Inspirados nos tecidos usados pelas mulheres indígenas nos Andes, na cidade boliviana de El Alto foi construída uma arquitetura inspirada nas culturas originárias andinas.
Chamada de arquitetura neo-andina; Vocês conhecem os edifícios "cholets"?
Inspirados nos tecidos originários (aguayos), os edifícios se destacam no ambiente frio e de prédios de tijolos de El Alto.
Normalmente são lima e esmeralda, salmão e framboesa, com painéis geométricos e janelas como espelhos.
Apelidados de "cholets", uma mistura de "chalés" de alta classe e a palavra que por anos foi usada de forma pejorativa "cholo" ( a gíria foi criada com conotação racista contra indígenas, mas atualmente foi ressignificada e usada com orgulho por pessoas indígenas)
Além da ruptura estética com os tijolos vermelhos de El Alto, o trabalho de Mamani tem a força adicional de fazer uma afirmação social e política.
As imagens e práticas sociais evocadas por suas estruturas falam de um projeto político particular: a presença indígena.
Os edifícios representam uma nova sensibilidade estética que tbm tem uma função política.
O uso de cores vivas, que imitam a afinidade andina com o brilho em vestimentas festivas, e a cruz andina são elementos marcantes da indigeneidade no espaço urbano da Bolívia.
E o próprio Freddy Mamani diz isso: "Meus designs são uma expressão moderna de nossa cultura. E como os trajes de cholita são uma expressão moderna das culturas andinas, o mesmo ocorre com os edifícios “
Mamani é aymara e um dos artistas andinos mais admirados no mundo
Os cholets estabelecem marcadores de indigeneidade em espaços públicos que constituem uma ruptura visual com a mestiçagem como o tipo nacional dominante.
Em 15 anos, mais de 100 cholets foram construídos: Uma tendência arquitetônica q está ganhando cada dia mais reconhecimento
Sua prática assume o controle do processo de formação do sujeito por meio da criação de espaços indígenas, moldando ativamente uma identidade indígena única do século XXI.
Os cholets provam de que "há uma política do espaço porque o espaço é político"
E como sao por dentro?
Por dentro, eles são extremamente luxuosos,com luminárias de teto giratórias, lustres enormes.
Em um cholet, uma teia de aranha forrada com luzes de néon se espalha pelo teto. Em outro, fileiras de formas de losangos verdes correm de parede a parede.
e pra quem não conhece, El Alto é uma das maiores cidades indígenas do mundo. O lar de muitos aymarás
Os edifícios do arquiteto Mamani são, para parte da população originaria de El Alto, uma expressão de orgulho cultural após séculos de opressão e racismo.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.