Guilherme Caetano Profile picture
Repórter do @JornalOGlobo. Formado pela @ecauspoficial com passagem pela @univ_lyon2. Ex-@Folha. guilherme.caetano@sp.oglobo.com.br

Jul 3, 2021, 17 tweets

Protesto do #3JForaBolsonaro começa a fechar as duas vias da Avenida Paulista, em São Paulo. Concentração em frente ao Masp. Ato convocado por @coalizaonegra, @frentebrasilpop e Frente Povo Sem Medo contra o presidente está em sua 3ª edição. Acompanhem aqui a cobertura:

Elemento que já havia retornado com força no protesto de 24 de junho, a bandeira do Brasil marca presença novamente, entre faixas LGBT, petistas e de "fora, Bolsonaro". Se ressurgiram nas barraquinhas de camelôs, é um sinal: há demanda. Tentativa de reapropriação.

Bandeira de Getúlio Vargas marcando presença da Juventude Socialista do @PDT_Nacional. Gritos de "Viva Brizola, Viva Che". Grupo está sendo reestruturado por Ciro Gomes e Carlos Lupi. (É a primeira vez que vejo uma bandeira do Getúlio)

O Globo está acompanhando os atos pelo país, e vocês podem ler aqui.
oglobo.globo.com/brasil/manifes…

O diretório municipal do PSDB convocou a militância às ruas e ela apareceu, ainda que discretamente. Tucanos carregam bandeiras de Bruno Covas, que morreu há 2 meses. Estão numa das pontas do protesto.

O uniforme cartunesco de presidiário, que tanto vestiu o ex-presidente Lula nos protestos pelo impeachment de Dilma, tem sido ajustado a figuras do governo. Abaixo, além do Bolsonaro, Onyx, Ricardo Barros e Pazuello são os novos manequins. Referência aos últimos escândalos.

Menção à propina de 1 dólar por dose da AstraZeneca é uma das novidades nós cartazes deste protesto. O tema "corrupção" está sendo tratado com maior peso nós discursos em megafones e nos carros de som.

ATENÇÃO! Deu treta na manifestação. Militantes do PCO agrediram militantes do PSDB que compareceram ao evento. Pessoas que presenciaram o tumulto disseram que tucanos foram agredidos com pauladas e ovos.

Bandeira do PSDB que o PCO queimou.

O @imartinezvargas, que está cobrindo o ato comigo, registrou o momento em que o PCO parte para cima dos militantes do PSDB que se manifestavam contra Bolsonaro no ato em São Paulo. Pauladas, ovos e bandeira tucana queimada.

Passeata continua em direção à Roosevelt, agora (19h12) na Rua da Consolação. "Recua, fascista, recua, é o poder popular que está na rua" . Manifestantes com quem conversei disseram que o público hoje está mais diverso que os atos anteriores.

Tem um pessoal botando fogo numa agência do Santander em obras. Rua da Consolação. Perto da esquina com a Matias Aires.

Polícia Militar atirando bombas contra os manifestantes, na esquina da Consolação com a rua Sergipe. Agentes revidaram contra a multidão quando um indivíduo jogou uma pedra neles. Tropa de Choque posicionada. Clima esquentou.

Muito tumulto em frente à estação de metrô Higienópolis-Mackenzie.

Virou batalha campal

Manifestação pacífica em protesto aos 520 mil mortos, vacinação e impeachment, com adesão de esquerda e centro-direita, crianças, idosos e cachorros vai terminando assim.

Violência no fim do ato empurrou muita gente para a estação Higienópolis, que foi fechada e depredada. Uma parte da passeata dispersou antes e o restante espera na praça Roosevelt, destino de sempre. Fica a dúvida sobre como serão os próximos atos.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling