Observatório do Clima Profile picture
Rede da sociedade civil dedicada à construção de um Brasil descarbonizado, igualitário, próspero e sustentável, na luta contra a crise climática.

Aug 9, 2021, 11 tweets

Bom dia pra você que já começou a semana com o preview do apocalipse no relatório do @IPCC_CH. Aqui neste fio resumimos dez mensagens do sumário executivo lançado hoje que deveriam fazer os governos mundiais tomarem vergonha na cara. Segue:
oc.eco.br/ipcc-ar6-wg1-r…

1 - "É inequívoco que a influência humana aqueceu a atmosfera, os oceanos e a superfície terrestre. Mudanças climáticas rápidas e disseminadas ocorreram."

2 - Do aquecimento de 1,09oC observado atualmente (2011-2020) em comparação com o período pré-industrial (1850-1900), 1,07oC provavelmente deriva de ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

3 - Na última década a cobertura de gelo marinho no Ártico chegou a sua menor extensão desde 1850 e, no verão, ela é a menor em MIL ANOS.

4 - É virtualmente certo que a frequência e a intensidade de extremos de calor aumentaram na maior parte do globo desde 1950. Alguns extremos de calor observados na última década seriam extremamente improváveis sem influência humana.
dw.com/en/canadas-rec…

5 - Desde 1750 os humanos são o fator dominante de alterações no clima. Seu efeito em 2019 equivalia a 2,72 Watts/m2, ou cinco lâmpadas de árvore de Natal ligadas permanentemente em cada quadrado de 1m x 1m da superfície do globo.
4hiroshimas.info

6 - A temperatura global em 2081-2100 muito provavelmente será 1ºC a 1,8ºC mais alta do que entre 1850 e 1900 no melhor cenário de emissões e de 3,3ºC a 5,7ºC mais alta no pior cenário.

7 - Em todos os cenários a marca de 1,5ºC, limite mais ambicioso do Acordo de Paris, deve ser ultrapassada entre 2021 e 2040. No cenário de menor emissão, ela volta a cair abaixo disso no fim do século.

8 - Mesmo com o aquecimento global estabilizado em 1,5ºC, eventos extremos sem precedentes no registro histórico deverão acontecer.

9 - Algumas regiões semiáridas e a chamada Região da Monção da América do Sul, que compreende parte do Centro-Oeste brasileiro, da Amazônia, da Bolívia e do Peru, deverão ter os maiores aumentos de temperatura nos dias mais quentes do ano.

10 - Limitar o aquecimento global em qualquer nível requer no mínimo que as emissões líquidas de CO2 sejam zeradas e que outros gases de efeito estufa, como o metano, sejam substancialmente reduzidos. DESDE JÁ.
oc.eco.br/ipcc-aumenta-r…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling