O POVO Profile picture
Notícias em tempo real sobre o Ceará, o Brasil e o Mundo. Facebook (https://t.co/N2r9QFSnGp) Instagram (https://t.co/MdbGJewitE)

Aug 30, 2021, 12 tweets

PAULO FREIRE: POR QUE O PENSADOR BRASILEIRO MAIS CITADO NO EXTERIOR É O MAIS POLÊMICO NO PAÍS

Em 2021, faz 100 anos que nasceu Paulo Freire. Para lembrar essa data, O POVO começa a publicar uma reportagem especial sobre o patrono da educação brasileira. É só seguir o fio.

Depois da experiência de alfabetização de adultos em Angicos (RN), em 1963, a proposta de Paulo Freire seria aplicada no Plano Nacional de Alfabetização (PNA), do governo João Goulart, cuja implementação foi interrompida pelo golpe militar em 31 de março de 1964.

A proposta de Paulo Freire era que as pessoas aprendessem a ler e escrever a partir das questões existentes na realidade em que viviam, tomando consciência dos problemas e dos próprios direitos e deveres. Ler o mundo para então ler as palavras.

O problema é que na década de 1960, segundo o Censo realizado pelo IBGE, havia 15,9 milhões de brasileiros analfabetos — e, por isso, proibidos na época de votar.

A rapidez do "método" Paulo Freire e o caráter crítico da formação proposta por ele, logo o educador foi visto como subversivo e preso. Ele partiu para o exílio em setembro de 1964.

No Chile, Paulo Freire viveu até abril de 1969 e escreveu "Pedagogia do Oprimido", livro citado mais de 101 mil vezes em trabalhos acadêmicos, segundo a plataforma Google Scholar.

Para especialistas, o pensamento do educador pernambucano segue atual, embora tenha polêmicas em vários aspectos, para além da política.

Com a polarização vivida no País nos últimos anos, o educador voltou a ser alvo de ataques de grupos conservadores. Ainda candidato, o presidente Jair Bolsonaro disse buscar para a Educação "alguém que chegue com um lança-chamas e toque fogo no Paulo Freire."

Já eleito, Bolsonaro chamou o educador de "energúmeno". Apoiadores do presidente utilizam a expressão "geração Paulo Freire" de forma negativa para criticar opositores. Há projetos de lei para revogar a Lei nº 12.612/12, que o declarou patrono da educação brasileira.

Mas, entre os reconhecimentos recebidos por ele, estão mais de 40 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por universidades do Brasil, da Argentina, da Bolívia, dos Estados Unidos, da Espanha, da Alemanha, da Bélgica e do Reino Unido.

Na academia, há alguns questionamentos em relação às propostas do educador. Esse tema também é tratado nessa matéria, que traz ainda falas de especialistas sobre a atualidade das ideias do pernambucano.
mais.opovo.com.br/reportagens-es…

As jornalistas @gabrielapcstd e @tosimarcela conversaram com pesquisadores do legado de Paulo Freire; com pessoas que foram alfabetizadas segundo as propostas do educador e também com o filho mais novo dele, Lutgardes Freire. Confira.
mais.opovo.com.br/reportagens-es…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling