Joana Fraga Profile picture
Sep 11, 2021 21 tweets 11 min read Read on X
A arte erótica (e os grafites) dos bordeis de Pompeia e Herculaneum - a thread
ATENÇÃO/TW: todas as imagens da thread tem conteúdo sexual e serão censuradas pelo fato de ter criança demais nesse site. Porém, o conteúdo em texto ainda será explícito (descrição dos grafites), e TW também para estupro. Eu vou colocar a tag [TW] antes caso não queira ler!
Uma breve contextualização: Pompeia é uma antiga cidade do Império Romano, que foi soterrada em pouco mais de 48h por conta de uma violenta erupção do vulcão Vesúvio. Por conta da natureza da tragédia, uma boa parte da cidade foi "conservada" embaixo da lava endurecida, +
+ o que nos deu um vislumbre muito mais palpável da vida e cultura daquela época, bem como registros assustadores os momentos finais da vida da população da cidade. Além disso, diversas pessoas de arte como pinturas e afrescos também sobreviveram ao tempo.
Pompeia era uma cidade rica, cosmopolita e muito populosa. O comércio era forte e variado e os bordeis não fugiam disso. Prostituição era legalizado no Império Romano e era considerada uma atividade econômica como outra qualquer.
Popularmente acredita-se que existiam pelo menos 25 bordeis em Pompeia, apesar desse número ser questionado por alguns estudos. Essa teoria é levantada pelo fato de que a cidade tá LOTADA de esculturas e entalhes fálicos. Muitos acham que esses entalhes serviam como "setas" que +
+direcionavam homens para os bordeis, mas essa teoria não é unânime. Mary Beard, pesquisadora da Roma Antiga, acredita que as pirocas eram mais um reflexo da naturalização da arte erótica e falocentrismo galopante da sociedade romana. Roma Antiga era uma grande quinta série.
Outros tipos de grafite do gênero também podem ser encontrados de forma menos "óbvia", possivelmente desenhadas por pessoas comuns, vivendo seu dia a dia, riscando pirocas na parede
Quantidade de bordeis a parte, existem algumas construções que DEFINITIVAMENTE eram bordeis. Lupanar é uma das mais famosas pelo fato de estar praticamente intacta, e muito da arte que decorava o interior também: afrescos representando posições sexuais nas paredes intactos!
Acredita-se que os afrescos tinham o objetivo de deixar o cliente na "vontade", além de oferecer dicas para os homens que não tinham experiência. Outras teorias apontam que os afrescos podiam ser um "menu" das opções de prostitutas do local.
Além dos afrescos, é possível encontrar entalhados nas paredes diversas mensagens de clientes e prostitutas, falando sobre as proezas sexuais vividas ali. Coisas como (eu NÃO ESTOU BRINCANDO):
"Felix, você fode bem (CIL IV 2176)"
"Arphocras transou aqui com Drauca (CIL IV 2193)"
"No dia 15 de Junho, Hermeros transou aqui com Phileterus e Caphistus"
"Gaius Valerius Venustus, soldado da 1ª corte pretoriana, no século de Rufus, comedor de mulheres"
"Vibius Restitutus dormiu aqui sozinho com saudades de sua querida Urbana"
Para além das paredes dos bordeis, em diversas outras partes das ruínas de Pompeia dá pra ler grafites com teor sexual, ou simplesmente coisas relatando o dia a dia das pessoas, como placar de jogos e lutas, política ou coisas relacionadas a defecar em espaços públicos (??)
Alguns exemplos mais engraçados:
"Chorem, mulheres! Meu pênis desistiu de vocês. Agora ele penetra traseiros de homens! Adeus feminilidade!"
"Amplicatus, eu sei que o Icarus está te f*dendo. Salvius escreveu isso"
"Teophilus, pare de fazer oral em mulheres pelos muros da cidade"
"Ó paredes, vocês tem que aguentar tantos grafites ruins que eu não sei como ainda não caíram"
"Secundus defecou aqui"
"Se você quer defecar aqui, vai ter que pagar!"
Os grafites em geral são muito engraçados e acho que dão uma visão muito mais real de como funcionava a sociedade em pompeia. Eu vou deixar alguns links no final da thread para vocês verem mais!
Importante: apesar da prostituição ter sido legalizada no antigo império romano, isso não significa que a vida das mulheres prostitutas era boa. A maioria delas eram escravizadas e traficadas por cafetões, e há registros históricos dos horrores e abusos que sofriam todos os dias.
A prostitutas eram forçadas a "vender amor" para os clientes, que recebiam não apenas os serviços sexuais, mas também carinho e atenção. Os entalhes feitos por prostitutas elogiando seus "clientes" faziam parte dessa performance.
Espero que tenha gostado da thread!!
Me sigam no instagram e acompanhem o Discord:
instagram.com/joanacchi

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Joana Fraga

Joana Fraga Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jojo_fraga

Mar 9
Eu tinha 30 anos quando descobri que existe um poeta romano chamado Gaius Valerius Catullus, que escreveu o que é considerado O POEMA MAIS OBSCENO JÁ ESCRITO EM LATIM. A coisa é tão séria que esse poema só foi traduzido oficialmente na sua integridade no SÉCULO 20 🤡👇Vem ver Image
Pelo que entendi, esse poeta tinha um namorado, um tal de Juventius, que traiu ele com um outro poeta chamado Marcus Furius Bibaculus. Esse Marcus, junto com um outro cara chamado Aurelius, criticaram os poemas do Gaius dizendo que eram "leves demais". Gaius ficou puto, + Image
+ não sei mais se pela crítica ou pela traição, e resolveu lançar esse poema que é catalogado como CATTULUS 16. Eis o poema traduzido em português 👁️👁️ O cara lançou o equivalente a "vou comer teu c& com farinha" antes de cristo sabe, uma lenda Image
Read 6 tweets
Feb 15
O triplex artístico de hoje: Eu tive que descobrir através de um meme que Goya nunca nomeou essa pintura "Saturno Devorando seus Filhos"

Esse foi um nome dado depois

Goya pintou isso na sala de jantar dele , morreu e NÃO DEIXOU NENHUM CONTEXTO........ 🤡 Image
Image
Só consigo pensar no cara que deve ter dado o nome

"Que nome eu posso dar pra isso aqui que me deixe dormir a noite" kkkkkkkk
Read 6 tweets
Dec 22, 2023
Esse é "O Homem Chinês", um busto esculpido pelo francês Jean Baptiste Carpeaux, em 1872! E existe uma história bastante bizarra relacionado a ele, que foi apontado pela minha colega Teri Hu, em um grupo sobre descolonização:
Image
Image
Pelo que pude pesquisar, Carpeaux fez esse busto a partir de um modelo vivo! A escultura foi posteriormente usada como molde para um de seus trabalhos maiores, a "Fonte das Quatro Partes do Mundo", feita em colaboração com outro escultor, Eugene Legrain Image
A escultura tem quatro mulheres, que representam 4 partes do mundo. Inicialmente a escultura que representava a Ásia deveria ser um homem, mas por razões de "equilíbrio e harmonia" foi alterado para um corpo feminino. E é aí que mora a bizarrice:
Image
Image
Read 9 tweets
Jun 6, 2023
JUDY NO APOCALIPSE - CAPÍTULOS 1 e 2

Página 0 Image
Página 1 ImageImage
Página 2 ImageImage
Read 34 tweets
Jun 5, 2023
Judy no Apocalipse! Um trio de imagens
(1/3) Image
(2/3) Image
(3/3) Image
Read 5 tweets
May 8, 2023
(4/7) ImageImage
(5/7) Image
(6/7) Image
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(