Dhiordan Lovestain Profile picture
May 26, 2021 19 tweets 10 min read Read on X
Vem conhecer a Gympie-gympie, a planta mais tóxica da Austrália, capaz de causar uma dor extrema q pode durar por até um ano, q só de vc respirar perto dela pode ter graves reações. Mas ela tbm apresenta um grande potencial p/ tratamento de cânceres.
Não se deixe enganar pela sua aparência inofensiva de folhas felpudas: a Gympie-Gympie vai deixá-lo com uma dor agonizante ao toque mais suave. Seu nome Gympie-gympie vem da língua do povo indígena Gubbi Gubbi do sul de Queensland
Na Austrália existem 3 espécies de Gympie-gympie: a árvore gigante com ferrão ( Dendrocnide excelsa ), a árvore com folhas brilhantes ( Dendrocnide photinophylla ) e a Dendrocnide cordata ). Embora sejam chamadas de árvores, não são árvores realmente
As flores são pequenas e, uma vez polinizadas, o caule incha para formar o fruto. As frutas são suculentas, semelhantes a amora , e variam de rosa vivo a roxo. Elas até são comestíveis se vc retirar os pelos delas.
O contato com as folhas ou galhos faz com que os pelos ocos (chamados de tricoma) com pontas de sílica se quebrem, penetrem na pele e injetem as toxinas. A dor pode durar por vários meses ou mais, sempre que a área é tocada, exposta à água ou sujeita a mudanças de temperatura.
Isso pq os tricomas podem ser tão pequenos q a pele se fecha sobre eles tornando extremamente difícil sua retirada. A reação pode variar desde uma leve irritação até a morte, não só em humanos, mas também em cães e cavalos.
A dor em queimação é sentida quase imediatamente após o contato, então se intensifica, atingindo um pico após 20-30 min. Durante esse tempo, a freqüência cardíaca aumenta e os gânglios linfáticos nas articulações começam a inchar e latejar.
A dendrocnida pode causar problemas de saúde mesmo sem contato físico direto, com seus tricomas finos aparentemente se espalhando pelo ar, e pode causar forte irritação no trato respiratório. Elas causam espirros intensos, sangramento nasal e possivelmente
grandes danos respiratórios, se você ficar perto delas por mais de 20 minutos sem proteção. A reação começa com um formigamento no nariz e, em seguida, goteja continuamente, não são apenas espirros leves, mas ataques intensos, ásperos e contínuos de espirros.
Para trabalhar com ela os pesquisadores precisam usar máscaras de filtragem de partículas e luvas de solda. Além de trocar continuamente a máscara p/ evitar os efeitos dos tricomas q ficam no ar.
Um dos componentes da planta é a moroidina, ela é uma das responsáveis pela dor intensa. Esta molécula ataca o esqueleto das célula, os microtúbulos, q permitem a mitose, esse efeito é um grande potencial p/ combater células tumorais.
Outra característica única dela é q os pesquisadores descobriram nela uma família de peptídeos até então desconhecida e deram o nome de gympietides. Esses gympietides são extremamente semelhantes aos peptídeos do veneno de aranhas e do caracol cônico
Essas moléculas podem causar mudanças permanentes canais de sódio dos neurônios sensoriais, o q pode ajudar a explicar o pq da dor durar meses, e ser tão potente q nem mesmo morfina consegue aliviar. Além disso sua toxina é tão estável q não degrada, mesmo depois de décadas.
“A toxina da planta é estável e resistente ao calor e retém suas propriedades causadoras de dor por décadas. Espécimes botânicos secos coletados há mais de 100 anos ainda podem picar ”
Entendem agora pq achei isso tão chocante:
E se vc quer saber o q fazer se for picado por essa planta e como sua ação anti-tumoral funciona, vem conferir tudo neste vídeo:
Vem conhecer essa "parente" de vcs aranhas e moluscos no veneno rsrsrs
@AracnoC @Michelotto8legs @MalacologiaBr @piterkeo
Como ela é bem comum pela Austrália existem esses avisos em trilhas onde ela ocorre. particularmente pq as plantas pequenas causam muitos acidentes com pessoas desavisadas.
Curiosamente li o relato de um pesquisador q acompanhava casuar e caiu em cima de uma moita delas... :(

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Dhiordan Lovestain

Dhiordan Lovestain Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DhiordanLove

Apr 6
Sobre o tema de raças de cães consideradas agressivas, em particular o pitbull gostaria de deixar algumas considerações, a partir do ponto de vista de etólogo e da minha experiência de 3 anos como Diretor de Vigilância em Saúde e coordenação do setor de zoonoses:
Primeiro de tudo, em Minas Gerais existe a LEI ORDINÁRIA Nº 16301, DE 7 DE AGOSTO DE 2006 que regulamente a criação de A criação de cães das raças pit bull, dobermann, rottweiler e outros de porte físico e força semelhantes. Essa lei traz alguns trechos muito importantes:
Art. 2º O proprietário de cão de qualquer das raças a que se refere o art. 1º desta Lei é obrigado a registrar o animal com mais de cento e vinte dias de idade, mediante apresentação da seguinte documentação:

I - comprovante de vacinação do animal;

II - qualificação do vendedor e do proprietário do animal;

III - declaração da finalidade da criação do animal.
Art. 5º O proprietário de cão das raças a que se refere o art. 1º desta Lei fica obrigado a adotar as seguintes medidas de segurança:

I - colocar, no animal, coleira com o número do seu registro;

II - manter o animal em área delimitada, com dimensões suficientes para o seu manejo seguro, guarnecida com cercas, muros ou grades que impeçam a fuga do animal e resguardem a circulação de transeuntes nas proximidades;

III - afixar, de forma visível, à entrada do imóvel onde é mantido o cão, placa de advertência que informe a raça, a periculosidade e o número do registro do animal;

IV - impedir o acesso do cão a caixas de correio, hidrômetros, caixas de leitura de consumo de energia elétrica e equipamentos congêneres.

