Ariel Palacios Profile picture
Correspondente da @GloboNews em Buenos Aires para A.Latina. Colunista da @CBNoficial e da @Labs_news. Comentarista no @Redacao_Sportv. Autor de “Os Argentinos”.

Jun 12, 2021, 21 tweets

Soem trombetas e tambores!!! Agora, em nossa sessão "O atacadão do thread".... Plágios & Política:

No início da década de 1920, o ditador italiano, o "duce" Benito Mussolini (o fundador do Fascismo), adorava andar em moto com seus militantes.

Freud explica

Mussolini adorava posar montado a cavalo ou nadando, entre outras atividades ....uma espécie de tentativa de demonstração de "ação"

Na Itália, os militantes fascistas, isto é, os jecas idólatras do "Duce" Benito Mussolini, tinham como slogan "Mussolini ha sempre ragione' (Mussolini tem sempre razão).
Cóf-cóf....Não é exatamente um slogan adequado a plagiar...

Anos depois, inspirados nos fascistas italianos, para justificar qualquer delírio de Adolf Hitler (o psicopata que comandou a Alemanha entre 1933 e 1945), seus seguidores recorriam ao slogan "Der Führer hat immer recht", que significa "O Führer tem sempre razão".

Esta mania de plagiar slogans dos tempos nazistas e fascistas ficou evidente quando, nos últimos anos, em paragens subequatoriais grupos de manifestantes carregavam cartazes com slogans com o nome de um país e depois a palavra "acorda":
"X, acorda!"

Imaginemos um hipotético país... Southern Banânia, por exemplo.
O plágio seria "Southern Banânia, acorda!"
Ou, "Acorda, Southern Banânia!"

Neste caso teria que explicar a esse grupo de southernbananenses que seria uma cópia do dístico nazista "Deutschland erwache!" (Alemanha, acorda!), um dos mais influentes slogans do partido nazista alemão.
Cóf-cóf...Não pega bem se inspirar em nazistas. Ou, pior..plagiar nazistas

Bom, também seria conveniente explicar a esse grupo de southernbananeses que existe um precedente, o "Deutschland über alles" (Alemanha acima de tudo)..

Outro plágio recente ...

«Meglio vivere un giorno da leone che cent'anni da pecora!» (Melhor viver um dia de leão do que cem anos de ovelha!)
Esta frase foi um dos slogans fanfarroneados pelo “Duce”, o bizarro ditador italiano Benito Mussolini,o fundador do Fascismo (na foto,o Duce com sua leoa "Italia")

Aviso, just in case (e levando em conta a moda de usar expressões de Mussolini nestes dias), que o slogan "Credere, obbedire, combattere!" (Acreditar, obedecer, combater!") também foi um dos slogans do Partido Fascista italiano...

Um dos slogans favoritos do fundador do Fascismo, "il duce" Benito Mussolini (e de seus seguidores) era o grosseiro "me ne frego", equivalente a "e daí?" ou "não estou nem aí".

Coincidentemente lembrei do uso que o fundador do Fascismo, o "duce" Benito Mussolini, fez do futebol.

Hitler adorava posar para fotos com crianças vestidas como mini-soldados...

(só falta agora que apareçam uns gajos neonazistas aqui para protestar contra este tuíte...os únicos que poderiam reclamar seriam admiradores de Hitler, logicamente ....3...2...1...)

Um dos cartunistas que satirizou o "Fuehrer" foi o genial chargista Rudolf Herrmann (1886-1965).
A charge é de 1932 título:"Só o gado mais tonto vota em seu próprio açougueiro"

O estupendo chargista brasileiro Nássara também ironizou o ditador alemão na época:

E esta, de Mussolini dando no pé da África, de Bruce Russell, publicada na época no Los Angeles Times.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling