O POVO Profile picture
Notícias em tempo real sobre o Ceará, o Brasil e o Mundo. Facebook (https://t.co/N2r9QFSnGp) Instagram (https://t.co/MdbGJewitE)

Aug 10, 2021, 13 tweets

HÁ 360 ANOS, PORTUGAL "COMPROU" NORDESTE DOS HOLANDESES

A presença holandesa foi a maior ameaça à integridade territorial da colônia portuguesa na América até o século XIX. No Ceará, foi mais de uma década de dominação, permeada por conflito com indígenas.

Há 360 anos, em agosto de 1661, a parte setentrional do Nordeste brasileiro, incluindo o Ceará, foi comprada por Portugal dos holandeses.

O chamado Tratado de Haia foi firmado naquela data, entre a coroa portuguesa e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos — Holanda, Zelândia, Utrecht, Frísia, Groninga, Guéldria e Overissel, chamados genericamente de holandeses.

O acordo diplomático encerrou décadas de disputas territoriais de guerras. Era o desfecho de décadas cruciais para o Império Colonial Português, o Brasil e o Nordeste. Um período que influencia o desenho urbano de Fortaleza até hoje.

Aquela foi uma das maiores transações imobiliárias da história. Os portugueses aceitaram pagar, em valores atuais, o equivalente a mais de um bilhão de dólares, ou 25 toneladas de ouro.

Receberam em troca aproximadamente um milhão de quilômetros quadrados de terras, estendendo-se da margem esquerda do São Francisco à divisa do Piauí com o Maranhão.

Além do dinheiro, foram concedidos territórios lusitanos no sul asiático e o controle do comércio do chamado Sal de Setúbal. Os Países Baixos recebiam a dinheirama em troca de um território que haviam tomado décadas atrás dos próprios portugueses, de quem haviam sido aliados

A história tradicional registra a expulsão dos holandeses de forma heroica, na Batalha dos Guararapes, tida como marco fundador da nacionalidade brasileira. Índios, negros, brancos portugueses ou deles descendentes. Todos se uniram numa jornada patriótica contra os invasores.

Sem entrar no mérito das tintas épicas pintadas pela historiografia triunfalista, a Batalha dos Guararapes efetivamente transcorreu e de fato reuniu a diversidade étnica e social da colônia que então começava a ser fundada.
mais.opovo.com.br/jornal/reporta…

Aquela foi a mais concreta ameaça à integridade territorial do Brasil no período colonial. E não eram terras quaisquer, mas a parte mais promissora dos domínios lusitanos, o coração da produção açucareira.
mais.opovo.com.br/jornal/reporta…

Ocorre que a expulsão militar dos holandeses não encerrou a questão e não afastou a ameaça. Guerras raramente terminam no último tiro. O Tratado de Haia foi firmado sete anos após as tropas das Sete Províncias deixarem o Brasil.

Com os holandeses expulsos, o conflito prosseguiu. Inclusive com bloqueio holandês estabelecido na entrada do rio Tejo. A ameaça de nova invasão persistia. A solução foi buscar o acordo — não sem que os portugueses tenham admitido até entregar parte das possessões no Brasil.

Leia mais sobre o assunto no link.

➡️Há 360 anos, Nordeste era "comprado" dos holandeses: bit.ly/3xD4HUn

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling