PAULO FREIRE: POR QUE O PENSADOR BRASILEIRO MAIS CITADO NO EXTERIOR É O MAIS POLÊMICO NO PAÍS
Em 2021, faz 100 anos que nasceu Paulo Freire. Para lembrar essa data, O POVO começa a publicar uma reportagem especial sobre o patrono da educação brasileira. É só seguir o fio.
Depois da experiência de alfabetização de adultos em Angicos (RN), em 1963, a proposta de Paulo Freire seria aplicada no Plano Nacional de Alfabetização (PNA), do governo João Goulart, cuja implementação foi interrompida pelo golpe militar em 31 de março de 1964.
A proposta de Paulo Freire era que as pessoas aprendessem a ler e escrever a partir das questões existentes na realidade em que viviam, tomando consciência dos problemas e dos próprios direitos e deveres. Ler o mundo para então ler as palavras.
O problema é que na década de 1960, segundo o Censo realizado pelo IBGE, havia 15,9 milhões de brasileiros analfabetos — e, por isso, proibidos na época de votar.
A rapidez do "método" Paulo Freire e o caráter crítico da formação proposta por ele, logo o educador foi visto como subversivo e preso. Ele partiu para o exílio em setembro de 1964.
No Chile, Paulo Freire viveu até abril de 1969 e escreveu "Pedagogia do Oprimido", livro citado mais de 101 mil vezes em trabalhos acadêmicos, segundo a plataforma Google Scholar.
Para especialistas, o pensamento do educador pernambucano segue atual, embora tenha polêmicas em vários aspectos, para além da política.
Com a polarização vivida no País nos últimos anos, o educador voltou a ser alvo de ataques de grupos conservadores. Ainda candidato, o presidente Jair Bolsonaro disse buscar para a Educação "alguém que chegue com um lança-chamas e toque fogo no Paulo Freire."
Já eleito, Bolsonaro chamou o educador de "energúmeno". Apoiadores do presidente utilizam a expressão "geração Paulo Freire" de forma negativa para criticar opositores. Há projetos de lei para revogar a Lei nº 12.612/12, que o declarou patrono da educação brasileira.
Mas, entre os reconhecimentos recebidos por ele, estão mais de 40 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por universidades do Brasil, da Argentina, da Bolívia, dos Estados Unidos, da Espanha, da Alemanha, da Bélgica e do Reino Unido.
Na academia, há alguns questionamentos em relação às propostas do educador. Esse tema também é tratado nessa matéria, que traz ainda falas de especialistas sobre a atualidade das ideias do pernambucano. mais.opovo.com.br/reportagens-es…
As jornalistas @gabrielapcstd e @tosimarcela conversaram com pesquisadores do legado de Paulo Freire; com pessoas que foram alfabetizadas segundo as propostas do educador e também com o filho mais novo dele, Lutgardes Freire. Confira. mais.opovo.com.br/reportagens-es…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
CONHEÇA A HISTÓRIA DOS ÚLTIMOS HABITANTES DO ARRAIAL DE CANUDOS
No raiar de 5 de outubro de 1897 os quatro últimos sobreviventes de Canudos: um homem velho, dois adultos e uma criança. O quarteto foi o que sobrara do arraial criado por Antônio Conselheiro, no sertão da Bahia.
Quando os últimos resistentes foram mortos, estava encerrada a guerra que havia começado no início de 1897, no momento que 100 homens armados investiram contra o povoado. As campanhas chegaram a 5 mil soldados. A ordem era destruir o arraial.
O líder do arraial, Antônio Conselheiro, é um cearense de Quixeramobim, nascido em 1830. Filho de um comerciante, foi professor e advogado prático. A casa de Antônio foi reinaugurada na cidade.
Praticamente todo o Ceará está suscetível à desertificação, degradação do solo provocada pela atividade humana e impulsionada pelas mudanças climáticas. Conheça a verdadeira face da desertificação e entenda como combatê-la.
Pelo menos 94% do Nordeste está vulnerável à desertificação. No Ceará, o fenômeno ameaça praticamente todo o território. Mas você sabe o que é desertificação? O que a provoca e como ela se parece?
A desertificação é um fenômeno de degradação da terra causado pelas atividades humanas (tipo a agropecuária) e pelas variações climáticas. O impacto desses dois fatores é muito forte em lugares áridos ou semiáridos.
EXCLUSIVO: Pane no Porto de Fortaleza: relatos de drogas, sumiço de contêineres e ataque hacker
O caso do sumiço dos 12 contêineres, além das falhas operacionais em protocolos de segurança e logística do Porto de Fortaleza chegaram aos ouvidos da Câmara Federal.
Sumiço de contêineres, tráfico de drogas, ataques hackers e falhas comprometem operações de carga e de segurança. Este seria o cenário do Porto de Fortaleza, segundo denúncia de funcionários e documentos obtidos pelo O POVO.
O porto é administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Governo Federal.
PADRE CÍCERO RECEBE O AVAL DO VATICANO PARA O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO
Ontem, ele foi oficialmente considerado um "servo de Deus". Esta é a primeira etapa até a chance de canonização oficial.
130 anos após ser impedido de exercer suas atividades sacerdotais, padre Cícero Romão Batista, considerado um símbolo da crença popular, iniciou ontem uma nova peregrinação em sua trajetória de fé. Ele recebeu o aval do Vaticano para o início do seu processo de beatificação.
O homem que descobriu a vocação religiosa aos 12 anos de idade e morreu aos 90 anos, em 1934, antes de ter reconhecida a sua reconciliação com a Igreja, passa agora a receber o título de “servo de Deus". Este é considerado o primeiro passo concreto até à canonização oficial.
😴O ESQUECIDO HÁBITO MEDIEVAL DE DORMIR DUAS VEZES NA MESMA NOITE
O hábito, também chamado de sono bifásico, era bastante comum durante o século 17. Ficou curioso? Segue o fio.
Para muitos, acordar no meio da noite e "perder" o sono é um pesadelo. Voltar a deitar-se e descansar pode não ocorrer com facilidade, mas para nossos antepassados, acordar durante a noite e voltar a dormir horas depois, era normal.
Também chamado de sono bifásico, o hábito era bastante comum durante o século 17. Foi o que revelou os estudos de Roger Ekircho, historiador da Universidade Virginia Tech, em 2001.
Caminhos decisórios levaram à derrocada da segregação sul-africana. A Central #DATADOC de Jornalismo de Dados, preparou um fio para você entender a trajetória dos fatos. Confira o fio.
No histórico dia 17 de Março de 1992, 68,7% da população branca sul-africana votava pelo fim do Apartheid, em vigor desde 1948. Veja aqui o gráfico da votação: bit.ly/3JjrhYL
Na época do imperialismo, a África teve suas regiões disputadas pelos países europeus na política exploratória dos seus recursos naturais. A formação da África do Sul passa pelos holandeses e britânicos no século XIX.