Joana Fraga Profile picture
Ilustradora • Falo sobre Arte e coisas que me interessam~ Ela/Dela • Contato: joanafraga@yahoo.com.br • LOJA ABERTA!

Sep 11, 2021, 21 tweets

A arte erótica (e os grafites) dos bordeis de Pompeia e Herculaneum - a thread

ATENÇÃO/TW: todas as imagens da thread tem conteúdo sexual e serão censuradas pelo fato de ter criança demais nesse site. Porém, o conteúdo em texto ainda será explícito (descrição dos grafites), e TW também para estupro. Eu vou colocar a tag [TW] antes caso não queira ler!

Uma breve contextualização: Pompeia é uma antiga cidade do Império Romano, que foi soterrada em pouco mais de 48h por conta de uma violenta erupção do vulcão Vesúvio. Por conta da natureza da tragédia, uma boa parte da cidade foi "conservada" embaixo da lava endurecida, +

+ o que nos deu um vislumbre muito mais palpável da vida e cultura daquela época, bem como registros assustadores os momentos finais da vida da população da cidade. Além disso, diversas pessoas de arte como pinturas e afrescos também sobreviveram ao tempo.

Pompeia era uma cidade rica, cosmopolita e muito populosa. O comércio era forte e variado e os bordeis não fugiam disso. Prostituição era legalizado no Império Romano e era considerada uma atividade econômica como outra qualquer.

Popularmente acredita-se que existiam pelo menos 25 bordeis em Pompeia, apesar desse número ser questionado por alguns estudos. Essa teoria é levantada pelo fato de que a cidade tá LOTADA de esculturas e entalhes fálicos. Muitos acham que esses entalhes serviam como "setas" que +

+direcionavam homens para os bordeis, mas essa teoria não é unânime. Mary Beard, pesquisadora da Roma Antiga, acredita que as pirocas eram mais um reflexo da naturalização da arte erótica e falocentrismo galopante da sociedade romana. Roma Antiga era uma grande quinta série.

Outros tipos de grafite do gênero também podem ser encontrados de forma menos "óbvia", possivelmente desenhadas por pessoas comuns, vivendo seu dia a dia, riscando pirocas na parede

Quantidade de bordeis a parte, existem algumas construções que DEFINITIVAMENTE eram bordeis. Lupanar é uma das mais famosas pelo fato de estar praticamente intacta, e muito da arte que decorava o interior também: afrescos representando posições sexuais nas paredes intactos!

Acredita-se que os afrescos tinham o objetivo de deixar o cliente na "vontade", além de oferecer dicas para os homens que não tinham experiência. Outras teorias apontam que os afrescos podiam ser um "menu" das opções de prostitutas do local.

Além dos afrescos, é possível encontrar entalhados nas paredes diversas mensagens de clientes e prostitutas, falando sobre as proezas sexuais vividas ali. Coisas como (eu NÃO ESTOU BRINCANDO):
"Felix, você fode bem (CIL IV 2176)"
"Arphocras transou aqui com Drauca (CIL IV 2193)"

"No dia 15 de Junho, Hermeros transou aqui com Phileterus e Caphistus"
"Gaius Valerius Venustus, soldado da 1ª corte pretoriana, no século de Rufus, comedor de mulheres"
"Vibius Restitutus dormiu aqui sozinho com saudades de sua querida Urbana"

Para além das paredes dos bordeis, em diversas outras partes das ruínas de Pompeia dá pra ler grafites com teor sexual, ou simplesmente coisas relatando o dia a dia das pessoas, como placar de jogos e lutas, política ou coisas relacionadas a defecar em espaços públicos (??)

Alguns exemplos mais engraçados:
"Chorem, mulheres! Meu pênis desistiu de vocês. Agora ele penetra traseiros de homens! Adeus feminilidade!"
"Amplicatus, eu sei que o Icarus está te f*dendo. Salvius escreveu isso"
"Teophilus, pare de fazer oral em mulheres pelos muros da cidade"

"Ó paredes, vocês tem que aguentar tantos grafites ruins que eu não sei como ainda não caíram"
"Secundus defecou aqui"
"Se você quer defecar aqui, vai ter que pagar!"

Os grafites em geral são muito engraçados e acho que dão uma visão muito mais real de como funcionava a sociedade em pompeia. Eu vou deixar alguns links no final da thread para vocês verem mais!

Importante: apesar da prostituição ter sido legalizada no antigo império romano, isso não significa que a vida das mulheres prostitutas era boa. A maioria delas eram escravizadas e traficadas por cafetões, e há registros históricos dos horrores e abusos que sofriam todos os dias.

A prostitutas eram forçadas a "vender amor" para os clientes, que recebiam não apenas os serviços sexuais, mas também carinho e atenção. Os entalhes feitos por prostitutas elogiando seus "clientes" faziam parte dessa performance.

Espero que tenha gostado da thread!!
Me sigam no instagram e acompanhem o Discord:
instagram.com/joanacchi

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling