Leonardo Coutinho Profile picture

May 30, 2021, 8 tweets

#1 O professor @OliverStuenkel, da @FGV, deu um depoimento interessantíssimo na @USCC_GOV, do Congresso dos EUA. Não espere ataques à China. As partes descritivas são bem boas e úteis para, na minha avaliação, pensar no tamanho do que considero problema.
uscc.gov/sites/default/…

#2 Neste trecho, logo no início, ele resume pontos relevantes sobre os interesses chineses. 1) Profunda dependência de minerais (ferro e nióbio) 2) Como produtor de alimentos, o Brasil é estratégico para a China (e acrescento, o regime político comandado pelo PCC).

3# A roubalheira das empresas pilhadas na #LavaJato tornou inviável a presença delas em muitos negócios e países. Os chineses entraram com tudo no lugar. Penso que isso se deu não apenas por "senso de oportunidade". O PCC substitui os brasileiros em TODAS as outras atividades.

#4 O dr. Stuenkel toca em um ponto fundamental. As estatais chinesas não estão apenas fazendo negócios na América Latina e no Brasil. Estão comprando com visão estratégica, muitas vezes pagando preços mais elevados por empresas que eles consideram fundamentais para seus planos.

#5 Ainda sobre o trecho acima. Vale prestar atenção quando o autor fala que para Beijing pouco importa o presidente de hoje. No caso @jairbolsonaro. Me parece preciso sob o aspecto estratégico. Mas os chineses já são mais tão discretos ou tão pacientes com os governos que passam.

#6 A China abriu mão do soft power faz tempo. É verdade que eles se beneficiaram da imagem de "neutros" em contraposição aos EUA que sempre exigem contrapartidas e têm um passado intervencionista que deixou traumas na América Latina

#7 Um ponto central. O envio de 500 jornalistas latinos para "aprender sobre a China e explicar melhor o país" para seus leitores é apenas uma parte do que se chama captura de elites. Faltou citar a quantidade de parlamentares e think tanks que também são assediados pela China.

#8 Infelizmente o documento está em inglês (o que impede o acesso de muita gente) e tenha sido ignorado no Brasil. Profundo conhecedor das ações da China no Ocidente, o dr. Stuenkel oferece outros números e informações relevantes. E ninguém pode acusá-lo de ser anti-China.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling