Depois de uma sucessão de enchentes na Alemanha, Bélgica, China e Omã, o planeta está em chamas: Turquia, Grécia, Itália, EUA, Bulgária... Segue o fio 🧶👇
1/11
O cenário na Turquia é de um verdadeiro apocalipse após os incêndios.
2/11
Oito mortes, milhares de pessoas evacuadas, impacto severo sobre a vida silvestre, usina termelétrica atingida...
3/11
Na Grécia, várias localidades em chamas, inclusive nos arredores de Atenas. Temperaturas chegaram a 45°C e a baixa umidade relativa e ventos facilitaram a propagação das chamas.
4/11
Na Itália, cenas parecidas: 800 incêndios, evacuação em Pescara...
5/11
E nos EUA um cenário de devastação total em Greenville, Carolina do Sul.
6/11
O superaquecimento do planeta favorece o aumento da incidência de incêndios por uma série de fatores: temperaturas mais elevadas, menor umidade relativa, sequências longas de dias secos, ondas de calor, maior mortandade de árvores, etc.
7/11
A ciência já mostrou que o número de dias com risco de incêndio florestal aumentou em quase todo o planeta. Em regiões como o Brasil central, Oeste dos EUA, boa parte da África e Austrália e na Península Ibérica, temos de 20 a 60 dias a mais com risco de incêndio por ano!
8/11
E para piorar, os incêndios liberam CO2 com a queima da vegetação e da matéria orgânica do solo. Esse CO2 liberado contribui para acelerar o aquecimento, gerando um "loop", em que aquecimento gera incêndios e incêndios geram aquecimento.
9/11
Há muitos anos, a ciência vem alertando: é preciso PARAR com as emissões de gases de efeito estufa, abandonando os combustíveis fósseis, zerando o desmatamento, etc.
10/11
Este é o mundo com um aquecimento de 1,2°C em relação ao período pré-industrial . Como será o planeta com um aquecimento de 2°C, 3°C ou mais?
11/11
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.