Marcelo Lemos Profile picture
Apenas um brasileirinho

Jun 9, 2021, 19 tweets

O pessoal daquela startup de locação e venda de imóveis, me mandou e-mail convidando pra ser fotógrafo freelancer deles. Proposta boa? Segue o fio 🧶

Pegaram meu nome e e-mail no cadastro de MEI do blog. Lembro que eu tinha incluído, além dos CNAE de produção de conteúdo, o de fotografia. Pensei. Uau! A parada deve ser profissa. Não querem amadores. Querem gente com CNPJ 😃

O job seria fotografar imóveis que eles negociam a locação e venda na plataforma. Será que sou digno deste trabalho? Não custa nada eu clicar nesse “Clique aqui!” e me candidatar, né?

A propagando era boa. Não exigia exclusividade. Olha só! Eu poderia fazer nas minhas horas vagas e ainda ter uma renda extra. Oportunidade pra recuperar os 2 mil dólares de investimento na minha última câmera? 🤑

Aliás, além de saber fotografar, as únicas exigências eram ter uma câmera DSLR e uma lente grande angular. Me inscrevi, claro! Prq não?

Pouco depois recebo um e-mail com uma apresentação enorme mostrando como funciona o negócio da empresa, detalhes de qual seria o meu trabalho e quais as exigências e contrapartida financeiras deles. Vou resumir:

✅ Tem que tirar foto com tripé (falaram no início q era só a câmera e a lente, mas ok. É obrigação de um fotógrafo decente ter um tripé)

✅ Tem que ter no mínimo 5 fotos - em RAW, de cada cômodo do imóvel. (Eita! Será que a remuneração é por foto? Imagina fotografar para o anúncio de uma casa gigante, tipo a do 01 no Lago?)

✅ Tem que ter um vídeo narrando a visita e mostrando todos os cômodos e vistas do imóvel. (Uai! Eles querem um fotógrafo ou um blogueirinho?)

✅ Tem que ter fotos 360 graus do imóvel. Se você não tem uma câmera 360, eles podem fornecer, mediante disponibilidade na região. (São bonzinhos, fornecem até ferramentas de trabalho)

✅ Tem que preencher um checklist do imóvel, avaliando suas condições, seu estado sua conservação, sua aparência, se tem itens básicos e até se precisa de alguns ajustes. (Oi? Tenho que tirar CRECI também?)

✅ Tem que editar todas as fotos no computador, corrigindo distorções de lente, ajustes de exposição, constraste e whitebalance, além de exportar a edição final pra jpeg e publicar todas as fotos na plataforma deles.

✅ Tem que subir e publicar o vídeo narrado do imóvel (aquele estilo blogueirinho) no canal do YouTube deles, seguindo uma formatação estabelecida para título e legenda.

E isso tudo precisa ser feito no mesmo dia: 5 fotos por cômodo, fotos 360, vídeo blogueirinho, checklist, edição e publicação, para garantir um bônus especial.

Caramba! Muito trampo hein? 😰Qto será q eles pagam por esse trabalho especializado? 🤔

De R$ 42 a R$ 79 reais por sessão, dependendo da complexidade e tamanho do imóvel. E nesse valor máximo está incluso um majestoso bônus de 9 reais por fotografar, gravar, editar e publicar fotos e vídeos no MESMO DIA

Daí o liberal safado vai dizer: “Você aceita se quiser. Ninguém tá te obrigando.” Claro! Eu posso me dar ao luxo de não aceitar. Tenho outra atividade principal que me valoriza e me remunera tão bem a ponto de permitir que eu tenha como hobby o que pra maioria é profissão.

Mas tenho muita pena de fotógrafos que precisam se sujeitar a esse tipo de exploração pra ganhar dinheiro. Por isso prefiro imaginar que todos que receberam a mesma proposta indecorosa tenham no mínimo dado boas risadas 😅

Enfim, de bônus fica o questionamento: Qual deverá ser o valor de mercado dessa startup que precisa explorar a dignidade dos outros para sobreviver?

🤫

seudinheiro.com/2021/empresas/…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling