem curtinha deste vídeo aqui:

Então se quiser entender melhor estes mecanismos por trás do comportamento heteressexual vem conferir.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Dhiordan Lovestain

Dhiordan Lovestain Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DhiordanLove

Jun 30
Para vc, o sexo é somente para reprodução? Muita gente acredita que sim, o sexo no reino animal seria somente com essa função. Porém não é bem assim. Vem conhecer nessa thread o sexo sócio sexual, e como o sexo pode ser usado como troca, reforço de vínculo, domínio, prazer e muito mais
Evidências de atividade sexual não-conceptiva são generalizadas no reino animal. Em particular, o sexo durante a gravidez, encontros do mesmo sexo, sexo oral e masturbação são observados em quase todos os animais não humanos
O comportamento sexual não-concepcional (NCSB), ou comportamento sócio-sexual, tem forma sexual, mas não facilita a reprodução direta e foi relatado em mais de 300 espécies animais, de insetos a primatas, mas esse número ainda é tão baixo pq é um campo relativamente novo de pesquisa.
Read 18 tweets
Jun 24
Vem entender nesta thread como a própria ciência contribuiu para a invisibilização do comportamento homossexual e tbm na manutenção de estigmas e preconceitos.
Ao nos referirmos aqui em comportamento homossexual estamos nos referindo a TODO comportamento de cunho sexual ou sócio-sexual exibido por indivíduos do mesmo sexo. Seja a monta, a penetração, o namoro, o cortejo, a formação de pares ou vínculo de casal. E isso independe de qual o contexto em q esses comportamentos são expressos.
Conversamos anteriormente sobre a diversidade do comportamento homossexual aqui:
Read 18 tweets
Apr 6
Sobre o tema de raças de cães consideradas agressivas, em particular o pitbull gostaria de deixar algumas considerações, a partir do ponto de vista de etólogo e da minha experiência de 3 anos como Diretor de Vigilância em Saúde e coordenação do setor de zoonoses:
Primeiro de tudo, em Minas Gerais existe a LEI ORDINÁRIA Nº 16301, DE 7 DE AGOSTO DE 2006 que regulamente a criação de A criação de cães das raças pit bull, dobermann, rottweiler e outros de porte físico e força semelhantes. Essa lei traz alguns trechos muito importantes:
Art. 2º O proprietário de cão de qualquer das raças a que se refere o art. 1º desta Lei é obrigado a registrar o animal com mais de cento e vinte dias de idade, mediante apresentação da seguinte documentação:

I - comprovante de vacinação do animal;

II - qualificação do vendedor e do proprietário do animal;

III - declaração da finalidade da criação do animal.
Art. 5º O proprietário de cão das raças a que se refere o art. 1º desta Lei fica obrigado a adotar as seguintes medidas de segurança:

I - colocar, no animal, coleira com o número do seu registro;

II - manter o animal em área delimitada, com dimensões suficientes para o seu manejo seguro, guarnecida com cercas, muros ou grades que impeçam a fuga do animal e resguardem a circulação de transeuntes nas proximidades;

III - afixar, de forma visível, à entrada do imóvel onde é mantido o cão, placa de advertência que informe a raça, a periculosidade e o número do registro do animal;

IV - impedir o acesso do cão a caixas de correio, hidrômetros, caixas de leitura de consumo de energia elétrica e equipamentos congêneres.

Art. 6º Na condução em via pública e no transporte de cão das raças a que se refere o art. 1º desta Lei, é obrigatória a utilização de equipamentos de contenção do animal.

Art. 7º O cão das raças a que se refere o art. 1º desta Lei que agredir alguém será recolhido e examinado por médico veterinário, que emitirá parecer sobre a possibilidade de sua permanência no convívio social.

Parágrafo único - Se o parecer de que trata o caput deste artigo concluir pela impossibilidade de permanência do cão no convívio social, o animal será eliminado por médico veterinário, após sedação.

Art. 8º Na hipótese de cão das raças de que trata o art. 1º desta Lei ferir alguém, fica o proprietário sujeito ao pagamento de multa de 1.000 (mil) Ufemgs.

§ 1º - No caso de a vítima comprovar, por meio de laudo médico acompanhado de boletim de ocorrência ou representação, que houve lesão decorrente do ataque do cão, a multa a que se refere o caput deste artigo será cobrada em dobro.

§ 2º - Na ocorrência de lesão corporal grave, o proprietário do cão será multado em 3.000 (três mil) Ufemgs.
Read 16 tweets
Mar 24
Sabe quando vc fica com raiva de uma porta q não se abre e vc começa a xingá-la ou quando a impressora emperra quando vc mais precisa dela e vc fala q ela faz de propósito? Vem entender um pouco mais sobre essa característica de atribuir sentimentos humanos a seres não humanos
O cenário q descrevemos anteriormente podermos dar um nome a ele, antropomorfismo. O antropomorfismo basicamente é atribuição de sentimentos, intencionalidade, emoções q são exclusivamente humanas a seres, coisas e entidades não humanas.
O antropomorfismo é, de certa maneira, uma forma de nos conectarmos ao mundo q nos rodeia. Ao atribuirmos estados emocionais a seres, sejam eles os nossos animais de companhia, ou mesmo entidades como a própria natureza, nossa relação com eles pode se tornar mais empática.
Read 13 tweets
Feb 18
Como o fato das florestas tropicais africanas se tornarem savanas, e nós passarmos a sermos bípedes influenciou nossa capacidade de pensar o futuro? Vem conferir um pouco mais deste tema nesta thread Image
Primeiro vale destacar que vamos apresentar aqui somente uma hipótese, dentre as mais diversas do tema que existem! Tendo isso em mente, vale relembrar que sobre o tema de pensar sobre o futuro e tbm sobre o passado, já temos thread aqui no perfil:
Segundo a hipótese de Savage-Rumbaugh (1994), as mudanças ocorridas no Mioceno, que levou a perda das extensas florestas tropicais q nossos ancestrais viviam nas árvores, em extensas savanas, causou profundas mudanças em nossos ancestrais. Image
Read 10 tweets
Feb 14
A esporotricose é uma doença fúngica em expansão em todo território brasileiro, ela afeta principalmente os gatos e a nós humanos. Nos gatos ela é uma doença grave q pode levar a morte. Em humanos ela causa lesões que podem ser extensas e dolorosas. Vem conhecer um pouco mais dos sintomas da esporotricose:Image
Antes de iniciar gostaria de destacar que este é i primeiro conteúdo de uma série sobre a esporotricose, ainda iremos falar sobre a epidemiologia e historia da doença, das formas de interação fungo/hospedeiro e do tratamento. Agora iremos nos focar nos sinais clínicos em humanos e gatos. E tentei selecionar as imagens menos chocantes possíveis e estão todas marcadas com a tag de sensível.
A esporotricose é uma micose causada pelos fungos do gênero Sporothrix, q incluem várias espécies. A espécie mais comum no mundo é o Sporothrix schenckii, porém no Brasil o Sporothrix brasiliensis tem se tornado uma grande preocupação a saúde pública, por ser uma espécie mais patogênica que as outras.Image
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(