Marcelo Lemos Profile picture
Jun 9, 2021 19 tweets 5 min read Read on X
O pessoal daquela startup de locação e venda de imóveis, me mandou e-mail convidando pra ser fotógrafo freelancer deles. Proposta boa? Segue o fio 🧶
Pegaram meu nome e e-mail no cadastro de MEI do blog. Lembro que eu tinha incluído, além dos CNAE de produção de conteúdo, o de fotografia. Pensei. Uau! A parada deve ser profissa. Não querem amadores. Querem gente com CNPJ 😃
O job seria fotografar imóveis que eles negociam a locação e venda na plataforma. Será que sou digno deste trabalho? Não custa nada eu clicar nesse “Clique aqui!” e me candidatar, né?
A propagando era boa. Não exigia exclusividade. Olha só! Eu poderia fazer nas minhas horas vagas e ainda ter uma renda extra. Oportunidade pra recuperar os 2 mil dólares de investimento na minha última câmera? 🤑
Aliás, além de saber fotografar, as únicas exigências eram ter uma câmera DSLR e uma lente grande angular. Me inscrevi, claro! Prq não?
Pouco depois recebo um e-mail com uma apresentação enorme mostrando como funciona o negócio da empresa, detalhes de qual seria o meu trabalho e quais as exigências e contrapartida financeiras deles. Vou resumir:
✅ Tem que tirar foto com tripé (falaram no início q era só a câmera e a lente, mas ok. É obrigação de um fotógrafo decente ter um tripé)
✅ Tem que ter no mínimo 5 fotos - em RAW, de cada cômodo do imóvel. (Eita! Será que a remuneração é por foto? Imagina fotografar para o anúncio de uma casa gigante, tipo a do 01 no Lago?)
✅ Tem que ter um vídeo narrando a visita e mostrando todos os cômodos e vistas do imóvel. (Uai! Eles querem um fotógrafo ou um blogueirinho?)
✅ Tem que ter fotos 360 graus do imóvel. Se você não tem uma câmera 360, eles podem fornecer, mediante disponibilidade na região. (São bonzinhos, fornecem até ferramentas de trabalho)
✅ Tem que preencher um checklist do imóvel, avaliando suas condições, seu estado sua conservação, sua aparência, se tem itens básicos e até se precisa de alguns ajustes. (Oi? Tenho que tirar CRECI também?)
✅ Tem que editar todas as fotos no computador, corrigindo distorções de lente, ajustes de exposição, constraste e whitebalance, além de exportar a edição final pra jpeg e publicar todas as fotos na plataforma deles.
✅ Tem que subir e publicar o vídeo narrado do imóvel (aquele estilo blogueirinho) no canal do YouTube deles, seguindo uma formatação estabelecida para título e legenda.
E isso tudo precisa ser feito no mesmo dia: 5 fotos por cômodo, fotos 360, vídeo blogueirinho, checklist, edição e publicação, para garantir um bônus especial.
Caramba! Muito trampo hein? 😰Qto será q eles pagam por esse trabalho especializado? 🤔
De R$ 42 a R$ 79 reais por sessão, dependendo da complexidade e tamanho do imóvel. E nesse valor máximo está incluso um majestoso bônus de 9 reais por fotografar, gravar, editar e publicar fotos e vídeos no MESMO DIA
Daí o liberal safado vai dizer: “Você aceita se quiser. Ninguém tá te obrigando.” Claro! Eu posso me dar ao luxo de não aceitar. Tenho outra atividade principal que me valoriza e me remunera tão bem a ponto de permitir que eu tenha como hobby o que pra maioria é profissão.
Mas tenho muita pena de fotógrafos que precisam se sujeitar a esse tipo de exploração pra ganhar dinheiro. Por isso prefiro imaginar que todos que receberam a mesma proposta indecorosa tenham no mínimo dado boas risadas 😅
Enfim, de bônus fica o questionamento: Qual deverá ser o valor de mercado dessa startup que precisa explorar a dignidade dos outros para sobreviver?

🤫

seudinheiro.com/2021/empresas/…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo Lemos

Marcelo Lemos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(