Desmentindo Bolsonaro Profile picture
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Desmentindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Jun 8, 2021, 10 tweets

O TCU desmentiu o presidente Jair Bolsonaro sobre uma possível "supernotificação" de 50% nos óbitos por Covid-19 em 2020, que ele afirmou hoje existir.

Logo após perfis bolsonaristas começaram a divulgar um RELATÓRIO FALSO em nome do TCU.

Bora desmentir juntos? Segue o fio

Os prints que mais estão circulando são esses aqui. Uma montagem muito tosca do que seria um relatório do TCU. Você já pode identificar isso de cara a partir da falta de um papel timbrado e a forma de escrita em alguns trechos destacados. Nada condizente com o padrão do TCU.

No relatório falso dos bolsonaristas eles citam o item 9.5.2 do ACÓRDÃO Nº 2817/2020. Ambos existem, tanto o item quanto o acórdão, mas a verdade para por aí. Todo o restante é falso. Segue abaixo o print VERDADEIRO do acórdão do TCU. Percebam a diferença.

Agora vamos ao tal item 9.5.2 citado por eles. Percebam no print da esquerda que ele realmente existe, mas faz parte de uma lista de 36 itens que o TCU apenas RECOMENDA e ORIENTA que sejam acompanhados, conforme descrito no print da direita que remete ao início do acórdão.

Pois bem, junto com esse acórdão o documento do TCU possui um relatório de 115 páginas e pode ser acessado no próprio site do Tribunal pelo link abaixo.

pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/redireciona/…

Referente ao item "utilizar a incidência de Covid-19 como critério para transferência de recursos" o TCU na página 75 do relatório indica que isso NÃO é um bom critério adotado pelo Ministério da Saúde para fazer o repasse de recursos, pois PODERIA incentivar a supernotificação.

Na página 90 do relatório verdadeiro o TCU informar que 44,9% dos RECURSOS foram distribuídos com base na taxa de incidência citada no item anterior, e que NÃO EXISTE evidência de que esteja ocorrendo a prática de supernotificação.

TODO O RESTANTE do texto citado nos prints FALSOS dos bolsonaristas NÃO EXISTEM no relatório do TCU. Marcamos de verde pra deixar claro. Ou seja, eles montaram um documento FALSO e inseriram no meio o texto do item 9.5.2 do acórdão 2817/2020, totalmente fora de contexto. FIM.

Hospedamos o relatório do TCU no nosso Dropbox, pois o site do Tribunal tá bem instável e muito difícil de acessar. São 115 páginas.

Aqui o nosso link -> bit.ly/relatorio-tcu
Aqui o do TCU -> pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/redireciona/…

O TCU soltou uma nota de esclarecimento pra afirmar que obviamente esses prints esdrúxulos e falsificados não são do TCU.

portal.tcu.gov.br/imprensa/notic…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling