Direto da América Profile picture
Direto dos EUA. Direto para Brasileiros.

Sep 10, 2021, 18 tweets

ÚLTIMA :: O jornal The New York Times diz que o ataque de drone em que administração Biden disse ter matado terroristas do ISIS na verdade matou um trabalhador humanitário e 10 civis afegãos, incluindo crianças.

— NEW YORK TIMES

Imagens do NYT sugerem que um funcionário de um grupo humanitário dos EUA estava na verdade carregando contêineres de água em um carro para sua casa.

news.yahoo.com/video-shows-la…

NYT: Militares disseram acreditar que o Corolla branco de Zemari Ahmadi, rastreado por drone por oito horas, estava cheio de explosivos. O vídeo da câmera de segurança obtido pelo NYT mostrou que ele carregava recipientes com água para sua casa.

NYT: Ahmadi era funcionário há 14 anos de uma ONG dos EUA que luta contra a desnutrição. Ele ajudou a abrir fábricas de soja, consertar máquinas, transportar seus colegas e distribuir alimentos de seu Corolla aos deslocados afegãos.

NYT: 29 de agosto, de acordo com sua família e colegas, foi um dia normal para Ahmadi. Ele saiu de casa por volta das 9h, pegou 2 colegas e o laptop de seu chefe, parou para tomar o café da manhã e foi para o escritório no bairro de Karte Seh.

NYT: Os EUA estavam em alerta máximo. Três dias antes, um ataque suicida no aeroporto de Cabul matou 13 soldados americanos e mais de 170 afegãos. “Todos os avisos de ameaça estão piscando em vermelho”, disse um alto funcionário.

NYT: Mais ou menos na ocasião em que Ahmadi pegava seus colegas, os militares dos EUA disseram que observaram um sedã branco emergir de um esconderijo do ISIS perto da casa de Ahmadi, 5 km a noroeste do aeroporto.

NYT: Os 5 homens que estavam com Ahmadi disseram ao jornal que o que os EUA interpretaram como movimentos suspeitos representava um dia típico em sua vida. Ele levou seus colegas pela cidade, onde fizeram planos para a distribuição de alimentos.

NYT: Às 14h35, Ahmadi e um colega enchem vários recipientes grandes de plástico com água. A filmagem mostra que Ahmadi os trouxe ao escritório mais cedo naquele dia. Seu irmão nos disse que ele costumava encher os galões no escritório.

NYT: Às 15h38, um colega dirige o carro de Ahmadi para dentro da garagem do escritório. Quase ao mesmo tempo, disseram os militares, a equipe do drone viu o carro de Ahmadi entrar em um "complexo desconhecido" 8 a 12 quilômetros a sudoeste do aeroporto.

NYT: No fim do dia, um funcionário desliga o gerador do escritório e a câmera escurece. Militares disseram que viram homens carregando pacotes no carro. Os colegas de Ahmadi disseram que guardavam bolsas de laptop, que as imagens mostram, no início do dia

NYT: Ahmadi deixa os colegas e entra em sua rua. Seus filhos cercam o carro. A família tem o hábito de permitir que as crianças conduzam o carro até o pátio da casa. De alguma forma, disseram os militares, a equipe de drones não vê nada disso.

NYT: A decisão de atacar não flui pela cadeia de comando típica. Por causa do caos da evacuação do aeroporto de Cabul, o presidente Biden e os militares teriam delegado a autoridade para aprovar ataques aéreos a comandantes de baixo escalão.

NYT: Um drone MQ-9 Reaper dispara um míssil Hellfire de 20 libras contra o carro. Os militares afirmam que o ataque provoca grandes explosões secundárias, sugerindo a presença de uma quantidade significativa de explosivos.

NYT: “Reunimos fotos e vídeos da cena. Compartilhamos essa evidência com três especialistas. Todos os três concordaram que o dano foi consistente com um único ataque Hellfire, e não grandes explosões secundárias”, diz o jornal.

NYT: A reportagem conclui que os EUA atingiram um carro estacionado dentro de uma casa em Cabul sem saber quem era o motorista, o que ele fazia para viver ou onde morava. Temendo ataque, eles interpretaram um dia comum em sua vida como o comportamento de um terrorista.

NYT: Quatro dias antes de Ahmadi ser morto, seu empregador havia solicitado que sua família recebesse visto de refugiado nos EUA. Buscando proteção nos EUA, eles se tornaram algumas das últimas vítimas da guerra mais longa da América.

A matéria completa:

nytimes.com/video/world/as…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling