Soem trombetas e tambores!!! Agora, em nossa sessão "O atacadão do thread".... Plágios & Política:
No início da década de 1920, o ditador italiano, o "duce" Benito Mussolini (o fundador do Fascismo), adorava andar em moto com seus militantes.
Freud explica
Mussolini adorava posar montado a cavalo ou nadando, entre outras atividades ....uma espécie de tentativa de demonstração de "ação"
Na Itália, os militantes fascistas, isto é, os jecas idólatras do "Duce" Benito Mussolini, tinham como slogan "Mussolini ha sempre ragione' (Mussolini tem sempre razão).
Cóf-cóf....Não é exatamente um slogan adequado a plagiar...
Anos depois, inspirados nos fascistas italianos, para justificar qualquer delírio de Adolf Hitler (o psicopata que comandou a Alemanha entre 1933 e 1945), seus seguidores recorriam ao slogan "Der Führer hat immer recht", que significa "O Führer tem sempre razão".
Esta mania de plagiar slogans dos tempos nazistas e fascistas ficou evidente quando, nos últimos anos, em paragens subequatoriais grupos de manifestantes carregavam cartazes com slogans com o nome de um país e depois a palavra "acorda":
"X, acorda!"
Imaginemos um hipotético país... Southern Banânia, por exemplo.
O plágio seria "Southern Banânia, acorda!"
Ou, "Acorda, Southern Banânia!"
Neste caso teria que explicar a esse grupo de southernbananenses que seria uma cópia do dístico nazista "Deutschland erwache!" (Alemanha, acorda!), um dos mais influentes slogans do partido nazista alemão.
Cóf-cóf...Não pega bem se inspirar em nazistas. Ou, pior..plagiar nazistas
Bom, também seria conveniente explicar a esse grupo de southernbananeses que existe um precedente, o "Deutschland über alles" (Alemanha acima de tudo)..
Outro plágio recente ...
«Meglio vivere un giorno da leone che cent'anni da pecora!» (Melhor viver um dia de leão do que cem anos de ovelha!)
Esta frase foi um dos slogans fanfarroneados pelo “Duce”, o bizarro ditador italiano Benito Mussolini,o fundador do Fascismo (na foto,o Duce com sua leoa "Italia")
Aviso, just in case (e levando em conta a moda de usar expressões de Mussolini nestes dias), que o slogan "Credere, obbedire, combattere!" (Acreditar, obedecer, combater!") também foi um dos slogans do Partido Fascista italiano...
Um dos slogans favoritos do fundador do Fascismo, "il duce" Benito Mussolini (e de seus seguidores) era o grosseiro "me ne frego", equivalente a "e daí?" ou "não estou nem aí".
Coincidentemente lembrei do uso que o fundador do Fascismo, o "duce" Benito Mussolini, fez do futebol.
Hitler adorava posar para fotos com crianças vestidas como mini-soldados...

(só falta agora que apareçam uns gajos neonazistas aqui para protestar contra este tuíte...os únicos que poderiam reclamar seriam admiradores de Hitler, logicamente ....3...2...1...)
Um dos cartunistas que satirizou o "Fuehrer" foi o genial chargista Rudolf Herrmann (1886-1965).
A charge é de 1932 título:"Só o gado mais tonto vota em seu próprio açougueiro"
O estupendo chargista brasileiro Nássara também ironizou o ditador alemão na época:
E esta, de Mussolini dando no pé da África, de Bruce Russell, publicada na época no Los Angeles Times.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ariel Palacios

Ariel Palacios Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @arielpalacios

Sep 19
O argentino papa Francisco não está no funeral da rainha Elizabeth II.
O pontífice enviou como representante do Estado do Vaticano seu secretário de relações internacionais, o monsenhor Paul Gallagher, um católico inglês, nascido em Liverpool.
Ele é o 1º inglês que ocupa este cargo. A princípio especulou-se enviar o cardeal italiano Pietro Parolin, que é o secretário de Estado. Mas, simbolicamente viram que tinha mais peso simbólico o arcebispo Gallagher, por ser britânico.
Mas, por qual motivo o próprio papa não viajará a Londres? Algum problema do argentino Francisco com a rainha?
Necas de pitibiriba, teóricos da conspiração.
Read 21 tweets
Sep 2
A conta real de instagram do autor do atentado era esta, desativada (e não as contas que aparecem por aí nas redes e que foram criadas depois):
instagram.com/fernando_salim…
...aliás, várias contas falsas criadas depois...
E, atenção.... a cara real do autor da tentativa de magnicídio não é esta aqui.....
Read 4 tweets
Sep 2
Um homem supostamente brasileiro, de 35 anos, residente na Argentina, foi detido nesta noite ao tentar disparar contra a vice-presidente Cristina Kirchner.
Ele circulava no meio do grupo de militantes kirchneristas que desde a semana passada aglomeram-se na porta do prédio onde reside a vice. As pessoas começaram a percebê-lo, nesse momento chega Cristina, e ele levante a mão esquerda...
...com um revólver de baixo calibre na mão e gatilha. Mas o tiro não sai.
Read 14 tweets
Aug 19
O Uruguai é o país mais laico das Américas. Mas, laico mesmo! Portanto, nas campanhas eleitorais a religião não tem protagonismo.
Nem aparecem candidatos em delírios místicos q acreditam que são enviados divinos, nem surgem candidatos q digam q seus rivais são agentes demoníacos
E isso acontece há mais de um século, desde os tempos nos quais um presidente conservador, mas anticlerical, José Batlle y Ordóñez, separou o Estado da Igreja.
Mas separou mesmo, já que não há crucifixos (nem símbolos de outras religiões) no Parlamento, sequer nas repartições, hospitais públicos e escolas públicas desde 1906.
Read 17 tweets
Apr 20
Em um dia 20 de abril, mas de 1889, nascia na Áustria Adolf Hitler. Pintor de aquarelas fracassado, posteriormente ditador da Alemanha e genocida.
O Fuehrer bateu com as canelas em 1945…mas sua influência é percebida ainda hoje, inclusive nos trópicos. Image
No período entre os últimos meses do governo da ex-presidente Dilma Rousseff e a eleição de Bolsonaro, centenas de manifestações foram realizadas nas cidades brasileiras com o slogan “Acorda Brasil”.
Uma parte significativa dos integrantes dessas manifestações – tudo indica – seriam posteriormente eleitores e militantes do militar que tomou posse em janeiro de 2019.
Read 14 tweets
Apr 19
Educação & Cultura (e políticos): Só como dado histórico, nestes tempos de ignorância alastrada e de jeca desprezo pela cultura, me lembrei de Hermann Goering, um dos genocidas braços-direitos de A.Hitler, que teria dito “Quando ouço a palavra Cultura, pego meu revólver!"
Mas, tudo indica que Goering – que era um jacu, como tantos outros políticos nascidos antes dele e depois - teria copiado a frase ....
...da peça “Schlageter” de Hanns Johst: "Wenn ich Kultur hore ... entsichere ich meinen Browning!" Isto é, “Quando ouço a palavra cultura...retiro a trava de segurança de minha Browning!" (Ato 1, cena 1)
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(