Copa Além da Copa Profile picture
Podcast sobre esporte, política, cultura, história e sociedade / Estamos em todos os tocadores e redes sociais / Contato: copaalemdacopa@gmail.com

Sep 3, 2021, 9 tweets

Samia Suluhu Hassan é a 1ª mulher a presidir a Tanzânia.

Por isso, foi duro para as jogadoras de futebol do país ouvirem dela, na semana passada, que elas “não tinham chance de se casarem” porque “pareciam homens”, já que “não têm peito”.

O comentário revoltou tanzanianas.

Suluhu Hassan falou sobre o assunto em evento com a seleção masculina sub-23 do país. Ela reconheceu que as jogadoras “dão orgulho”, mas que “uma vida de casada é um sonho” pra maioria.

Esse foi o jeito de ela defender que o país pague aposentadoria pra atletas femininas.

É preciso contextualizar: ela assumiu após a morte do presidente John Magufuli, governante de tendência autoritária. Curioso é que Magufuli era um grande negacionista da covid-19, e sua morte sob circunstâncias pouco claras levanta até suspeitas de que ele morreu devido ao vírus.

Portanto, quando a vice assumiu o cargo, em março, esperava-se que ela fizesse um governo mais aberto, e principalmente que combatesse a pandemia, o que Magufuli se negava a fazer.

De fato, a vacinação foi acelerada na Tanzânia desde então. Mas o comentário sobre as jogadoras…

“Nós, mulheres africanas, sabemos que nosso corpo têm sido objetificado por muito tempo”, afirmou a ativista tanzaniana Mwanahamisi Singano à DW em entrevista.

“É triste que a presidenta use as palavras dessa forma: se você não tem essas qualidades, não é mulher. Não é bonita.”

Ela disse que, na Tanzânia, há quem ache esse comentário normal, por ser uma sociedade que normalizou olhar para a mulher apenas do ponto de vista do casamento.

Mas que esperava que uma mulher na presidência trabalhasse para mudar isso, já que o governo Magufuli era machista.

O comentário também foi condenado por Catherine Ruge, líder da oposição, que escreveu em suas redes sociais: “todas as mulheres merecem respeito”, além de dizer que o comentário da presidenta era “humilhante” para todas as tanzanianas.

Por fim, vale dizer: se você se interessa por futebol africano e por assuntos que vão bem além das quatro linhas, de longe a melhor fonte em português é o pessoal do Ponta de Lança (@pontalancapdl), que recomendamos bastante.

Aqui no Copa Além da Copa falamos de esporte por outros pontos de vista: política, história e cultura.

Se você gosta do que lê, considere nos ajudar a produzir mais! Cada assinante faz a diferença para que possamos nos dedicar a esses temas.

Acesse apoia.se/copaalemdacopa

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling