Inspirados nos tecidos usados pelas mulheres indígenas nos Andes, na cidade boliviana de El Alto foi construída uma arquitetura inspirada nas culturas originárias andinas.
Chamada de arquitetura neo-andina; Vocês conhecem os edifícios "cholets"?
Inspirados nos tecidos originários (aguayos), os edifícios se destacam no ambiente frio e de prédios de tijolos de El Alto.
Normalmente são lima e esmeralda, salmão e framboesa, com painéis geométricos e janelas como espelhos.
Apelidados de "cholets", uma mistura de "chalés" de alta classe e a palavra que por anos foi usada de forma pejorativa "cholo" ( a gíria foi criada com conotação racista contra indígenas, mas atualmente foi ressignificada e usada com orgulho por pessoas indígenas)
Além da ruptura estética com os tijolos vermelhos de El Alto, o trabalho de Mamani tem a força adicional de fazer uma afirmação social e política.
As imagens e práticas sociais evocadas por suas estruturas falam de um projeto político particular: a presença indígena.
Os edifícios representam uma nova sensibilidade estética que tbm tem uma função política.
O uso de cores vivas, que imitam a afinidade andina com o brilho em vestimentas festivas, e a cruz andina são elementos marcantes da indigeneidade no espaço urbano da Bolívia.
E o próprio Freddy Mamani diz isso: "Meus designs são uma expressão moderna de nossa cultura. E como os trajes de cholita são uma expressão moderna das culturas andinas, o mesmo ocorre com os edifícios “
Mamani é aymara e um dos artistas andinos mais admirados no mundo
Os cholets estabelecem marcadores de indigeneidade em espaços públicos que constituem uma ruptura visual com a mestiçagem como o tipo nacional dominante.
Em 15 anos, mais de 100 cholets foram construídos: Uma tendência arquitetônica q está ganhando cada dia mais reconhecimento
Sua prática assume o controle do processo de formação do sujeito por meio da criação de espaços indígenas, moldando ativamente uma identidade indígena única do século XXI.
Os cholets provam de que "há uma política do espaço porque o espaço é político"
E como sao por dentro?
Por dentro, eles são extremamente luxuosos,com luminárias de teto giratórias, lustres enormes.
Em um cholet, uma teia de aranha forrada com luzes de néon se espalha pelo teto. Em outro, fileiras de formas de losangos verdes correm de parede a parede.
e pra quem não conhece, El Alto é uma das maiores cidades indígenas do mundo. O lar de muitos aymarás
Os edifícios do arquiteto Mamani são, para parte da população originaria de El Alto, uma expressão de orgulho cultural após séculos de opressão e racismo.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
"Cholo" é um termo ligado a identidades raciais e culturais na América Latina, relacionando-se com ascendência indígena e espanhola.
No contexto andino, o termo nasce da herança colonial e discriminação histórica.
Especificamente nos Andes, o termo "cholo" carrega um contexto delicado.
Devido a um histórico colonial de discriminação racial e social, o termo tinha conotações negativas e era utilizado para desmerecer as raízes e culturas originárias.
Na Bolívia, a palavra "cholita" começou a ser usada para se referir de maneira depreciativa a pessoas indígenas ou "mestiças".
O termo era parte de um sistema de hierarquia social que perpetuava a visão de que as culturas originárias eram inferiores às coloniais.
Encontrei um livro de ensino escolar boliviano e SIMPLESMENTE eles tem ensino de idiomas originários, ensino sobre cosmovisões e filosofias andinas, e VÁRIOS textos sobre organizações comunitárias, ancestralidade, territorialidade.
COMO PODE A BOLÍVIA NUNCA ERRAR???
SIMPLESMENTE UM CAPÍTULO SOBRE A CONVIVÊNCIA COM A NATUREZA A PARTIR DAS CERIMÔNIAS E RITUAIS !!!!
TEXTOS SOBRE A MADRE TIERRA E OS CONCEITOS ORIGINÁRIOS ANDINOS NO LIVRO ESCOLAR 🤯🤯🤯
🇵🇪Vocês sabiam que no Peru foi produzida a primeira vodka a partir de batatas nativas andinas? 🥔
Essa é a “14 Inkas”, vodka peruana andina ❤️
O altiplano andino cultiva mais de 4 mil variedades de batatas, e o tipo escolhido para produzir a vodka peruana foi a muruhuayro, cultivada na comunidade de Huancavelica.
Essas batatas nativas são cultivadas em condições especiais nas altas montanhas, onde o solo rico e o clima único conferem um sabor único.
Elas são cultivadas pelos pequenos produtores, dedicados à preservação das tradições originárias e ao cultivo sustentável.
O personagem imperador Incaico da animação “A Nova Onda do Imperador”, da Disney, aparece em versão repaginada para jogo de RPG, com novo traje andino cusqueño🇵🇪
No jogo, Kuzco combate seus adversários através do poder da DANÇA 🥹🤏