Art. 6º Na condução em via pública e no transporte de cão das raças a que se refere o art. 1º desta Lei, é obrigatória a utilização de equipamentos de contenção do animal.

Art. 7º O cão das raças a que se refere o art. 1º desta Lei que agredir alguém será recolhido e examinado por médico veterinário, que emitirá parecer sobre a possibilidade de sua permanência no convívio social.

Parágrafo único - Se o parecer de que trata o caput deste artigo concluir pela impossibilidade de permanência do cão no convívio social, o animal será eliminado por médico veterinário, após sedação.

Art. 8º Na hipótese de cão das raças de que trata o art. 1º desta Lei ferir alguém, fica o proprietário sujeito ao pagamento de multa de 1.000 (mil) Ufemgs.

§ 1º - No caso de a vítima comprovar, por meio de laudo médico acompanhado de boletim de ocorrência ou representação, que houve lesão decorrente do ataque do cão, a multa a que se refere o caput deste artigo será cobrada em dobro.

§ 2º - Na ocorrência de lesão corporal grave, o proprietário do cão será multado em 3.000 (três mil) Ufemgs.
Read 16 tweets
Mar 24
Sabe quando vc fica com raiva de uma porta q não se abre e vc começa a xingá-la ou quando a impressora emperra quando vc mais precisa dela e vc fala q ela faz de propósito? Vem entender um pouco mais sobre essa característica de atribuir sentimentos humanos a seres não humanos
O cenário q descrevemos anteriormente podermos dar um nome a ele, antropomorfismo. O antropomorfismo basicamente é atribuição de sentimentos, intencionalidade, emoções q são exclusivamente humanas a seres, coisas e entidades não humanas.
O antropomorfismo é, de certa maneira, uma forma de nos conectarmos ao mundo q nos rodeia. Ao atribuirmos estados emocionais a seres, sejam eles os nossos animais de companhia, ou mesmo entidades como a própria natureza, nossa relação com eles pode se tornar mais empática.
Read 13 tweets
Feb 18
Como o fato das florestas tropicais africanas se tornarem savanas, e nós passarmos a sermos bípedes influenciou nossa capacidade de pensar o futuro? Vem conferir um pouco mais deste tema nesta thread Image
Primeiro vale destacar que vamos apresentar aqui somente uma hipótese, dentre as mais diversas do tema que existem! Tendo isso em mente, vale relembrar que sobre o tema de pensar sobre o futuro e tbm sobre o passado, já temos thread aqui no perfil:
Segundo a hipótese de Savage-Rumbaugh (1994), as mudanças ocorridas no Mioceno, que levou a perda das extensas florestas tropicais q nossos ancestrais viviam nas árvores, em extensas savanas, causou profundas mudanças em nossos ancestrais. Image
Read 10 tweets
Feb 14
A esporotricose é uma doença fúngica em expansão em todo território brasileiro, ela afeta principalmente os gatos e a nós humanos. Nos gatos ela é uma doença grave q pode levar a morte. Em humanos ela causa lesões que podem ser extensas e dolorosas. Vem conhecer um pouco mais dos sintomas da esporotricose:Image
Antes de iniciar gostaria de destacar que este é i primeiro conteúdo de uma série sobre a esporotricose, ainda iremos falar sobre a epidemiologia e historia da doença, das formas de interação fungo/hospedeiro e do tratamento. Agora iremos nos focar nos sinais clínicos em humanos e gatos. E tentei selecionar as imagens menos chocantes possíveis e estão todas marcadas com a tag de sensível.
A esporotricose é uma micose causada pelos fungos do gênero Sporothrix, q incluem várias espécies. A espécie mais comum no mundo é o Sporothrix schenckii, porém no Brasil o Sporothrix brasiliensis tem se tornado uma grande preocupação a saúde pública, por ser uma espécie mais patogênica que as outras.Image
Read 28 tweets
Jan 1
Crianças menores q 3 anos conseguem pensar sobre o futuro? Existe diferença entre saber e lembrar? Vem conferir uma pouco mais sobre a memória semântica e memória episódica e o pensamento futuro
Como os conceitos de memória episódica e memória semântica serão importante aqui nessa thread vale a pena relembrar:
A memória semântica refere-se ao nosso repositório de conhecimento geral do mundo. Já a memória episódica diz respeito à memória dos eventos específicos da nossa própria vivência pessoal.
Read 16 tweets
Dec 26, 2023
Escolher um parceiro, um "namorado" não é uma tarefa fácil. A escolha por si só já é uma tarefa árdua! E com os animais tbm é a mesma coisa. Vamos conhecer nesta thread um pouco mais da complexa escolha de parceiros e como os animais copiam as escolhas q os outros fazem
Em todo o reino animal, indivíduos de ambos os sexos são frequentemente seletivos em quem escolhem para se acasalar. E isso seria especial por causa da vantagem de gerar filhotes com melhores genes.
A força da escolha do parceiro, é o nome dado ao grau em que os indivíduos preferem algumas opções de acasalamento em detrimento de outras. Escolher um parceiro é algo muito caro, pq exige uma escolha e isso requer tempo, energia e tbm rejeitar um parceiro em potencial
Read 19 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(