Ponte Jornalismo Profile picture
A Ponte é um canal de informações sobre Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. Apoie: https://t.co/AoF6GeVqhE

May 28, 2021, 23 tweets

[ACONTECE AGORA] Em meio à pandemia que segue matando 2 mil pessoas por dia, a @PMESP inicia o despejo de 230 famílias que habitavam há seis meses um terreno na Vila Dionísia, zona norte da cidade de São Paulo.

@PMESP Chamada de Penha Brasil, a favela ocupava terreno de propriedade da Igreja Internacional da Graça de Deus, que tem como líder o missionário @RRSoares_.

@PMESP @RRSoares_ Enquanto a PM aguarda do lado de fora, o ajudante Rodrigo Teixeira Miguel, 27, se apressa em tirar prego por prego para reaproveitar as madeiras que lhe serviram de casa. "Não posso desperdiçar, depois não tem como arrumar outra. Único dinheiro que ganho é p/ sustentar a família"

@PMESP @RRSoares_ "Não tenho para onde ir", dizem os moradores para o repórter @padudias, que está ali agora acompanhando o despejo das famílias. Muitos deles passaram a noite em claro com medo de uma ação violenta por parte da PM.

@PMESP @RRSoares_ @padudias Executada pela @PMESP, a desocupação foi ordenada pelo @tjsp_oficial, a pedido da Igreja da Graça de Deus de @RRSoares_. O advogado da congregação, Leonardo Girundi, afirmou a @padudias que o local vai abrigar um templo e um espaço social para atender a comunidade.

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial Durante o despejo, um homem subiu numa torre de telefonia.

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial O primeiro caminhão levando pertences de moradores saiu há pouco em direção à Casa Verde, outro bairro da zona norte. 44 caminhões foram providenciados pela igreja para a desocupação. Os pertences são levados para locais indicados pelos moradores.

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial O repórter @padudias esteve na favela Penha Brasil em abril . Viu uma professora que improvisou uma escola e um barraco usado como igreja evangélica. Tudo isso está se desfazendo hoje. A pedido de uma igreja, a @RRSoares_, por ordem do @tjsp_oficial.ponte.org/erguida-na-vil…

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial O homem que havia subido na torre de telefonia para protestar contra o despejo da favela acabou de descer.

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial Correndo de um lado para o outro para orientar moradores, a advogada das famílias, Karina Rodrigues de Andrade, 39 anos, se disse desapontada com o Poder Judiciário. "A Justiça tem lado, sempre tem."

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial A desocupação foi ordenada, no último dia de 2020, pela juíza Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro. Depois a pedido da @PMESP, a juíza Fernanda de Carvalho Queiroz determinou providências para uma "desocupação segura", incluindo aviso ao Conselho Tutelar.

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial A @Defensoriasp pediu a suspensão do cumprimento da ordem de reintegração de posse. O pedido foi negado na segunda instância pelos desembargadores Ricardo Pessoa de Mello Belli, Cláudia Grieco Tabosa Pessoa e Mourão Neto.

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp Na decisão de segunda instância, o relator Ricardo Pessoa de Mello Belli disse que “a protelação do cumprimento da ordem liminar, para aguardo de providências do Poder Público destinadas a promover o assentamento dos réus, não teria outro efeito que não o de agigantar a invasão”

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp Segundo a @Defensoriasp, as decisões do @tjsp_oficial contrariam uma série de recomendações, do @conselhonacional à @ONUBrasil, contrárias às remoções de famílias de suas casas durante a pandemia de Covid-19.

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp @ONUBrasil "Despejar as pessoas de suas casas nessa situação, independentemente do status legal de sua moradia, é uma violação de seus direitos humanos", escreveu o Relator Especial da ONU sobre moradia adequada, Balakrishnan Rajagopa: ohchr.org/Documents/Issu…

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp @ONUBrasil Em fevereiro, atendendo a um pedido da @CNBBNacional, o @CNJ_oficial emitiu uma recomendação de "especial cautela" para a desocupação coletiva de imóveis enquanto durar a pandemia. atos.cnj.jus.br/files/original…

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp @ONUBrasil @CNBBNacional @CNJ_oficial “Quanto menos condições as pessoas tiverem de fazer as medidas de prevenção, mais elas serão atingidas pela pandemia”, explica a urbanista @raquelrolnik, ao explicar por que não pode haver despejos neste momento. ponte.org/urbanista-prop…

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp @ONUBrasil @CNBBNacional @CNJ_oficial @raquelrolnik Por tudo isso, diversas entidades lançaram a campanha "DESPEJO ZERO: pela vida no campo e na cidade" habitatbrasil.org.br/despejozero/

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp @ONUBrasil @CNBBNacional @CNJ_oficial @raquelrolnik Na manhã de hoje, todas essas recomendações, da @ONUBrasil ao @CNJ_oficial, foram ignoradas pelo @tjsp_oficial, que, atendendo a um pedido da igreja @RRSoares_, e com o apoio da @PMESP, colocou na rua 230 famílias.

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp @ONUBrasil @CNBBNacional @CNJ_oficial @raquelrolnik "Não tenho para onde ir" é a frase mais dita por quem morava no local. "É a primeira vez que estou passando por isso. Não sei para onde vou. Talvez para uma nova ocupação. Só Jesus", disse Maria Santos. A mulher contou que chegou ao local após cansar das agressões do marido.

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp @ONUBrasil @CNBBNacional @CNJ_oficial @raquelrolnik Mais um caminhão se prepara para deixar o terreno. O trajeto vai para o Jardim Vista Alegre, também na zona norte. "Vou levar só os móveis para a casa da minha mãe. Para onde eu vou, eu não sei", disse Sandra Costa Silva, 23, enquanto amamentava o filho de dois meses

@PMESP @RRSoares_ @padudias @tjsp_oficial @Defensoriasp @ONUBrasil @CNBBNacional @CNJ_oficial @raquelrolnik "Esse é um falso profeta. O que o @RRSoares_ está fazendo com as famílias é ser um falso profeta". A fala é de Edilson de Souza Barreto, 52, conhecido por todos da ocupação como "Pastor" por suas pregações e auxílios espirituais enquanto a Favela Penha Brasil esteve de pé.

‘Não sei para onde vou’: após pedido de R.R. Soares, moradores da favela Penha Brasil são despejados

Reportagem de @padudias
ponte.org/nao-sei-para-o…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling