HÁ 360 ANOS, PORTUGAL "COMPROU" NORDESTE DOS HOLANDESES
A presença holandesa foi a maior ameaça à integridade territorial da colônia portuguesa na América até o século XIX. No Ceará, foi mais de uma década de dominação, permeada por conflito com indígenas.
Há 360 anos, em agosto de 1661, a parte setentrional do Nordeste brasileiro, incluindo o Ceará, foi comprada por Portugal dos holandeses.
O chamado Tratado de Haia foi firmado naquela data, entre a coroa portuguesa e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos — Holanda, Zelândia, Utrecht, Frísia, Groninga, Guéldria e Overissel, chamados genericamente de holandeses.
O acordo diplomático encerrou décadas de disputas territoriais de guerras. Era o desfecho de décadas cruciais para o Império Colonial Português, o Brasil e o Nordeste. Um período que influencia o desenho urbano de Fortaleza até hoje.
Aquela foi uma das maiores transações imobiliárias da história. Os portugueses aceitaram pagar, em valores atuais, o equivalente a mais de um bilhão de dólares, ou 25 toneladas de ouro.
Receberam em troca aproximadamente um milhão de quilômetros quadrados de terras, estendendo-se da margem esquerda do São Francisco à divisa do Piauí com o Maranhão.
Além do dinheiro, foram concedidos territórios lusitanos no sul asiático e o controle do comércio do chamado Sal de Setúbal. Os Países Baixos recebiam a dinheirama em troca de um território que haviam tomado décadas atrás dos próprios portugueses, de quem haviam sido aliados
A história tradicional registra a expulsão dos holandeses de forma heroica, na Batalha dos Guararapes, tida como marco fundador da nacionalidade brasileira. Índios, negros, brancos portugueses ou deles descendentes. Todos se uniram numa jornada patriótica contra os invasores.
Sem entrar no mérito das tintas épicas pintadas pela historiografia triunfalista, a Batalha dos Guararapes efetivamente transcorreu e de fato reuniu a diversidade étnica e social da colônia que então começava a ser fundada. mais.opovo.com.br/jornal/reporta…
Aquela foi a mais concreta ameaça à integridade territorial do Brasil no período colonial. E não eram terras quaisquer, mas a parte mais promissora dos domínios lusitanos, o coração da produção açucareira. mais.opovo.com.br/jornal/reporta…
Ocorre que a expulsão militar dos holandeses não encerrou a questão e não afastou a ameaça. Guerras raramente terminam no último tiro. O Tratado de Haia foi firmado sete anos após as tropas das Sete Províncias deixarem o Brasil.
Com os holandeses expulsos, o conflito prosseguiu. Inclusive com bloqueio holandês estabelecido na entrada do rio Tejo. A ameaça de nova invasão persistia. A solução foi buscar o acordo — não sem que os portugueses tenham admitido até entregar parte das possessões no Brasil.
Leia mais sobre o assunto no link.
➡️Há 360 anos, Nordeste era "comprado" dos holandeses: bit.ly/3xD4HUn
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
CONHEÇA A HISTÓRIA DOS ÚLTIMOS HABITANTES DO ARRAIAL DE CANUDOS
No raiar de 5 de outubro de 1897 os quatro últimos sobreviventes de Canudos: um homem velho, dois adultos e uma criança. O quarteto foi o que sobrara do arraial criado por Antônio Conselheiro, no sertão da Bahia.
Quando os últimos resistentes foram mortos, estava encerrada a guerra que havia começado no início de 1897, no momento que 100 homens armados investiram contra o povoado. As campanhas chegaram a 5 mil soldados. A ordem era destruir o arraial.
O líder do arraial, Antônio Conselheiro, é um cearense de Quixeramobim, nascido em 1830. Filho de um comerciante, foi professor e advogado prático. A casa de Antônio foi reinaugurada na cidade.
Praticamente todo o Ceará está suscetível à desertificação, degradação do solo provocada pela atividade humana e impulsionada pelas mudanças climáticas. Conheça a verdadeira face da desertificação e entenda como combatê-la.
Pelo menos 94% do Nordeste está vulnerável à desertificação. No Ceará, o fenômeno ameaça praticamente todo o território. Mas você sabe o que é desertificação? O que a provoca e como ela se parece?
A desertificação é um fenômeno de degradação da terra causado pelas atividades humanas (tipo a agropecuária) e pelas variações climáticas. O impacto desses dois fatores é muito forte em lugares áridos ou semiáridos.
EXCLUSIVO: Pane no Porto de Fortaleza: relatos de drogas, sumiço de contêineres e ataque hacker
O caso do sumiço dos 12 contêineres, além das falhas operacionais em protocolos de segurança e logística do Porto de Fortaleza chegaram aos ouvidos da Câmara Federal.
Sumiço de contêineres, tráfico de drogas, ataques hackers e falhas comprometem operações de carga e de segurança. Este seria o cenário do Porto de Fortaleza, segundo denúncia de funcionários e documentos obtidos pelo O POVO.
O porto é administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Governo Federal.
PADRE CÍCERO RECEBE O AVAL DO VATICANO PARA O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO
Ontem, ele foi oficialmente considerado um "servo de Deus". Esta é a primeira etapa até a chance de canonização oficial.
130 anos após ser impedido de exercer suas atividades sacerdotais, padre Cícero Romão Batista, considerado um símbolo da crença popular, iniciou ontem uma nova peregrinação em sua trajetória de fé. Ele recebeu o aval do Vaticano para o início do seu processo de beatificação.
O homem que descobriu a vocação religiosa aos 12 anos de idade e morreu aos 90 anos, em 1934, antes de ter reconhecida a sua reconciliação com a Igreja, passa agora a receber o título de “servo de Deus". Este é considerado o primeiro passo concreto até à canonização oficial.
😴O ESQUECIDO HÁBITO MEDIEVAL DE DORMIR DUAS VEZES NA MESMA NOITE
O hábito, também chamado de sono bifásico, era bastante comum durante o século 17. Ficou curioso? Segue o fio.
Para muitos, acordar no meio da noite e "perder" o sono é um pesadelo. Voltar a deitar-se e descansar pode não ocorrer com facilidade, mas para nossos antepassados, acordar durante a noite e voltar a dormir horas depois, era normal.
Também chamado de sono bifásico, o hábito era bastante comum durante o século 17. Foi o que revelou os estudos de Roger Ekircho, historiador da Universidade Virginia Tech, em 2001.
Caminhos decisórios levaram à derrocada da segregação sul-africana. A Central #DATADOC de Jornalismo de Dados, preparou um fio para você entender a trajetória dos fatos. Confira o fio.
No histórico dia 17 de Março de 1992, 68,7% da população branca sul-africana votava pelo fim do Apartheid, em vigor desde 1948. Veja aqui o gráfico da votação: bit.ly/3JjrhYL
Na época do imperialismo, a África teve suas regiões disputadas pelos países europeus na política exploratória dos seus recursos naturais. A formação da África do Sul passa pelos holandeses e britânicos no século XIX.