🚨🚨🚨
Vamos falar sobre o caso das vacinas vencidas e dos registros de vacinação?
Quando notícias assim são publicadas, há uma rede de eventos alarmistas que vão acontecendo e é importante nós pararmos um pouco e pensarmos em como proceder!
Hoje decidimos falar sobre isso! 🧶
O texto completo pode ser lido no Especial COVID-19 e foi feito em colaboração
@ntsnaleatorias @MariosaErica @Mafonts01 @ABeatriz_RO @mellziland @flavississima e @tdspelasvacinas
blogs.unicamp.br/covid-19/as-in…
O dia ontem foi intenso. Várias dúvidas iam surgindo em nossos grupos sobre a questão. Então, montamos um roteirinho sobre como pensar a este respeito.
1º como proceder com a notícia de que a vacina que eu tomei *pode ter sido aplicada com a data de validade vencida*?
Calma lá
+
Existe um passo a passo importante a ser feito:
confere a data e lote de vacinação, confere a data de validade publicada na reportagem. Repasse este infográfico do @tdspelasvacinas para quem ainda tá muito ansioso com tudo isso!
Também nos posicionamos, sobre a notícia...
Entre a pressa por termos algo não apenas importante – mas que sobressalta nos tempos que estamos vivendo – e os impactos que isto pode gerar (previstos ou não), precisamos pensar em como falar!
+
Houve controvérsia e antes de apenas espalhar, precisamos conferir as informações!
Logo após a reportagem, vimos o posicionamento do CONASS
conass.org.br/nota-conjunta-…
O cuidado com a forma como a notícia é escrita e veiculada é de grande relevância para que a população possa tomar decisões racionais com quais atitudes tomar.
Ponderar o tom desde a manchete, passando pela lide, incluindo como isto chega nas redes, é fundamental.
Após a publicação, muitos de nós, que trabalham com divulgação científica sobre COVID-19, começamos a receber a reportagem perguntando como proceder. Nossa postura sempre foi de acalmar as pessoas, tentar entender o que estava sendo noticiado e buscar dar um passo a passo básico+
Muitas pessoas antes de averiguar seus dados, saem enviando as notícias e perguntando o que vai acontecer. Precisamos averiguado os dados SIM, mas há passos para compreendermos melhor como proceder, sem se exasperar.
Nossa indicação:
Keep calm, olha o infográfico!
Respeitamos as pessoas que organizaram os dados e publicaram a reportagem, consideramos que sua postura ao longo deste ano no combate à pandemia, buscando informações técnicas e oficiais seja fundamental. Nosso posicionamento aqui não invalida, em nada, seu trabalho.
Mas seguimos (e seguiremos) sempre batendo na tecla dos cuidados acerca de o quê e como falamos, especialmente em temas sensíveis!
Negligenciar informação é grave, soltar às pressas também pode ser.
Por fim, rechaçamos todo e qualquer ato de desrespeito às pessoas que escreveram a matéria e compreendemos que um veículo de comunicação não tem uma notícia produzida por uma ou duas pessoas apenas.
Mais do que isto
+
Atos de cancelamento e falas agressivas e de ataques pessoais nunca fazem parte de um debate democrático e que busca compreender os dados científicos e acontecimentos cotidianos, especialmente quando envolvem COVID-19 e vacinação.
#redescontracovid
@obscovid19br @tdspelasvacinas @odivulgar_ @analise_covid19 @UPVacina @Pmuchscience @BlogsUnicamp @grupo_infovid
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.