Vem conhecer a Gympie-gympie, a planta mais tóxica da Austrália, capaz de causar uma dor extrema q pode durar por até um ano, q só de vc respirar perto dela pode ter graves reações. Mas ela tbm apresenta um grande potencial p/ tratamento de cânceres.
Não se deixe enganar pela sua aparência inofensiva de folhas felpudas: a Gympie-Gympie vai deixá-lo com uma dor agonizante ao toque mais suave. Seu nome Gympie-gympie vem da língua do povo indígena Gubbi Gubbi do sul de Queensland
Na Austrália existem 3 espécies de Gympie-gympie: a árvore gigante com ferrão ( Dendrocnide excelsa ), a árvore com folhas brilhantes ( Dendrocnide photinophylla ) e a Dendrocnide cordata ). Embora sejam chamadas de árvores, não são árvores realmente
As flores são pequenas e, uma vez polinizadas, o caule incha para formar o fruto. As frutas são suculentas, semelhantes a amora , e variam de rosa vivo a roxo. Elas até são comestíveis se vc retirar os pelos delas.
O contato com as folhas ou galhos faz com que os pelos ocos (chamados de tricoma) com pontas de sílica se quebrem, penetrem na pele e injetem as toxinas. A dor pode durar por vários meses ou mais, sempre que a área é tocada, exposta à água ou sujeita a mudanças de temperatura.
Isso pq os tricomas podem ser tão pequenos q a pele se fecha sobre eles tornando extremamente difícil sua retirada. A reação pode variar desde uma leve irritação até a morte, não só em humanos, mas também em cães e cavalos.
A dor em queimação é sentida quase imediatamente após o contato, então se intensifica, atingindo um pico após 20-30 min. Durante esse tempo, a freqüência cardíaca aumenta e os gânglios linfáticos nas articulações começam a inchar e latejar.
A dendrocnida pode causar problemas de saúde mesmo sem contato físico direto, com seus tricomas finos aparentemente se espalhando pelo ar, e pode causar forte irritação no trato respiratório. Elas causam espirros intensos, sangramento nasal e possivelmente
grandes danos respiratórios, se você ficar perto delas por mais de 20 minutos sem proteção. A reação começa com um formigamento no nariz e, em seguida, goteja continuamente, não são apenas espirros leves, mas ataques intensos, ásperos e contínuos de espirros.
Para trabalhar com ela os pesquisadores precisam usar máscaras de filtragem de partículas e luvas de solda. Além de trocar continuamente a máscara p/ evitar os efeitos dos tricomas q ficam no ar.
Um dos componentes da planta é a moroidina, ela é uma das responsáveis pela dor intensa. Esta molécula ataca o esqueleto das célula, os microtúbulos, q permitem a mitose, esse efeito é um grande potencial p/ combater células tumorais.
Outra característica única dela é q os pesquisadores descobriram nela uma família de peptídeos até então desconhecida e deram o nome de gympietides. Esses gympietides são extremamente semelhantes aos peptídeos do veneno de aranhas e do caracol cônico
Essas moléculas podem causar mudanças permanentes canais de sódio dos neurônios sensoriais, o q pode ajudar a explicar o pq da dor durar meses, e ser tão potente q nem mesmo morfina consegue aliviar. Além disso sua toxina é tão estável q não degrada, mesmo depois de décadas.
“A toxina da planta é estável e resistente ao calor e retém suas propriedades causadoras de dor por décadas. Espécimes botânicos secos coletados há mais de 100 anos ainda podem picar ”
Entendem agora pq achei isso tão chocante:
E se vc quer saber o q fazer se for picado por essa planta e como sua ação anti-tumoral funciona, vem conferir tudo neste vídeo:
Vem conhecer essa "parente" de vcs aranhas e moluscos no veneno rsrsrs
@AracnoC @Michelotto8legs @MalacologiaBr @piterkeo
Olhem só essa lindeza:
@pteridaceae, @carloshotta, @EntreEscamas @CC_Serpentes @mamutesciencia @_renaum @erva_daninha08 @GeekToxin @BiodivFoco @vanecosta10
Como ela é bem comum pela Austrália existem esses avisos em trilhas onde ela ocorre. particularmente pq as plantas pequenas causam muitos acidentes com pessoas desavisadas.
Curiosamente li o relato de um pesquisador q acompanhava casuar e caiu em cima de uma moita delas... :(
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.