7 de setembro marca a data em que o último tigre-da-tasmânia morreu e entrou para pra triste lista de animais completamente extintos.
A história do tigre-da-tasmânia lembra a história da nossa onça-pintada, e ela está caminhando para o mesmo fim. Segue o fio para entender:
O tigre-da-tasmânia vivia em partes da Oceania e foi extinto em definitivo em 7 de setembro de 1936, com último individuo da espécie morrendo completamente solitário.
As causas da extinção são algumas, e infelizmente vemos isso com os nossos olhos aqui no Brasil também:
Uma das principais causas da extinção do tigre foi por que eles eram considerados ameaças a rebanhos (ovelhas, cabras, etc), com isso, os criadores dos rebanhos matavam esse animal, inclusive com recompensas pela morte do animal.
No Brasil, a questão da morte das onças por criadores de rebanhos não é delírio. Mais de 75% das onças que vivem no país estão dentro de terras privadas. Uma rápida pesquisa e vemos o que acontece com muita das onças que vivem perto dos rebanhos.
A falta de habitat e falta de presas para sua alimentação faz com que cada vez mais as onças se aproximem das propriedades atrás de alimento. Em uma fazenda no MT, só em 2020, foram registradas mais de 1800 mortes de bezerros por onças.
Outro motivo para a extinção do tigre-da-tasmânia foi a destruição de seu habitat. O uso do fogo por muita das vezes destruía por completos áreas gigantes onde esses animais viviam. No Brasil, a situação não muda muita coisa. Temos estados do Brasil onde a onça já está extinta.
A falta de habitat está diretamente relacionada para que a onça hoje esteja classificado como Ameaçada de Extinção. Só em 2020, o fogo destruiu mais de 30% do Pantanal, um dos locais onde mais temos a presença do onça.
A introdução de animais exóticos, como o cachorro, foi outro motivo para a extinção do tigre. No Brasil, temos um embate em propriedades rurais entre cachorros x onças, onde muita das vezes a onça acaba morta pelos cachorros, mas que também são mortos por onças.
Listamos as três principais causas da extinção do tigre-da-tasmânia, e infelizmente, são problemas que também afetam a onça-pintada.
O fim caminha para que em algumas décadas, ficaremos só com fotos e vídeos das onças na memória, assim como é com o extinto tigre-da-tasmânia.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.