Depois de uma sucessão de enchentes na Alemanha, Bélgica, China e Omã, o planeta está em chamas: Turquia, Grécia, Itália, EUA, Bulgária... Segue o fio 🧶👇
1/11
O cenário na Turquia é de um verdadeiro apocalipse após os incêndios.
2/11
Oito mortes, milhares de pessoas evacuadas, impacto severo sobre a vida silvestre, usina termelétrica atingida...
3/11
Na Grécia, várias localidades em chamas, inclusive nos arredores de Atenas. Temperaturas chegaram a 45°C e a baixa umidade relativa e ventos facilitaram a propagação das chamas.
4/11
Na Itália, cenas parecidas: 800 incêndios, evacuação em Pescara...
5/11
E nos EUA um cenário de devastação total em Greenville, Carolina do Sul.
6/11
O superaquecimento do planeta favorece o aumento da incidência de incêndios por uma série de fatores: temperaturas mais elevadas, menor umidade relativa, sequências longas de dias secos, ondas de calor, maior mortandade de árvores, etc.
7/11
A ciência já mostrou que o número de dias com risco de incêndio florestal aumentou em quase todo o planeta. Em regiões como o Brasil central, Oeste dos EUA, boa parte da África e Austrália e na Península Ibérica, temos de 20 a 60 dias a mais com risco de incêndio por ano!
8/11
E para piorar, os incêndios liberam CO2 com a queima da vegetação e da matéria orgânica do solo. Esse CO2 liberado contribui para acelerar o aquecimento, gerando um "loop", em que aquecimento gera incêndios e incêndios geram aquecimento.
9/11
Há muitos anos, a ciência vem alertando: é preciso PARAR com as emissões de gases de efeito estufa, abandonando os combustíveis fósseis, zerando o desmatamento, etc.
10/11
Este é o mundo com um aquecimento de 1,2°C em relação ao período pré-industrial . Como será o planeta com um aquecimento de 2°C, 3°C ou mais?
11/11
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Em pouco mais de duas semanas saimos de "E o PT? E o Lula?" para "E o jatinho?". Pois bem, para não dizer que não falamos de jatinho, segue um fio... 🧶👇
A aviação não pode ser ignorada como fonte de emissões, fato. Ela responde por algo mais do que 1 bilhão de toneladas de CO2 anualmente. Isso representa 1,9% das emissões totais de gases de efeito estufa e 2,5% das emissões de CO2 (considerando-o isoladamente, sem CH4, N2O etc).
Cerca de 1% dos usuários respondem por 50% das emissões da aviação e nesse contexto os muito ricos, com seus jatos privados, respondem de maneira desproporcional. As emissões por passageiro nesses veículos são de 5 a 14 vezes maior do que em voos comerciais.
Discurso do presidente eleito, @LulaOficial na COP27 sinaliza avanços extremamente importantes. Estamos diante da possibilidade de um "tipping point" do bem? Segue o 🧶👇
Lula afirma que "precisamos de liderança para deter a escalada do aquecimento [global]. Os acordos já finalizados têm de sair do papel." Depois, menciona a necessidade de recursos para o Sul Global e como eles têm menor responsabilidade e sofrem mais, no que está corretíssimo!
Falou da importância das eleições brasileiras para deter "a extrema direita autoritária e o negacionismo climático no mundo". Presidente eleito denunciando o papel nefasto do negacionismo climático!
Uma das maiores mentiras que já te contaram é que Ciência pressupõe "neutralidade", "distanciamento" e "não envolvimento com política".
Esta é uma narrativa que sempre favoreceu apenas o uso do conhecimento científico para valoração do capital ou, pior, deu sustentação a farsas a serviço da perpetuação do racismo, do colonialismo etc.
Cientistas e as instituições da ciência devem sim, se pautar pelo pensamento crítico, pela honestidade intelectual e pela incessante busca de evidências para construir seus posicionamentos. Isso jamais pode ser confundido com omissão.
Hoje é o Dia dos Povos Indígenas. A data ganhou esse novo nome graças a deputada @JoeniaWapichana com o PL 5466/19. O PL destacou que a importância desses povos se dá em sua coletividade e não por indivíduos. Quais as relações desses povos com a questão climática? Segue o fio
O relatório “Territórios da vida” do ICCA Consortium de 2021 trouxe dados recentes sobre povos indígenas e comunidades tradicionais e conservação da Natureza. O trabalho usou dados locais de 17 comunidades nos 5 continentes e análise de dados espaciais report.territoriesoflife.org
O trabalho estimou que 21% de toda a terra no planeta é protegida por esses povos, mais do que todas as unidades de conservação governamentais. Muitas vezes as unidades de conservação estão sobrepostas a territórios desses povos
Olha o que vai rolar no nosso canal na rede ao lado amanhã! Mais informações e o link para já deixar o lembrete ativado nos próximos tuítes!
Pra não perder, segue o link. Aproveita, ativa o lembrete, deixa o like e, se quiser, já deixa alguma pergunta para nossa mesa de debate!
A Marina Tomás (@sciartmari) e a Alyne Costa (@alyne_costa) têm investigado o fenômeno do negacionismo climático em nosso país sob diferentes perspectivas.
A #CriseClimática e o tênue equilíbrio entre o pânico e a esperança: um fio(zão) sobre as últimas contribuições para o debate de mitigação, para além da 3ª parte do 6º relatório (AR6) do IPCC (@IPCC_CH). Vem conosco! 🧶👇
1. Não é mais possível esconder a gravidade da crise climática. Como bem demonstrou a 3ª parte do AR6/IPCC, o aquecimento global para 2100, calculado pelas trajetórias modeladas compatíveis com os esforços de mitigação até 2020 estava na rota de 3,2°C.
2. Na comunidade de Ciência do Clima sabemos bem o que representa um aquecimento de 3,2°C: significa perder o Ártico e todos os corais tropicais; alterar os El Niños; quebrar a correia da circulação meridional do Atlântico...