Mapa do Ódio Profile picture
O Mapa é um projeto de mapeamento e análise sociológica de grupos de ódio na região metropolitana do Rio de Janeiro. POSTS SEXTA FEIRA https://t.co/jeeUuVMsV4

Jun 29, 2021, 10 tweets

Chegamos no final da longa explicação sobre integralistas.

Agora que a gente já sabe a história dos integralistas, seus ritos, símbolos e ideologia, vamos ver quais são os grupos neointegralistas atuantes hoje na região metropolitana do Rio de Janeiro e o que eles já aprontaram

Hoje vamos falar sobre a Accale, ou Associação Cívica e Cultural Arcy Lopes Estrella, fundada em 2017 no estado do Rio de Janeiro.

Se apresentam como “uma associação nacionalista, antimarxista e antiliberal” e em sua página de facebook exaltam figuras como Salgado e Barroso.

A Associação parece seguir a ideia de formar um movimento social para uma “nova consciência" nacional”, como proposto anteriormente, e se utiliza de uma forma de organização já conhecida por integralistas no passado, os Centros de Cultura da Juventude.

A fundação desse grupo se deu na Câmara Municipal de Niterói e foi acompanhada por políticos importantes do estado como Rodrigo Amorim (PSL), Carlos Jordy (PSL) e o atual senador Flávio Bolsonaro (PATRIOTA).

O discurso político da Associação se inspira em muito no discurso do integralismo já consolidado, colocando-se para além da “esquerda e direita” e entendendo esses dois espectros políticos como duas faces da mesma moeda.

A Associação também recupera outros símbolos associados ao fascismo, além do símbolos integralistas, como é o caso da frase "Ya Hemos Paseo!", traduzida para "Já passamos", lema da ditadura franquista espanhola

Mesma expressão utilizada pelo Assessor da presidência acusado de fazer símbolo de supremacistas brancos

oglobo.globo.com/brasil/assesso…

A Accale ganhou projeção nacional quando uma de suas lideranças, Eduardo Fauzi, tentou explodir a Produtora Porta dos Fundos, em retaliação a um especial de Natal da produtora que retratava Jesus como LGBTQIA+
bbc.com/portuguese/bra…

A Associação nega relação com Fauzi e deletou quase todas as fotos com o antigo membro de sua página do Facebook, mas algumas ainda são de fácil acesso na internet, como nessa matéria do jornal Da Causa Operária.

causaoperaria.org.br/integralista-n…

Continuaremos falando de outros grupos neointegralistas atuantes na região metropolitana do Rio de Janeiro na quinta feira.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling